05 novembro 2019

Benfica e FC Porto apontam a alvo do...Sporting; Sondagem 'culpa' Varandas pela crise no Sporting; Pinto da Costa acredita que Casillas vai voltar a jogar

Frederico Varandas é o maior responsável pela crise que assola o Sporting. Essa é a principal conclusão de uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã.
À pergunta de quem é a culpa da situação dos leões, a maior parte dos inquiridos (30,5%) respondeu que é do presidente. Varandas é duplamente responsabilizado, uma vez que a SAD leonina é apontada em segundo lugar (14,2%) como a maior causadora da turbulência que se vive por estes dias em Alvalade.
Estes dados surgem num momento em que a cúpula diretiva verde-e-branca enfrenta uma contestação crescente, sobretudo por parte de duas claques com quem cortou relações institucionais (a Juve Leo e o Diretivo Ultra XXI), e os resultados desportivos estão aquém do esperado.
A equipa de futebol está no 4º lugar da Liga, a dez pontos do líder Benfica e a oito do FC Porto (2º classificado), foi eliminada na 3ª pré-eliminatória da Taça de Portugal e perdeu o primeiro jogo na Taça da Liga (o que coloca em causa a continuidade na prova).
Com o ónus da culpa por este cenário colocado sobre a SAD e o seu presidente por quase um em cada dois portugueses com 18 ou mais anos (44,7%), são bem menos aqueles que apontam o dedo a outros intervenientes. Bruno de Carvalho e os dirigentes anteriores são considerados culpados por 12,3% dos inquiridos e o grupo constituído por adeptos, claques e sócios é responsabilizado por 7,1%.
A equipa de futebol, no seu conjunto, quase passa incólume no apuramento de responsabilidades. Os jogadores são considerados os principais responsáveis pelo que se está a passar no Sporting por 4,8%, e o treinador por 4,5%. Habituais alvos das críticas dos adeptos de futebol, os árbitros praticamente não são mencionados nesta consulta: têm 0,2% de quota parte de culpa.
No olho do furacão, Varandas não terá vida fácil no futuro. É que 56,8% dos entrevistados responde que o presidente do Sporting devia demitir-se. A percentagem dos que defendem o fim da linha para o líder dos leões é duas vezes e meia superior à dos que pretendem a sua continuidade: 22,4%. Isto quando uma em cada cinco pessoas não tem uma opinião formada sobre o assunto: 20,8% não sabe ou não responde à questão.
O grupo etário dos 55 e mais anos é o mais contido a pedir a cabeça do presidente verde-e-branco: 52,2% deseja a sua saída, percentagem que sobe para 59,1% entre os 18 e os 34 anos e para 60,7% entre os 35 e os 54 anos.
O maior apoio que Varandas recolhe junto de pessoas mais velhas já tinha sido visível quando foi eleito para o cargo e na última assembleia-geral do clube para aprovação das contas: foram os sócios mais antigos (e com mais votos) que lhe deram a vitória nos dois casos.

Pinto da Costa acredita que Iker Casillas vai voltar a jogar futebol. O guarda-redes revelou, nas redes sociais, que está de volta aos treinos e o presidente do FC Porto fica "muito feliz por mais um passo na sua recuperação total".
"Toda a gente sabe a estima que todos, no FC Porto e no universo do desporto, têm por esse grande atleta e grande homem que é o Iker. Foi mais um passo para a sua recuperação total e fico muito feliz, como é óbvio. Estou convencido que ainda o vamos ver com a camisola do FC Porto", disse Pinto da Costa, em declarações difundidas pela SIC.
Casillas publicou uma foto das suas chuteiras nas redes sociais, com a legenda: "Há seis meses e três dias que estavam no cacifo". O espanhol sofreu um enfarte do miocárdio no dia 1 de maio e seis meses depois volta a treinar.
Aos 38 anos, o jogador ainda não anunciou se vai continuar a jogar, ou se vai terminar a carreira. O prazo que determinou para tomar a decisão é março de 2020.

Benfica e FC Porto também na corrida. O defesa-central Gustavo Henrique, 26 anos, que termina contrato com o Santos no próximo mês está na agenda do Sporting, mas segundo fonte próxima do jogador os leões têm concorrência pelo defesa brasileiro.
Notícias vindas do Brasil apontam para outros clubes interessados e avançam até que de Portugal tanto FC Porto como Benfica estão atentos ao jogador, já depois de os mexicanos do Club Tijuana terem visto recusada proposta por parte do central.
Gustavo Henrique é uma das referências do clube da Vila Belmiro e esta temporada tem já 49 jogos pelo antigo clube de Pelé e marcou cinco golos. Capitão de equipa, o jogador tem visto o emblema paulista fazer tudo para renovar-lhe o contrato mas o sonho de jogar na Europa, entendendo que esta é a fase ideal para deixar o Brasil, está a dificultar essa prolongação do vínculo e ao mesmo tempo é uma oportunidade para um clube como o Sporting avançar.
Porque não tem encargos financeiros para a compra do passe e porque o ordenado do jogador está dentro dos patamares praticados em Alvalade: 1 milhão de euros por época, até mais baixo do que o Santos lhe ofereceu (€1,5 milhões), mas que esbarrou na vontade férrea do defesa rumar ao velho continente.
Os leões estão então na corrida pelo jogador, que deve decidir o futuro nos próximos dias.   

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...