06 março 2020

Benfica pode avançar por médio do Famalicão; Central de renome na agenda leonina. Mathieu deve terminar a carreira. Saída de Coates em cima da mesa. Forte aposta em Eduardo Quaresma; FC Porto deixa Corona fora do mercado

No que depender da administração liderada por Pinto da Costa, que, recorde-se, vai a votos em abril no âmbito do clube, Tecatito Corona vai passar um verão tranquilo no que ao mercado de transferências diz respeito. Não obstante a assumida necessidade de realizar avultados encaixes financeiros através da transição de passes, o mexicano está incluído, segundo as informações recolhidas pelo jornal Record, no plano da SAD de preservação de parte da base da equipa. Aos 27 anos, o extremo, que também tem brilhado como defesa-direito, atingiu o pico da sua valorização económica, porém o objetivo é mantê-lo fora do intenso carrossel que promete ser a janela de verão do mercado.
Com um contributo ímpar para o rendimento da equipa na presente temporada quando em comparação com qualquer uma das quatro campanhas anteriores, Corona promete agitar as águas no defeso – ver mais informação na peça de apoio. No entanto, o seu atual estatuto de figura de proa na equipa é visto como um fator importante, tendo em conta a desejada continuidade (possível) do núcleo duro do grupo de trabalho.
Sem surpresa, nomes sonantes do onze de Sérgio Conceição terão de deixar a Invicta no verão. Por duas razões distintas, Corona é um ativo ‘defensável’ por parte da SAD. Em primeiro lugar porque o seu vínculo contratual prolonga-se, por agora, até junho de 2022, o que confere à SAD pelo menos uma época para gerir o momento da transferência do jogador mantendo nesse período o desejado rendimento desportivo – nomes como Alex Telles. Num segundo plano, uma eventual venda de Corona no próximo defeso permitirá o encaixe de uma mais-valia reduzida na medida em que a SAD detém neste momento 66,5 por cento dos seus direitos económicos. Naturalmente esta fatia só se alterará no futuro assim os dragões adquiram mais direitos económicos sobre o jogador.
É perante este plano interno da SAD que os eventuais interessados poderão tentar contratar o mexicano. Para já e face ao cenário, o valor a ter como referência é mesmo o da sua cláusula de rescisão, que se cifra nos 50 milhões de euros.

Central de renome na agenda leonina. O Sporting versão 2020/21 já está em marcha e de acordo com o jornal Record, foram definidas várias prioridades na necessária restruturação do plantel verde e branco. Desde logo, e até levando em consideração o sistema tático preferencialmente utilizado por Rúben Amorim (3x4x3), Frederico Varandas e Hugo Viana encaram a contratação de um central como absolutamente fundamental. Além do mais, o muito provável fim de carreira de Mathieu – ainda não há nada definido entre as partes, mas o francês já mostrou vontade de pendurar as botas no final da temporada –, faz com que este dossiê ganhe especial urgência.
Segundo o diário, o Sporting tem vários nomes em cima da mesa – todos na linha de sucessão do internacional francês – e está a jogar em vários tabuleiros: há um alvo prioritário, que até já estará a ser negociado nesta altura, mas a SAD leonina tem várias alternativas para o caso de as negociações não ficarem concluídas. Este é um processo muito delicado, que se encontra restringido à cúpula diretiva e que está a ser gerido com pinças. O objetivo é fechar o mais rapidamente este reforço, de forma a evitar leilões no verão ou até que outros clubes de maior capacidade financeira ‘roubem’ a truta que o Sporting quer contratar para o eixo da defesa.
Uma coisa é certa: os leões estão a tentar garantir um central de topo, que chegue ao clube e que se afirme, sem dificuldades, como um dos principais elementos do sistema defensivo. No fundo... um novo Mathieu.

Saída de Coates em cima da mesa. Capitão de equipa e um dos jogadores com mais mercado do atual plantel leonino, Seba Coates poderá deixar Alvalade no final desta temporada. A SAD leonina está disposta a negociar o internacional uruguaio, de 29 anos, mas só o venderá pelo considerado certo: sempre acima dos 8 milhões de euros. Recorde-se que nas últimas janelas de mercado, o defesa recebeu propostas financeiramente vantajosas – nomeadamente da Rússia –, mas o objetivo do camisola 4 passa por rumar a um campeonato de maior visibilidade. Segundo o jornal, o Valencia continua atento à situação de Coates e, dependendo das condições, pode fazer uma oferta no verão.

Forte aposta em Eduardo Quaresma. O objetivo do Sporting para a próxima temporada é contratar jogadores experientes, de nível competitivo alto, misturando-os com jovens valores da formação leonina. Eduardo Quaresma insere-se na perfeição em todo este contexto e, escreve o Record, o nome do central de 18 anos até foi um dos mais falados entre Varandas, Viana e Amorim. A trabalhar com o plantel principal desde praticamente o arranque da temporada, Quaresma é considerado um dos talentos emergentes do Sporting, estando por isso reservado a um papel de destaque no leão 2020/21. Aliás, não será de descartar que, num sistema com três centrais, o nome do camisola 72 ganhe especial preponderância. Aliás, em Braga, Rúben Amorim não teve dúvidas em lançar David Carmo, também ele com 18 anos...

O nome de Gustavo Assunção está na lista de potenciais reforços do Benfica para a próxima temporada. O médio de 19 anos tem impressionado ao serviço do Famalicão, equipa pela qual assinou por cinco temporadas depois de deixar o Atlético de Madrid, e no próximo verão poderá dar o salto para a Luz.
A informação está a ser avançada pelo jornal A Bola, que refere que o interesse das águias no médio luso-brasileiro não é novo.
Aquando ainda estava na formação do emblema espanhol, o Benfica já tinha sinalizado o filho do ex-FC Porto Paulo Assunção, mas as boas exibições ao serviço da equipa famalicense, esta temporada, podem motivar os primeiros contactos entre as partes.
As boas relações entre os clubes e o facto de Gustavo Assunção ser representado por Jorge Mendes podem tornar o negócio menos complexo, mas a cedência definitiva de Diogo Gonçalves, que se encontra emprestado aos famalicenses, não deve entrar nesta equação.
Refira-se que Gustavo Assunção é uma das unidades em maior destaque na equipa de João Pedro Sousa e esta temporada já acumula um registo de 28 jogos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...