Sérgio Conceição abordou na entrevista ao canal 11 o campeonato do ano passado, que foi conquistado pelo Benfica, salientando que houve algum demérito da sua equipa, mas apontou também outros fatores que, na sua opinião, influenciaram a classificação final.
"É preciso contextualizar. São três anos depois de quatro em que o FC Porto perdeu um pouco a sua identidade. Desde que comecei aqui até hoje, dois anos e meio, o FC Porto somou 208 pontos e o Benfica tem 207. Isso da hegemonia [do Benfica] não é tudo o que se fala. Em determinado momento desta época sentiu-se uma insatisfação dos adeptos - agora nem sabemos se são, com isto das redes sociais -, mas é importante perceberem o que é o FC Porto de há dois anos e a esta parte. Nos quatro anos anteriores perdeu-se um pouco a identidade, os próprios adeptos, a cidade, a região que se revê no FC Porto. Desde que cheguei, fomos extremamente competitivos em todas as competições que disputamos. Chegamos aos oitavos de final da Champions na minha primeira época, aos quartos de final na segunda, e batemos recorde de pontos desde que as vitórias no campeonato valem três pontos, as vendas para o equilíbrio das contas", começou por dizer Conceição, antes de atirar farpas ao Benfica.
"Sabemos que lutámos contra um rival forte. Forte em tudo o que envolve o futebol... Não esquecemos como perdemos o campeonato o ano passado. Em Alvadade havia uma expulsão para o Bruno Fernandes. Não estou a dizer que ganharíamos ou não, mas tornaria o jogo mais fácil, teoricamente. Também para o jogo com o Vitória SC, em que metemos três bolas nos ferros e com um golo limpo do Pepe. O jogo de Moreira de Cónegos, em que empatámos, mesmo aí houve uma ou outra decisão que não foi a melhor. Demérito nosso? Houve, incluindo o meu. Mérito do adversário, houve. A começar pelo Bruno Lage. E depois houve uma grande fatia que foi decidida por lances mal avaliados. Lembro-me da Vila da Feira, de Vila do Conde, de Braga… são muitos jogos em momentos decisivos da época, onde o adversário estava a ganhar 1-0, por exemplo, e via-se poucos momentos depois com decisões mal validadas ou do árbitro ou do VAR. Não vi ninguém justificar o que quer que fosse, como já vi este ano o Vasco Santos justificar-se. Se já ganhei algum jogo com erros do árbitro? Já. Por exemplo, agora com o Santa Clara em que possivelmente é falta sobre o lateral. Mas fomos completamente massacrados durante a semana", acrescentou.
"Jogo especial? Qualquer um contra o Benfica!" Pedro Gil passou boa parte da sua carreira em Portugal. Foram oito temporadas no FC Porto e agora já quatro no Sporting, tendo sempre como principal rival... o Benfica. Não espanta por isso qual o jogo que mais gosta de disputar.
"Qualquer jogo contra o Benfica. Esteja em que clube estiver. Joguei no FC Porto e joguei no Sporting. O rival foi sempre o Benfica e é aquele clube ao qual mais gosto de ganhar", confessou em entrevista ao jornal Record.
Gil concorda que o campeonato português é atualmente o melhor do Mundo. "Atualmente é o melhor campeonato do Mundo. Há quatro candidatos absolutos e mais o Barcelos, que recolhe tudo o que os outros não querem. Há cinco clubes fortes e não há mais nenhum país assim. Os quatro estão iguais, não se pode dizer que neste momento um dos quatro seja mais candidato", assegurou.
O objetivo do Sporting é, garante, ganhar tudo. "A nossa ambição é fazer algo histórico: vencer cinco títulos em 2019/20. Faltam quatro e estamos encaminhados. Estamos a trabalhar para que isso seja possível. Há sempre algumas mudanças, mudámos apenas dois jogadores mas muda sempre alguma coisa. Ainda nos estamos a entrosar, há períodos melhores e piores mas o que interessa é estar na luta por tudo. Temos de trabalhar."
Reforços no Sporting só por empréstimo. O Sporting vai atacar o mercado na perspetiva de contratar um avançado e um defesa-central. Mas esses eventuais reforços só chegarão, preferencialmente, por empréstimo, avança o CM.
A débil situação financeira não permite à SAD entrar em loucuras e tal como aconteceu nos últimos dias do mercado de verão (Fernando, Bolasie e Jesé), as novas caras devem chegar a custo zero para os leões.
Para já, a novidade na equipa de Jorge Silas para os jogos da Liga será Pedro Mendes. O avançado que estava ao serviço da equipa de sub-23 vai ser inscrito logo nos primeiros dias da reabertura do mercado de forma a poder ser uma escolha válida para o clássico com o FC Porto já no dia 5 de janeiro.
Outra posição que os leões querem reforçar é o eixo da defesa. Mathieu e Coates são os titulares indiscutíveis, mas as alternativas não são muitas. Neto está lesionado e só deve regressar em fevereiro. Já Ilori tem ficado muito aquém do esperado sempre que é chamado à equipa principal.
A política de contratação pode entretanto mudar ligeiramente se os leões venderem algum jogador. Marcos Acuña é nesta altura um dos ativos com mais mercado e pode deixar Alvalade se surgir uma proposta superior aos 15 milhões.
Para o Sérgio Conceição é uma lástima o Artur Soares Dias não poder arbitrar os jogos do Benfica e do Porto, todas as semanas...
ResponderEliminarA conversa de encher chouriço do boneco ceição é no mínimo ridícula! Não ladra este imbecil da expulsão em Guimarães, do penalti de bola no peito do Portimonense, da cotovelada com abertura de crânio com o Santa Clara, do golo com a mão do Soares com o marítimo, enfim, é fartar vilanagem.. patético
ResponderEliminarTu ladraste de Vila do Conde, feirense e Braga no ano passado ou também és patético?
EliminarMais um a encher chouriço!!! Ai esse melão..
EliminarUm cão que gosta de chouriço e melão. Só pode ser de carnide.
EliminarGrrrr grrr ataca
Grr grr ataca..lolol.. isso é mais com o teu treinador, macacos e catões!!!
EliminarAparentemente, é mais com os assassinos anónimos e os mala venturas
EliminarVila do Conde??? Feirense??? Braga??? Lolol.. só na cornadura dos desdentados..
ResponderEliminarE do golo em fora de jogo do Maicon que vos deu um campeonato? Lembras-te ó urso?
ResponderEliminarE das três últimas deslocações no campeonato passado, lembras-te oh toupeira?
ResponderEliminarLembro perfeitamente... limpinho limpinho!! Só na vossa mente distorcida é que houve casos! Mente de ressabiados patéticos!
EliminarFalas de experiência com certeza. De tanto te veres ao espelho, tanto reconheces o patético que sois e a realidade alternativa distorcida em que vivem.
EliminarColinho colinho colinho