13 novembro 2019

Sporting faz sondagem por internacional brasileiro; Reforço do Benfica para janeiro sem...lugar garantido no plantel; SAD ilibada de apoio a claques. Tribunal anula castigo do IPDJ, que condenava águias à realização de um jogo à porta fechada

O Tribunal Judicial de Lisboa anulou o castigo de realização de um jogo à porta fechada decretado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Como se lê no acórdão do Juízo de Instrução Criminal, os encarnados são absolvidos da acusação de apoio a Diabos Vermelhos e No Name Boys, claques ilegais, por permitirem que esses grupos organizados de adeptos (GOA) coloquem tarjas e outro material no estádio, antes dos encontros.
"Pode concluir-se que a permissão, por parte da recorrente [Benfica, SAD], de uso e porte pelos No Name Boys e Diabos Vermelhos de faixas e bandeiras para sectores determinados do estádio não constitui uma forma de apoio aos mesmos, nos termos previstos no artº 14º/2, mas sim constituem medidas de segurança a que qualquer promotor de espetáculo desportivo está vinculado a fim de assegurar que o espetáculo desportivo decorra com todas as condições de segurança para os adeptos e espectadores em geral", pode ler-se.
O Benfica foi condenado, a 27 de agosto de 2018, pelo IPDJ, com a realização de um jogo à porta fechada e multa de 56.250 euros. Em causa estavam 14 contraordenações – destacando-se o apoio a claques ilegais –, em oito jogos da Liga (V. Guimarães, Sp. Braga, Belenenses SAD, Portimonense e P. Ferreira), Liga dos Campeões (CSKA e Besiktas) e Taça da Liga (Sp. Braga) – sete em 2017 e um em 2016. A acusação apontou para faixas com alusões diretas e indiretas a ambas as claques, exemplificando com a que refere ‘E pluribus unum Sport Lisboa e Benfica o Glorioso desde 1904’, "ostentando os dois ‘N’ invertidos", dos No Name Boys, e a ‘Demasiado fiéis para desistir’, dos Diabos Vermelhos.
A existência desses grupos foi admitida pela SAD. Mesmo não estando constituídos como associações, são "marcas registadas junto do Instituto Nacional da Propriedade Industrial por um conjunto de pessoas singulares". "A exibição de marcas registadas não pode ser genericamente impedida", defendem as águias. "Não se pode concluir que ao permitir a entrada de faixas e tarjas para os sectores das claques acima indicadas, a recorrente promove uma discriminação positiva dos mesmos em relação aos demais adeptos, permitindo-lhes uma liberdade de atuação e de expressão que não é, de todo, deferida aos restantes adeptos e espectadores, uma vez que tais facilidades de acesso são obrigatórias por lei", sublinha-se ainda no acórdão.
O Tribunal ouviu várias testemunhas, designadamente elementos da PSP e colaboradores do clube encarnado, como Miguel Bento, diretor comercial e marketing, e Rui Pereira, à data diretor de segurança.
No acórdão que iliba o Benfica de apoio a claques, não ficou provada a sobrelotação ante o V. Guimarães, a 13 de maio de 2017. A águia comunicou que a assistência era de 64.591 espectadores, sendo a lotação de 64.098 lugares. O Benfica disse ter sido um erro.

Yony González vai ter de lutar. Yony González já tem um pré-acordo assinado com o Benfica válido para as próximas quatro temporadas e meia, mas nem por isso tem garantida a sua presença no plantel encarnado já a partir de janeiro, podendo ser cedido. Segundo o Record, o extremo de 25 anos, atualmente ao serviço do Fluminense – termina contrato no final do mês que vem – terá mesmo de tentar convencer Bruno Lage a dar-lhe essa vaga, até porque já sabe que a assinatura de contrato com as águias se tratou, acima de tudo, de uma oportunidade de negócio e não de uma prioridade.
Luís Filipe Vieira e seus pares decidiram avançar para a contratação do jogador na ótica de um investimento estratégico, não só por se tratar de um atleta livre, mas também porque o prémio de assinatura não é significativo – ao todo, dois milhões de euros – comparativamente com outras contratações feitas nestes moldes, que chegam a custar mais do dobro. Para além disso, trata-se de um dianteiro colombiano que tanto pode atuar nas alas, como a segundo-avançado, um perfil que, acreditam as águias, pode ser sempre rentabilizado com alguma facilidade. Do ponto de vista da SAD, no limite, este investimento será sempre recuperado.
Na Luz, a atual abundância de extremos dificulta logo à partida a tarefa a Yony González. Rafa está lesionado e só deve voltar a competir em 2020, mas não é impossível que em janeiro esteja de volta, até porque, com a mesma lesão (desinserção do tendão médio do adutor à esquerda), Chiquinho tornou às opções em cerca de dois meses. Ora, o internacional português lesionou-se no final do mês passado, pelo que o arranque do novo ano civil pode trazer boas notícias para Bruno Lage neste sentido. Para além disso, há ainda o atual dono da posição, Cervi, com Caio Lucas – a SAD está aberta a emprestar o jogador, mas este resiste a deixar a Luz a meio da época – sempre na luta, até ver. Não bastasse, também Jota entra nestas contas, mais não seja porque atuar na esquerda, com movimento interiores, tem sido sempre a sua preferência.
Afigura-se, pois, como difícil a integração imediata do colombiano no plantel, mas Bruno Lage terá sempre a última palavra. Afinal, Yony tem características diferentes das dos referidos jogadores benfiquistas e, nesse sentido, o técnico setubalense poderá querer dotar um grupo de uma nova opção a meio da temporada.
A notícia da assinatura do pré-acordo com o Benfica chegou ontem ao Brasil mas o jogador prefere remeter-se por agora ao silêncio, evitando assim comentar a mudança para a Luz numa altura em que está em competição pelo Fluminense. Também o seu empresário, Gianluca de Franco, não quer prestar quaisquer declarações sobre o assunto, com o receio de que qualquer palavra sua possa vir a prejudicar de alguma forma o atleta no clube brasileiro. O atual contrato termina no final de dezembro.

Gustavo Scarpa está na mira do Sporting. Segundo avança o jornal A Bola, os leões estão interessados no médio brasileiro e já terão feito uma sondagem ao Palmeiras para saber as condições de um possível negócio para janeiro.
O clube de São Paulo fez saber aos leões que exige 10 milhões de euros pelo médio canarinho, de 25 anos, que em 45 jogos leva 13 golos apontados este ano.
Gustavo Scarpa foi por uma vez internacional brasileiro e é um dos destaques do Brasileirão.

10 comentários:

  1. Mais uma decisão judicial favorável ao Benfica. Ontem num processo relativo a multa do Conselho de Disciplina da FPF, hoje num processo referente a alegado "apoio a claque".

    O que começa a ser óbvio é que, na sequência da Santa Aliança do Altis, se organizou uma perseguição sistemática ao Benfica, a partir do CD da FPF (do famigerado Meirim) e do IPDJ do Baganha (apoiante de Bruno de Carvalho), com processos absurdos que visavam interditar o Estádio da Luz.

    A derrota desta estratégia persecutória completamente absurda e ilegal, já não oferece duvidas a ninguém de bom senso. As várias decisões judiciais condenando IPDJ e FPF, a isso apontam.
    No IPDJ, já foi demitido Baganha, o executor dessa estratégia, espera-se igual medida por parte da FPF demitindo Meirim e quem no Conselho de Disciplina fomenta esta perseguição absurda ao Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é verdade grande ze manel, ja chega desta perseguição ao carnide!!!

      tenho a certeza que a aliança dragarta falou com o platini para prejudicar o carnide na champions...

      a prova disso é que em Portugal, mesmo estando tudo contra o carnide, o carnide vence e goleia tudo e todos(menos com o gordo que obrigou o carnide a levar 3 secos em casa e ainda a meter a musica do BAILLLLAAAANNDOOOOOO!!!!!)
      mas depois com o mesmo presidente com o mesmo treinador e com os mesmos jogadores, la tem de vir o presidente do carnide falar Às tvs dizendo que esta envergonhado...

      enquanto esta aliança se mantiver o carnide por mais que tente nao conseguirá ganhar a champions porque têm medo que o carnide seja hegemonico na champions e ganhe 4 champions seguidas como faz aqui no burgo mesmo contra uma alianca dos outros dois clubes grandes....

      Eliminar
    2. 10:42
      "goleia todos, menos o gordo que obrigou o carnide a levar 3 secos em casa..."
      3 secos em casa... que terminaram com uma vitória no Campeonato do... "carnide".
      Um "gordo" que, em 4 anos de presidência lagarta, viu o "carnide" ganhar 4 campeonatos seguidos, o primeiro Tetra do clube.

      Ah, ganda "gordo"...
      Só é pena teres o cérebro a nadar em gordura e adeptos com um cérebro tão pequenino.

      PS: a partir de do dia 18 é que vamos a ver como o "gordo" se vai safar das acusações que o MP lhe fez, e uma Juíza confirmou. Esta porra de haver Justiça e Tribunais independentes é uma merda. Tribunal chegava o d'O Jogo e a justiça seria feita pela Juve Leo e Super Dragões. Isso sim, seria o mundo perfeito.

      Eliminar
    3. epa isto vindo de um gajo que tem exatamente o mesmo Presidente que viu o fcp fazer tetras tris e pentas é de ir Às lágrimas...

      a serio esta malta bota faladura e nem pensa...

      é que ele nao diz que foram campeões fruto do trabalho ou o que quer que seja, nepias...foi o gordo, o gordo....

      estranho é que voces ganham tudo com o gordo a presidente do Sporting mas nao descansaram enquanto nao correram com ele...estranho!!!

      coisas à lampião...num dia vê a luz, no outro ja fundiu a lâmpada.

      ou seja

      nao é grave o carnide ter ainda o Presidente que era amigo do Pinto e ter assisido a pentas e tetras do clube supostamente rival, nepia malta...aqui o grave é que o Bruno de Carvalho era Presidente na altura dos padrecos que por consequencia nem deixava sequer o clube que antes ganhava tudo, ganhar sequer uma tacinha...

      é que este amiguinho que sabe tanta coisa, esquece-se de dizer que exatamente com esse gordo a presidente, o fcp que ganhava tudo passou a ganhar zero titulos...zero!!!!!!!!!!! bola!!!!!!!!!!!!!! nem isto achas estranho???

      ou espera la...

      vais -me dizer que havia aliança entre Sporting e carnide para o carnide ganhar??

      opa...opa...pensa bem no que vais responder rapaz....

      é fodido nao é? eu emaranho-te nas tuas próprias teorias da treta que sao facilmente desmontáveis seu palhacito

      Eliminar
  2. Ó Zé Manel ou és parvo ou comes merda. Esta decisão é obviamente passivel de recurso, e não acredito que o MP não o faça.
    Quero ver quando a UEFA castigar o Benfica se também vão usar estes esquemas para anular os castigos.
    Obviamente que o Benfica apoia as claques ilegais, só não vê quem não quer, se a justiça (e não só) funcionasse em Portugal há muito que a paródia que tem sido esta direção encarnada já tinha acabado.
    Já agora fala da demissão do Baganha, mas o Baganha não se demitiu, foi demitido pelo Sec. de Estado dos mirtilos.
    Já o Paulo Gonçalves, o Piriquito, o Lucas Pires do TAD, o Ricardo Costa do TAD e outros tudo demitido ou não convidado a renovar o seu posto.
    A maior prova da vergonha que há no Benfica é ver que os seus adeptos antes andavam de boca cheia a apontar o dedo aos outros e a falar em verdade desportiva e hoje dedicam-se à retórica do "vocês também fazem" ou a tentar atirar areia para os olhos dos outros enquanto enterram a vossa cabeça.

    Esta decisão obviamente vai ter recurso, é inviável que um clube que recusa identificar adeptos que lhes facilita todo o tipo de apoios e acessos às suas instalações, que até despediu um chefe de segurança porque este cooperou com as autoridades, não seja responsabilizado pelos actos que esses grupos de adeptos realizam dentro do seu recinto. Isso seria entregar a segurança no futebol aos que pactuam com marginais sem qualquer consequência para os actos que estos possam realizar. Só mesmo um juíz em Portugal pode ter uma decisão destas, é notável o nojo que se converteu esse país, amordaçado pela mediocridade e pelas mafias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O MP (Ministério Público?)?
      Mas porque carga de água o MP iria recorrer um processo que não lhe diz respeito?
      A UEFA?
      Mas porque carga de água a UEFA iria intervir num processo que não lhe diz respeito?
      ...
      Um "clube que recusa identificar adeptos"?
      Mas algum clube "identifica adeptos"? Quanto muito identifica sócios e, pelo que se sabe, o Benfica nunca recusou identificar sócios às autoridades.
      Um "clube que facilita todo o tipo de apoios"
      Apoiar sócios não é um dos objectivos dos clubes? Acaso um clube pode ser condenado por apoiar sócios, uma das principais razões da existência de clubes.
      "não seja responsabilizado pelos actos que esses grupos de adeptos realizam dentro do recinto"...
      E se, em vez de escrever tantos disparates juntos, tentasse ler a sentença ou ao menos informar-se sobre o teor da litigância?

      É que isso de chamar parvo a outros, revelando a seguir toda a ignorância do mundo, não é convincente, pois não?

      Eliminar
    2. Efabulações do domínio do fantástico13 de novembro de 2019 às 12:24

      Não sei o clube de simpatia deste António Martins, mas deve ser do "Palermas FC", já que o conjunto de disparates e mentiras que escreve não se vê todos os dias.
      O Zé Manel já respondeu, então aquela do MP recorrer é de fazer corar as pedras da calçada de tão ridículo.

      O lagarto Baganha foi demitido pelo lagarto Mirtilos porque é incompetente. E até um incompetente lagarto conseguia ver isso.
      Em democracias todos as decisões judiciais podem ser alvo de apelo, até as da Uefa, existe um TAD na Suíça para o caso deste palerma não saber.

      Paulo Gonçalves, que não foi julgado e por conseguinte é inocente, não foi demitido, demitiu-se.
      A mesma coisa para o Piriquito que também se demitiu mas não era obrigado a isso. O seu crime? É benfiquista.
      A mesma coisa com o Lucas Pires. O seu crime? É benfiquista assumido.

      O único que foi demitido pelo Fernando Gomes, ou que não foi reconduzido, foi o Ricardo Costa. O seu crime? Não é corrupto, é benfiquista e lançou o Apito Final. Que não chegou a lado nenhum porque o desporto está na mão de dragartos corruptos.

      Eliminar
  3. Mais uma prova que o SLBatota é o dono disto tudo! Mais um exemplo que a justiça está nas mãos do toupeiral.

    E o Rangel mais a Ana Peres, não são casos únicos.

    O MP está politizado e "clubetisado" até à modula!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. estás equivocado 11.09

      tenho aprendido o seguinte sobre o futebol português.

      o apito dourado só existiu até o slbatota começar a ganhar.

      o slbatatota começou a ganhar e o antigo apito dourado passou a "grandes equipas e grandes jogadores que fruto do seu esforço e união, faziam tris tetras e pentas como quem coçava a tomatada!!

      o slb passou a ganhar os campeonatos e quem fazia tris e tetras e pentas(fcp) como quem coçava a tomatada passou a ver navios com exatamente a mesma estrutura que antes ganhava tudo e quem nao ganhava nada(slbatota), exatamente com a mesma estrutura dos anos passados passou a papar os títulos todos.....aqui no burgo, porque champions...bola!!!!

      depois descobrimos que afinal nao é bem assim...

      afinal, o clube que ganhava tris tetras e pentas como quem coça a tomatada fez uma união com o outro clube que nao ganhava nada(Sporting) e em vez de o fcp ficar mais forte tendo um aliado contra apenas um clube e passar dos pentas aos hexas e decas nao...passou a ser o clube rival que passou a ter tudo contra ele e até os dois outros clubes grandes a conspirarem contra o slbatota mas com luzes e padres ou vá, sendo sincero, com a boa estrutura que o slbatota construiu com o seu grande Presidente, passou a ganhar contra tudo e contra todos...menos na champions, porque a união do fcp e Sporting nao esta abrangida pelo acordo schengen e nao pode andar aí pela europa à vontadinha

      Eliminar
  4. Depois do Benfica ter sido ilibado ontem pelo Tribunal Central Administrativo Sul, num recurso apresentado pelo Benfica relativo a um castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina (CD) da FPF, referente a incidentes do Benfica-FC Porto, de 15 abril de 2018...

    Hoje sai mais esta BOMBA:


    «O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa absolveu o Benfica de 14 contraordenações, libertando assim o clube das penas de disputar um jogo de futebol à porta fechada e do pagamento de uma multa de 56.250 euros, pelo seu relacionamento com grupos organizados de adeptos.

    De acordo com a decisão da instância de recurso a que a agência Lusa teve esta quarta-feira acesso, os “encarnados” foram absolvidos de todas as 14 contraordenações, impostas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em 27 de agosto de 2018, por infrações ocorridas em vários jogos...»

    A Justiça tarda, mas não falha!...
    CARREGA BENFICA!...

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...