12 março 2020

Bruno de Carvalho quer voltar a sócio via AG; Panathinaikos de olho em médio do Benfica; 'Rei dos frangos' comprou ações da SAD do Benfica através de duas empresas

O empresário José António dos Santos adquiriu 2,7% das ações da Benfica SAD através de duas empresas, esclareceu esta quarta-feira a sociedade encarnada, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
José António dos Santos, que detinha 13,62% das ações da SAD encarnada, reforçou o estatuto de maior acionista individual ao comprar ações, no passado dia 04 de março, através das empresas Valouro (1,9565%), da qual detém 23,335% do capital social, e Avibom (0,7485%), que tem a Valouro como única acionista.
Em 6 de março, a SAD do Benfica deu conta da venda de todas as ações da Olivedesportos, que deixou de ter uma participação qualificada na sociedade.
A Olivedesportos era dona de uma posição de 2,66% no capital da Benfica SAD, entidade sobre a qual o Benfica SGPS lançou uma oferta pública de aquisição (OPA) no final do ano passado.
A oferta, ao preço de cinco euros por ação, que incide sobre 28% do capital da SAD e foi lançada em 18 de novembro, implica um investimento na ordem dos 32 milhões de euros e, caso seja bem sucedida, pode reforçar a posição da Benfica SGPS para até 95% do capital da entidade que está cotada na bolsa de Lisboa.
O capital da Benfica SAD é composto por 23 milhões de ações, sendo 9,2 milhões de categoria A e 13,8 milhões de categoria B, e é sobre estas últimas que a OPA incide.
De acordo com o anúncio preliminar enviado ao mercado, a SLB SGPS detém 9,2 milhões ações de categoria A, correspondentes a 40% do capital social da SAD do Benfica, sendo ainda titular de 5,4 milhões de ações da categoria B, representativas de 23,6496% do capital da sociedade.

Bruno de Carvalho quer voltar a sócio via AG. À margem do julgamento do ataque à Academia, Bruno de Carvalho anunciou na semana passada que pretende ser readmitido como sócio do Sporting e que será de novo candidato à presidência. O ex-líder foi destituído do cargo em junho de 2018 e expulso do clube em julho de 2019 por infrações disciplinares como a criação de órgãos não estatutários ou a tentativa de congelamento de contas bancárias. Como lembra Rui Morgado em declarações ao Record , BdC “não foi expulso por causa de Alcochete”, nem podia pois “só à Justiça compete aplicar a lei”. “Só se houvesse uma sentença transitada em julgado”, esclarece o antigo secretário da Mesa da AG. Ainda assim, conhecido ontem o pedido de absolvição do Ministério Público, e ainda à espera da sentença propriamente dita, o advogado de BdC renovou um apelo a... Rogério Alves. “Bruno de Carvalho quer ser reinstituído na qualidade de sócio, nunca devia ter deixado de o ser. Está na hora de acabar com o circo que montaram e tomar a decisão que o presidente da Mesa da Assembleia Geral pode tomar”, disse Miguel Fonseca.
A pretensão do ex-presidente em ser readmitido como associado, de acordo com o artigo 30º dos estatutos do Sporting, terá sempre de passar por uma assembleia geral “expressamente convocada para o efeito”, onde terá de obter uma “maioria de dois terços dos votos expressos”, e não dos votantes. Quanto a uma eventual recandidatura, no caso ao Conselho Diretivo, os estatutos determinam que esse direito “pertence exclusivamente aos sócios efetivos [...] e que nos últimos cinco anos anteriores à data da eleição, pelo menos, tenham pago ininterruptamente as quotas de valor máximo do escalão de base”. Ora, tendo sido expulso, Bruno teria de esperar cinco anos para poder concorrer. Os estatutos preveem o pagamento de quotas em atraso para sócios readmitidos, no número 5 do artigo 30º, “salvo deliberação do Conselho Diretivo em sentido inverso”. Ou seja, “o Conselho Diretivo tem poder de veto”, confirma Rui Morgado.

Panathinaikos de olho em médio do Benfica. Os gregos do Panathinaikos estão interessados nos serviços de Ilija Vukotic já para a próxima temporada. O médio montenegrino, de 21 anos, chegou ao Benfica em 2017, após uma passagem-relâmpago pelo V. Setúbal. Em 2019/20, cumpriu 21 encontros oficiais pela equipa B de Renato Paiva.

3 comentários:

  1. Por favor deixem o Bruno voltar a ser presidente do Sporting!
    Ele precisa de acabar a obra que começou...
    Meteu o Sporting no caixão, agora precisa de enterrá-lo de vez.

    Força Bruno, estamos contigo!...

    ResponderEliminar
  2. deves ser lampião e já estás borradinho so de pensar que podia acontecer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Borradíssimo. Tão borrado que nem imaginas?...
      Da ultima vez foram SÓ 4 campeonatos seguidos... nos 4 anos de Bruno a presidente.
      Sem falar das outras competições, que foram tb açambarcadas pelo Benfica.

      Estou borradíssimo, com o regresso do Badocha.

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...