04 janeiro 2020

Benfica 'congela' Bruno Guimarães; Inter sobe parada em Alvalade; A prioridade de mercado do Sporting; Chelsea pode 'atacar' já no Dragão

A liquidez financeira da Premier League pode deixar o FC Porto sem argumentos para segurar Alex Telles até final da temporada, escreve o Record. O brasileiro não é o alvo principal do Chelsea para reforçar o flanco esquerdo da defesa, mas a urgência dos blues em colmatar uma lacuna preocupante no sector defensivo abre uma oportunidade que pode alterar os dados da balança.
Frank Lampard tem nada menos do que 175 milhões de euros para reforçar a equipa neste período invernal, beneficiando do facto de os londrinos terem estado impedidos de fazer aquisições durante a janela de verão, por castigo da FIFA, devido a infrações no recrutamento de menores. A grande aposta de Lampard é Ben Chilwell, do Leicester, só que Brendan Rodgers já avisou que, estando em 2º lugar e acreditando no regresso à Liga dos Campeões, não deixará sair qualquer peça-chave, muito menos para reforçar um rival direto pelo top 4 da tabela.
Ante esse cenário, Alex Telles pode surgir como um reforço de oportunidade, alcançável face à sua cláusula de rescisão de 40 milhões de euros. Tendo passaporte italiano, o esquerdino dos dragões não possui qualquer limitação relativa à licença de trabalho, o que facilita de imediato qualquer processo negocial. Nesta fase, a SAD do FC Porto não tem qualquer proposta concreta em mãos por Telles. Todavia, há indicadores de que o cerco pode apertar-se rapidamente nos próximos dias com recetividade por parte do jogador.

O Natal já lá vai e o Sporting já deu o pontapé de saída no novo ano, no entanto ainda há tempo para... presentes. Com efeito, perante a reabertura do mercado de transferências, a SAD leonina está em busca do que entendem ser a prenda ideal para oferecer a Silas: um novo avançado. De acordo com informações recolhidas pelo jornal Record, é este o dossiê que está no topo da lista de tarefas da estrutura para o futebol e que, no que toca a reforços, ganha prioridade sobre todos os outros, ao ponto de existir a esperança de que será o primeiro a ficar concluído. Ainda assim, vale a pena sublinhar que o Sporting não está disposto a entrar em ‘loucuras’, ou seja, terá sempre em atenção a sua situação financeira. Nesse sentido, os leões estão atentos a eventuais oportunidades de negócio, como poderá ser, a título de exemplo, o caso de Dabbur (o jornal O Jogo garante, no entanto, que o Sevilha só admite vender o jogador). Além do avançado do Sevilha, o gabinete de scouting, liderado por Raul José, tem outros alvos referenciados, fruto de observações efetuadas desde o arranque da temporada. Ainda assim, existe também recetividade para estudar nomes que possam ser oferecidos, como o diretor desportivo, Hugo Viana, já assumiu publicamente. “O nosso caminho será trilhado de maneira consciente, com as dificuldades financeiras que o clube atravessa e que são públicas, mas estaremos atentos a qualquer boa oportunidade que apareça em janeiro”, vincou o responsável. De resto, esse trabalho de análise terá, também, em consideração o desejo de presentear o técnico do Sporting com um avançado com características diferentes das que possuem Luiz Phellype ou Pedro Mendes, as duas soluções hoje disponíveis.

Inter sobe parada por Acuña. Após ter visto o Sporting rejeitar uma primeira proposta para garantir os serviços de Acuña por empréstimo, com a transação temporária avaliada em um milhão de euros (M€), mais 10 M€ de opção, o Inter de Milão deverá apresentar nova oferta – melhorada – junto da SAD no início da próxima semana, escreve O Jogo.
A primeira ronda foi esclarecedora: perante a necessidade de realizar encaixes consideráveis nesta janela, os verdes e brancos comunicaram aos nerazzurri que só aceitariam um negócio imediato a título definitivo, ao que os interistas responderam que as limitações ainda vigentes pelo incumprimento das regras do fair play financeiro não lhes permitem adiantar para já os valores pedidos pelo Sporting. A solução dos italianos passará então por melhorar o bolo avançado na primeira oferta, aumentando não só a verba da cedência até final da época, mas também a cláusula no final do empréstimo, podendo esta passar, inclusive, de opcional a obrigatória.
Segundo o diário, a administração liderada por Frederico Varandas não parece disposta a abdicar de realizar entre 15 a 20 milhões de euros com o internacional argentino, que, aos 28 anos, está no pico da carreira e recetivo a aceitar um desafio de outro patamar, como seria o Inter. Resta perceber se perante uma imposição de compra no final da cedência e a melhoria das garantias iniciais chegam para convencer a SAD. Os representantes de Acuña, com ligação direta a vários clubes italianos, têm tentando agilizar a concretização do negócio.

Vieira 'congela' Bruno Guimarães. Com Julian Weigl já contratado, Luís Filipe Vieira mantém-se firme no cerco a Bruno Guimarães mas vai agora fazer um compasso de espera até formalizar uma proposta junto do Athletico Paranaense. Segundo escreve o Record apesar de ter já feito saber a disponibilidade para chegar aos 20 milhões de euros pelo jogador brasileiro, de 22 anos, o presidente encarnado tentará primeiro ter a garantia de que libertará vagas no plantel para só depois tentar incorporar aquele que foi considerado o melhor centrocampista do último Brasileirão. Neste sentido, Gedson está já na linha da frente, mas também Fejsa e Samaris são casos que a SAD ainda tentará resolver nos próximos dias.
Ao longo do dia de ontem, a imprensa brasileira foi dando conta de que o Benfica havia feito chegar uma oferta formal por Bruno Guimarães mas, segundo garante o diário, tal não tinha acontecido. Vieira confiou a intermediação do processo a Giuliano Bertolucci e as conversações mantiveram-se ontem mas ainda sem fumo branco.
Os responsáveis do clube canarinho aguardam a proposta oficial das águias para, a partir daí, encetar o restante processo negocial, até porque desejarão sempre reservar um futuro encaixe com a venda do jogador, seja através da manutenção direta de uma percentagem dos direitos económicos, seja por uma quota parte do valor de uma transferência avultada. O Athletico Paranaense, recorde-se, detém apenas 70 por cento dos direitos económicos do jogador, estando os restantes 30 por cento nas mãos do Osasco Audax, que espera agora para fazer o seu jackpot com esta operação.

Negócio para o final da época? De acordo com o jornal A Bola, já existe acordo total entre clube e jogador, faltando ainda o 'sim' do Athletico Paranaense. Assim que se confirmar o negócio, contudo, Guimarães deverá seguir no Brasil durante mais seis meses.
Afinal, o Benfica acabou de contratar Julian Weigl, pelo que não tem qualquer urgência em assinar com um novo médio para a presente temporada. Sendo assim, Guimarães continuará, ao que tudo indica, ao serviço do Athletico Paranaense até ao início da próxima época na Europa, seguindo depois para a Luz, onde, em breve, deverá ser anunciado como reforço.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...