Os clubes portugueses estão a oferecer mais oportunidades aos produtos da própria formação. No FC Porto, isso é algo que vinha a perder-se, mas esta época a aposta nos jogadores oriundos das escolas do Olival está a ser mais evidente. Todavia, comparando com o Sporting, por estarmos na antecâmara do clássico de Alvalade, percebe-se que os leões continuam ligeiramente por cima dos dragões, no que diz respeito à utilização dos elementos da cantera.
No caso leonino não são apostas de um homem só, uma vez que a equipa já teve, esta época, três treinadores. Ainda assim, são oito os futebolistas com pelo menos um ano de formação em Alcochete, que já foram a jogo na equipa principal. No que concerne aos dragões, são sete os jogadores oriundos do Olival a quem Sérgio Conceição já deu minutos de jogo nas diversas competições oficiais da presente temporada.
O equilíbrio entre os rivais no que a este dado diz respeito é evidente e ainda mais fica se tivermos em conta que, do lote de jogadores leoninos em análise, há um que, depois de ter sido totalista nos cinco primeiros jogos da época, foi vendido ao Valência, por 12 milhões de euros. Ainda no que toca aos leões, o número de formados do clube a atuar, esta época, na equipa principal poderia ser muito maior, mas o ataque a Alcochete acelerou a saída de vários desses jogadores.
Quanto ao FC Porto, cinco dos sete produtos do Olival que já foram chamados a jogo por Sérgio Conceição sagraram-se campeões europeus na equipa sub-19 do clube, no final da época passada. Sérgio Conceição, de resto, sempre disse que não olha para o bilhete de identidade na hora de escolher quem leva a jogo e isso é o sinal mais evidente da qualidade dos jogadores da cantera que têm sido aposta. E atletas como Baró e Sérgio Oliveira não têm ido tanto a jogo, devido às lesões que os limitaram.
Falta saber quantas destas promessas terão a oportunidade clássica no domingo.

Sem comentários:
Enviar um comentário
Regras dos comentários
O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.
Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.
Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:
- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.
Avisos:
- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;
Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...