20 março 2020

Rafael Leão surpreso com a decisão do TAD. “Ele pode nem ganhar 16M€ ao longo de toda a carreira”; Sporting pondera acabar com o Voleibol; O médio que deverá regressar ao Benfica; UEFA estica “fair-play”. A situação do FC Porto

A UEFA estendeu o prazo de 31 de março em mais um mês para que os clubes que participam ou se tenham candidatado a participar nas competições europeias provem que não têm dívidas pendentes de impostos ou de taxas das transferências e que cumprem todas as regras obrigatórias. Este mecanismo de fair-play financeiro ganha, para já, um mês extra, de forma a que os clubes se possam reorganizar e tenham tempo e meios suficientes para fazer face às quebras acentuadas que se preveem nas receitas, entre as perdas de bilheteira, direitos televisivos, patrocínios e até outros ganhos indiretos.
Mas há questões maiores e prazos mais alargados que os clubes também poderão ter dificuldades em cumprir. E esta determinação do organismo que tutela o futebol europeu abre portas para se pensar em mais adiamentos futuros. O FC Porto está em regime de fairplay financeiro e preparava-se para, a 30 de junho, fechar contas e poder sair da supervisão da UEFA, ao cabo de três anos com alguns constrangimentos. Nesta altura abrem-se uma série de dúvidas para as quais não há respostas. Tudo depende, em primeira instância, dos calendários competitivos.
Se a pandemia de Covid-19 deixar de ensombrar a Europa e os campeonatos puderem regressar em junho, então a UEFA deve mesmo avançar para o adiamento do fecho de contas. E isto porque seria impossível a vários clubes, como o FC Porto, usarem esse período para a transferência de alguns dos seusativos. Em 2017, por exemplo, os dragões venderam André Silva ao AC Milan até 30 de junho e Rúben Neves ao Wolverhampton logo a seguir para cumprirem as suas obrigações. Se agora estiverem a disputar o título, naturalmente não o poderão fazer.
Mas as questões vão muito além desta hipótese e serão discutidas pela UEFA provavelmente quando houver mais definições a propósito dos calendários. Porque até há a possibilidade de o campeonato voltar mais cedo (difícil) ou de de as provas nunca se chegarem a concluir. E daí podem decorrer prejuízos financeiros mais graves para os clubes. A sensibilidade da UEFA será determinante nesta matéria. A decisão revelada ontem, sobre este ponto de controlo intermédio, que para o FC Porto não representaria qualquer problema, indicia que outros prazos podem, então, ser revistos. 
Nesta matéria, a SAD portista acredita que é prematuro tecer qualquer consideração, tendo em conta que o Covid19 trouxe mais dúvidas do que certezas. O assunto tem sido debatido um pouco por toda a Europa. Em Itália, por exemplo, há quem duvide da forma como a Série A se pode levantar após tamanha crise e a Imprensa acredita em mecanismos fortes de apoio por parte do organismo liderado pelo esloveno (e vizinho) Aleksander Ceferin. Em Inglaterra, o assunto também foi ontem debatido, até porque recentemente o Manchester City foi vítima desse controlo e pode ficar impedido de disputar as competições europeias durante dois anos.
De uma forma ou outra, com ou sem adiamento do prazo, o FC Porto sabe que tem de vender acima dos 100 milhões de euros. Mas está relativamente tranquilo, como Fernando Gomes chegou a anunciar. Há vários ativos de valor no plantel, com Alex Telles à cabeça, pelos desempenhos extraordinários nos últimos meses. Mas também há jovens da formação que têm sido assediados à boleia das boas prestações, essencialmente em 2018/19, época em que os Sub-19 conquistaram a Youth League. E, acima de tudo, porque a SAD transita com uma almofada financeira de 22 milhões de euros, conseguida por ter superado largamente o resultado financeiro obrigatório em 2018/19.
No primeiro semestre de 2019/20, o prejuízo foi de quase 52 milhões de euros, muito inflacionado pelo investimento feito na equipa principal, depois das saídas de Felipe, Militão, Herrera ou Brahimi. O segundo semestre será muito melhor e obrigatoriamente positivo. Além de Telles, há jogadores como Soares, Marega ou Danilo que têm sido associados a vários clubes ao longo dos últimos meses.

Sporting pondera acabar com o Voleibol. A notícia de que a Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) manteve a suspensão dos campeonatos nacionais até dia 31 de agosto, devido ao coronavírus, caiu mal em Alvalade, ao ponto de o histórico emblema admitir não participar na próxima temporada de voleibol masculino. De acordo com fonte leonina contactada pelo jornal Record, o facto de a FPV ter decidido esta medida drástica sem consultar as equipas, e neste caso o Sporting, provocou insatisfação no clube, que se sente “desrespeitado”. “Para nós foi uma decisão completamente precipitada. Nós não sabemos o que vai acontecer, todas as federações estão a aguardar para perceber se as coisas melhoram, e a FPV decide empurrar o campeonato para setembro. Ou seja, na próxima época desportiva jogam-se duas competições. Na nossa perspetiva não faz sentido nenhum. Fazemos um grande investimento e equacionamos seriamente a nossa continuidade no voleibol masculino perante tudo isto”, referiu fonte verde e branca.
“Esta situação cria vários problemas, porque temos jogadores com contratos, com casas. Vamos colocar o cenário de que na última semana de abril há condições de recomeçar os campeonatos. O de voleibol já não pode recomeçar, porque já mandaram toda a gente embora”, critica a fonte: “Todas as federações estão a tentar perceber se acabam os campeonatos. A solução mais sensata seria a FPV perguntar aos clubes o que acham. E aí, a nossa proposta seria para aguardar. O regulamento da modalidade diz que as competições têm de terminar até 15 de maio e haveria formas de encurtar o calendário, como diminuir os jogos do playoff.”
A nível internacional, o Sporting está nas ‘meias’ da Challenge: “As provas europeias podem recomeçar a meio de maio, mas aí já não temos jogadores, porque a FPV acabou com a nossa época e os jogadores já foram embora”, concluiu a fonte leonina.

O Benfica está a analisar o regresso de Krovinovic em 2020/21. Segundo o Record, a estrutura encarnada debateu o tema internamente e o cenário aponta, à partida, para a integração do croata no plantel da próxima época. O médio, de 24 anos, foi emprestado ao West Bromwich Albion, sem cláusula de opção de compra, mas o clube pretende-o em definitivo. Ora, Krovinovic encontra-se bastante satisfeito em Inglaterra e a possibilidade de alinhar na Premier League – caso o West Brom consiga subir de divisão – é sedutora, mas a verdade é que tem contrato com o clube da Luz até 2022 e, perante a vontade da estrutura em avaliá-lo, poderá voltar ao Benfica para ter uma nova oportunidade. O processo será ultimado tendo em conta todas estas condicionantes, sem esquecer que a vontade de Krovi será sempre uma variável muito importante na equação. Certo é que o jogador croata, contratado ao Rio Ave em 2017/18 por 3,5 milhões de euros, foi sempre acompanhado pelos encarnados e a sua performance em Inglaterra – soma 34 jogos e dois golos marcados – acabou por ser do agrado de Bruno Lage e restante equipa técnica, que agora equacionam ver o jogador com mais pormenor durante a pré-época. Se agradar – e não chegar à SAD uma proposta que satisfaça as exigências – muito dificilmente o médio não terá uma nova hipótese de mostrar o seu futebol a Lage, com quem teve poucos minutos de jogo a temporada passada.
Com se sabe, Krovinovic é um jogador que pode atuar em várias posições do meio-campo, mas no atual esquema do Benfica, ou seja, o 4x4x2, seria solução na posição 8, onde foram utilizados com mais insistência Gabriel, Taarabt e até Samaris A equipa técnica ficaria assim com mais uma solução para essa zona do terreno e, por outro lado, a SAD não seria obrigada a realizar qualquer esforço parar reforçar uma zona que, efetivamente, se encontra carenciada, ainda para mais agora que o brasileiro tem um problema ocular e ainda se encontra a recuperar.
Até ao início de 2020/21, e uma vez que as provas em Portugal – e um pouco por todo o Mundo – estão suspensas, Bruno Lage e a equipa técnica vão aproveitar para analisar o rendimento dos jogadores cedidos, mas não só. Há algum tempo que a próxima época está a ser pensada e daqui em diante podem ser tomadas outras decisões.

Rafael Leão surpreso com a decisão do TAD. A decisão do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) em condenar Rafael Leão a indemnizar o Sporting em 16,5 milhões de euros deixou-o surpreendido e... bastante preocupado. O acórdão está a ser agora estudado pela defesa que, após a análise, deverá requerer a anulação do mesmo pois os tribunais arbitrais não admitem recursos, só anulações por motivos formais. Contactado pelo Record, o advogado do agora jogador do Milan, Fernando Veiga Gomes, partilhou a sua surpresa pela decisão tomada pelo painel de árbitros do TAD, formado por José Ferreira, José Ricardo Gonçalves e Nuno Albuquerque. “Ficou provado que houve assédio moral – o Sporting até foi condenado a pagar 40 mil euros – e também violação do direito à segurança, mas depois decidiram que o comportamento do jogador fez pensar que seria possível manter uma relação laboral”, assinala o advogado, que refuta de forma liminar esta possibilidade: “O que aconteceu é que o Sporting é que foi ter com o jogador, nunca o contrário.” O causídico ainda estranha o valor da indemnização, não conseguindo entender como é que o perito da TAD chegou a este valor. “Baixou o valor da cláusula do Rafael, que estava nos 45 milhões de euros, para os 16,5 milhões, mas este valor não se justifica. Ele ganhava cinco mil euros por mês. Normalmente a indemnização é calculada por valores entre os 2% ou 3% da cláusula e, no máximo, poderia chegar aos 3 milhões. Ele pode nem ganhar 16 milhões de euros ao longo de toda a carreira”, alega Fernando Veiga Gomes, que está a rever cautelosamente o documento antes de dar o próximo passo.
Segundo o diário, o atacante, de 20 anos, está muito apreensivo com a decisão, e não coloca de parte a hipótese de tentar chegar a um acordo com a SAD leonina. Representado pelo empresário Jorge Mendes, o internacional sub-21 português está agora a analisar todos os cenários que tem à sua disposição pois não tem meios para pagar a indemnização imposta de TAD por ter rescindo sem justa causa. “É uma boa notícia mas também não vou esconder que tínhamos pedido a cláusula de rescisão”, disse ao jornal o vice-presidente dos leões, Francisco Salgado Zenha.

6 comentários:

  1. O facto de o FC Porto não ter entrado na Champions teve influência óbvia nas contas apresentadas recentemente [ndr: o primeiro semestre fechou com um prejuízo de 51,8 milhões de euros], mas a razão é bem mais profunda. Nessa conformidade, o clube está obrigado a realizar vendas avultadas», perspetiva Angelino Ferreira, igualmente conhecedor da obrigatoriedade de os portistas terem que garantir 100 milhões de euros ou mais em mais valias com a venda de passes de jogadores.

    «Mas crucial mesmo será o FC Porto sagrar-se campeão nacional, pois isso ajudaria os cofres da SAD sobremaneira, com a entrada de uma receita garantida na ordem dos 60 milhões de euros», sustenta.
    ..:”” O FONTANELAS PENSA O MESMO

    ResponderEliminar
  2. paga e nao bufa! que peça dinheiro a quem o levou a rescindir burro do cralho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes lagartos são loucos.
      Paga como se não tiver o dinheiro para pagar, nem ganhar aquela verba até ao fim da vida?...
      Razão tinha aquele treinador que se recusou a ir para o Sporting, porque não treinava um clube de malucos.

      Eliminar
    2. Rafael Leão ganhava 5 mil euros/mês, o que dá 70 mil/ano, considerando as férias e o Natal.
      Mesmo que considerássemos que ganhou esse ordenado desde que nasceu, teria ganho 1,4 milhões de euros, sem contar com despesas de qualquer tipo.

      Acha agora o TAD que o jogador tem capacidade para pagar 16,5 milhões de indemnização?
      O Rafael Leão vai de ter trabalhar até ao fim de vida como escravo e não vai conseguir pagar ao Sporting...

      Eliminar
    3. Paga e nao bufa! ahahahahahah
      si fudeuo cafaigesti viado

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...