29 dezembro 2019

UEFA elege Sporting como melhor equipa da década; Incrível! Joga-se uma jornada do campeonato a cada...duas semanas

Enquanto em Inglaterra jogam que se fartam nesta altura do ano, por cá, no período de Natal, o campeonato como que hiberna, cumprindo 18 dias consecutivos sem competição, num interregno que só será colmatado a partir de 4 de janeiro.
Esta é a terceira longa paragem competitiva da Liga de 2019/20, num modelo que, desde o início de outubro, até ao começo do novo ano, permite apenas a realização de sete jornadas, ou seja, regista-se a cadência de uma ronda a cada duas semanas. Em média, numa semana há campeonato, na outra não, e estamos nisto há praticamente três meses.
A primeira grande pausa ocorreu em outubro, altura em que a Liga esteve 24 dias sem jogos, a maior pausa de que há memória. O último jogo da 7.ª jornada foi a 30 de setembro (Aves-Sporting, 0-1) e só voltou a jogar-se a 25 de outubro (Paços de Ferreira-Rio Ave, 0-0), pelo meio houve Taça da Liga, a 4, 5, 7 e 13 de outubro e compromissos das seleções nacionais.
O campeonato lá foi retomado, mas a ritmo baixo. Entre as jornadas 11 e 12 houve um interregno de 18 dias. O último jogo da ronda 11 foi a 10 de novembro (Boavista-FC Porto, 0-1) e o primeiro encontro da 12 aconteceu a 29 de novembro (Santa Clara-Boavista, 0-1). Pelo meio, houve uma jornada da Champions e outra da Liga Europa, além de mais compromissos das seleções nacionais.
Dezembro afinou por um diapasão semelhante ao dos meses anteriores. O último jogo da Liga relativo à 14.ª jornada foi dia 16 (FC Porto-Tondela, 3-0) e a prova só será retomada a 4 de janeiro, data em que estão agendados os jogos Aves-Santa Clara e Boavista-Portimonense, da 15.ª jornada.
Neste último intervalo, em plena quadra natalícia há a registar que houve uma eliminatória da Taça de Portugal (de 17 a 19) e o fecho da fase de grupos da Taça da Liga (dias 21 e 22).
Numa prova que ainda nem vai a meio (faltam três jornadas para o fim da primeira volta), as três paragens juntas perfazem 60 dias, o equivalente a dois meses sem competição.
No contexto europeu e estando Portugal na sexta posição do ranking, tal não acontece nas ligas dos cinco melhores países: e na maioria deles há mais equipas e mais jornadas.

O Sporting foi eleito, esta semana, como a melhor equipa de futsal da última década. Os leões acumularam, nos últimos dez anos, um total de 119 pontos, pontuação que deixou para trás tubarões como Barcelona (115), Kairat Almaty (109) e Ekonomac (94).
A equipa orientada por Nuno Dias integra também o lote de três equipas que estiveram por seis vezes nas final-four e é mesmo a formação com mais presenças em finais (quarto).
Recorde-se que o Sporting conquistou a Liga dos Campeões de futsal na temporada passada.
Nota ainda para a presença do Benfica no top10 das melhores equipas da década. Os encarnados ocupam o nono lugar com 61 pontos amealhados. 

1 comentário:

  1. Sem dúvidas desde aqui no Brasil percebo que o Benfica é um gigante português, mas desconhecia esse poder nas quadras de Futsal, meus parabéns a esta grande equipa!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...