07 janeiro 2020

Sporting continua no mercado por avançado; Benfica avança para Bruno Guimarães. Reunião decisiva com os empresários nos próximos dias; 50% dos golos sofridos com Silas foram de bola parada

Jorge Silas queixou-se da falta de concentração na disputa do pontapé de canto cobrado para a cabeça de Soares, que consumou o triunfo do FC Porto em Alvalade – apontando às necessidades de melhoria neste aspeto a Doumbia e Bolasie –, mas a verdade é que este item particular do jogo tem sido um pesadelo para o treinador leonino. E os números mostram-no bem. É que o Sporting dos 35 golos que sofreu na presente temporada cinco foram de pontapé de canto e quatro deles na era de Silas... e apenas num dos casos é que os leões conseguiram vencer, precisamente frente ao Paços de Ferreira – derrotas frente ao PSV Eindhoven, Alverca, LASK Linz e FC Porto.
Mas se é verdade que no aspeto particular dos pontapés de canto o técnico dos verde e brancos tem visto a sua equipa a revelar substancial permeabilidade defensiva, na globalidade dos lances de bola parada o cenário é igualmente revelador. Senão vejamos. Dos mencionados 35 golos encaixados em todas as provas esta temporada, 15 foram na sequência de bolas paradas, sendo que com Silas enquanto treinador do Sporting – desde o confronto com o Aves, a 30 de setembro, há 17 jogos – os homens de Alvalade encaixaram 16 golos, dos quais metade foram na cobrança de faltas ou reposições da bola em campo. Assim, destes oito, além dos quatro na marcação de pontapés de canto, registo igualmente para o que Bruno Wilson, pelo Tondela, apontou após livre lateral da direita do ataque e três de grande penalidade. Dos onze metros, diga-se a título de curiosidade, que já foram sete as vezes em que os rivais beneficiaram da conversão bem sucedida de penáltis. Silas, esse, resume os problemas à concentração, ou melhor, a falta dela. “É uma questão de concentração, mas, muitas vezes, estamos concentrados, saltamos e é um duelo individual que se perde. Doumbia tem de crescer ainda mais na concentração, tal como Bolasie”, disse Silas após o clássico.

Benfica avança para Bruno Guimarães. O Benfica está decidido em garantir os serviços de Bruno Guimarães e, segundo o Record, agendou para os próximos dias uma reunião com os representantes do jogador no sentido de tentar acelerar o processo. A SAD encarnada ainda não formalizou qualquer proposta junto do Athletico Paranaense pelo médio brasileiro, de 22 anos. No entanto, é desta próxima ronda de conversações que Luís Filipe Vieira espera poder resultar a via aberta para o fazer. Afinal, até aqui o presidente encarnado não quis desgastar-se para eventualmente correr o risco de oficializar uma proposta com pouca ou nenhuma viabilidade de ser aceite.
As negociações têm sido encabeçadas pelo empresário Giuliano Bertolucci, que mantém uma parceria com o agente de Bruno Guimarães, Alexis Malavolta. E se os dirigentes do Athletico Paranaense já sabem há muito que o campeão nacional está disposto a chegar aos 20 milhões de euros pelo jogador, têm existido várias arestas para limar. Desde logo pelo facto de o clube brasileiro se manter firme na exigência de garantir uma fatia com a futura venda do jogador, de preferência com reserva direta de uma percentagem dos direitos económicos – o Benfica, por seu turno, quer comprar a totalidade, incluindo naturalmente os 30 por cento do Osasco Audax. Há ainda, por isso, vários pontos a acertar, mas Vieira confia que hoje estará em condições de poder fazer este negócio avançar.
A ideia será sempre agilizar primeiro saídas no meio-campo antes de selar o ingresso de Guimarães, mas a águia não quer perder o controlo sobre o jovem enquanto arruma a casa. Daí que em perspetiva esteja desde já a tentativa de chegar a um pré-acordo com o Athletico Paranaense, ganhando algum tempo para carimbar o negócio de vez até final da presente janela.

Avançado continua na agenda leonina. A derrota no clássico originou mais um rude golpe nas aspirações desportivas dos dirigentes leoninos. Afastado da Taça de Portugal desde outubro e com hipóteses meramente matemáticas de chegar ao 2º lugar – o atraso para o FC Porto já é de 12 pontos –, o Sporting vai procurar reconquistar a Taça da Liga, dentro de duas semanas, e chegar o mais longe possível na Liga Europa, a partir de fevereiro. A despeito deste panorama, os leões não desistem da possibilidade de reforçar o plantel nesta reabertura de mercado e continuam, ativamente, à procura de assegurar mais um avançado, garante o Record.
Silas, no final do clássico, não abdicou da corrida à Champions e admitiu que gostava de ter mais opções no plantel. "Nós esperamos gente para nos ajudar, precisamos de aumentar a competitividade interna,", referiu o técnico, de 43 anos, que tem ordens para apostar na formação. "Não temos muito para trazer. Talvez um ou outro jogador, mas não é uma revolução", esclareceu ainda o treinador. É, pois, nessa lógica que a estrutura do futebol continua atenta às oportunidades de mercado... e isto enquanto espera realizar um encaixe que financie os retoques no grupo.
Em Alvalade não serão cometidas loucuras e o objetivo é assegurar uma solução ofensiva que faça a diferença. Dabbur, avançado do Sevilha, tem este perfil, mas há vários interessados e o vencimento superior a dois milhões de euros anuais deixa-o mais longe do Sporting.
No plantel já está Pedro Mendes, que foi inscrito na semana passada mas ainda tem de amadurecer. Aliás, para o clássico, Silas optou por nem o convocar. E, sendo Luiz Phellype o único ‘9’ da equipa, Coates acabou de novo a ponta-de-lança...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...