02 novembro 2019

Benfica 'perde' 1,5 milhões de adeptos mas continua a dominar. Dragões na frente do Sporting; África do Sul vence Mundial de râguebi

A África do Sul venceu a Inglaterra, por 32-12, e conquistou o terceiro título de campeão do Mundo de râguebi.
Ao intervalo, no International Stadium Yokohama, no Japão, a África do Sul já vencia por 12-6, com o título a ser confirmado no segundo tempo, e em grande estilo, com espetaculares ensaios de Makazole Mapimpi e Cheslin Kolbe.
Handre Pollard (22 pontos) foi o melhor marcador dos springboks, mas foi Duane Vermeulen que acabou eleito o melhor jogador da final.
Com este triunfo, a África do Sul, que já tinha sido campeã em 1995 e em 2007, iguala a Nova Zelândia no topo da lista de seleções com mais títulos (3).
No encontro que decidia a medalha de bronze, a Nova Zelândia venceu o País de Gales por 40-17.

46% dos portugueses são do Benfica. Segundo uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã, o clube da Luz tem perto do dobro de simpatizantes dos rivais FC Porto e Sporting, reunindo 46% das preferências dos que têm 18 ou mais anos. Ou seja, cerca de metade dos portugueses são adeptos do Benfica. No entanto, um milhão e meio abaixo dos 6 milhões que há muito haviam sido anunciados.
Tendo em conta que a população portuguesa residente, dentro da faixa etária considerada (18 ou mais anos), ronda os 9,8 milhões de indivíduos, o número de adeptos encarnados situa-se na casa dos 4,5 milhões, sendo, claramente, o clube nacional que reúne maior número de simpatizantes.
No segundo posto, ainda que a longa distância, encontra-se o FC Porto, com 24,7% do total de adeptos. Contas feitas, os dragões têm ao seu lado uma multidão de 2,4 milhões de fãs, muito perto de um quarto do total dos portugueses residentes maiores de idade.
A seguir, de perto, os azuis-e-brancos, encontra-se o Sporting. Apesar de não conhecer o título de campeão nacional há 17 anos, o clube de Alvalade congrega, ainda assim, um número considerável de adeptos em território nacional: 23,8%. Aplicando o mesmo universo considerado para Benfica e FC Porto, o clube leonino conta com 2,3 milhões.
Contas feitas, os três grandes representam 94,5% das preferências dos portugueses. Os restantes clubes do panorama nacional têm uma expressão mínima. Em quatro lugar do ranking está o Sp. Braga, com 1,5 %, e a fechar o top cinco o V. Guimarães, com 0,8%.
Por outras palavras, os arsenalistas ganham vantagem sobre o clube da cidade berço, com quase o dobro de simpatizantes - 147 mil contra 78 mil. Todos os outros clubes situam-se abaixo deste patamar.
De sublinhar que esta sondagem não inclui os emigrantes, em que os grandes têm enorme implantação - facto facilmente constatável sempre que Benfica, FC Porto e Sporting jogam fora do País, nomeadamente nas competições europeias.

6 comentários:

  1. Dizia o Brunalgas que o Sporting tinha 3,5 milhões de adeptos.
    Se só tem 2,3 milhões isso significa que no último amo, o Sporting perdeu 1,3 milhões de adeptos?

    Não precisa explicar, que eu só queria entender...

    ResponderEliminar
  2. 4,5 milhões de adeptos só em Portugal.
    Agora somem os adeptos do SLB nas antigas colónias portuguesas (Angola, Moçambique, Guiné e Cabo Verde, onde tb é largamente maioritário), mais os adeptos na Imigração e aí se perceberá que o Benfica é "maior que Portugal".
    Uma coisa me deixou feliz: só em Portugal, o Benfica é tão grande como o AntiBenfica (FCP e SCP juntos).

    ResponderEliminar
  3. Só para terminar, dizer que "gostei" muito do título que este blogue encontrou para dar a notícia, o que revela toda a sua isenção.

    Podia ter dito:
    «46% dos portugueses preferem o Benfica»
    «Benfica com tantos adeptos em Portugal, como FCP e SCP juntos»
    «Benfica o clube da Europa com maior percentagem de adeptos no seu próprio país»
    ...
    Mas não,
    preferiu escolher um título "revelador":
    «Benfica perde 1,5 milhões de adeptos...»

    E ainda há quem se admire dos Octávios Lopes que proliferam por este pobre país.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brilhante ahah a desmascarar estas ratazanas de esgoto ahah mostra bem ao que vêm. Mas só se iludem a eles próprios eheheh

      Eliminar
  4. Sondagens?

    Pede-se a opinião a mil pessoas e depois diz-se que em 10 milhões se tem 46%?

    Deixem-me rir! Estão sempre a enganar-se.

    Sondagens são isso mesmo! Nunca foram consultas e depois fazem-se pelo telefone sem identificar cada um dos sondados.

    Há 25 anos, depois duma falência com a crise de 1994, apareceu uma sondagens a dize que tinham 6 milhões.Houve mesmo um dirigente vermelho que dizia que eram 9 milhões! Não foi acaso, pois foi encomendada para levantar o moral à TOUPEIRADA.

    Agora, com os vouchers, e-emails e malas ciao, encomendaram outra com a mesma intenção: levantar o moral ao toupeiral.

    Viu-se recentemente o que deram as sondagens.Enganaram-se na eleição do Trump e na do Brexit, onde diziam o contrário do que aconteceu.

    Ainda por cima pedida pelo Correio da Manada.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...