09 outubro 2019

Equipa especial do MP tem 12 investigações por crimes no futebol. E-mails, jogos e dirigentes analisados; Lyon avançou por Sérgio Conceição; Mais um problema a atrasar a recuperação de reforço leonino

O calvário de Fernando, reforço do Sporting, continua. O jogador brasileiro continua sem estreia à vista.
A recuperação do extremo que chegou no último dia de mercado não está a correr como o previsto, escreve A Bola.
Segundo o jornal, agora um problema de saúde levou-o ao hospital e vai atrasar ainda mais o regresso à competição.


Sérgio Conceição deu nega ao Lyon. Sérgio Conceição não vai abandonar o barco azul e branco, por muito que o Lyon venha a concretizar um avanço formal pela sua contratação. A informação de que os franceses, adversários do Benfica na fase de grupos da Liga dos Campeões, consideram o nome do treinador portista para a sucessão de Sylvinho circulou ontem na internet. No entanto, esta é uma cobiça que não tem pernas para andar por várias razões, desde logo pela firme vontade do próprio Sérgio Conceição em continuar ao serviço do FC Porto.
A notícia de que o técnico estava na lista de potenciais alvos do Lyon para assumir o comando técnico da sua equipa foi conhecida durante o último verão, numa altura em que o emblema presidido por Jean-Michel Aulas ainda não tinha tomado a decisão de avançar para a escolha do antigo lateral-esquerdo brasileiro. Com a saída de Sylvinho, o Lyon volta a ter de encontrar um novo homem para tomar o comando técnico e é neste contexto que o nome de Sérgio Conceição ressurge, entre outros.
Neste momento, a informação de que o técnico portista é um nome considerado chegou por via informal ao seu entorno, não existindo conversas formais no sentido de se trabalhar sobre uma operação concreta. A verdade é que este cenário dificilmente se concretizará, na medida em que Sérgio Conceição está plenamente focado no seu trabalho e nos objetivos do FC Porto, não colocando sequer a hipótese de enveredar por uma via negocial sem margem para uma conclusão positiva.
Tal bastará para desviar o Lyon para outras direções, mas, se não fosse esse o caso, a SAD estaria igualmente tranquila em relação a qualquer cobiça alheia em torno do seu treinador. Em março último, quando negociou a renovação de contrato de Sérgio Conceição até junho de 2021, a sociedade convenceu também o seu técnico a aceitar o aumento da sua cláusula de rescisão para os 20 milhões de euros. Se tal fosse necessário, o que não será o caso, Pinto da Costa e seus pares estariam bem escudados para garantir a continuidade do técnico, que, como o próprio presidente tem repetido desde a sua contratação, é o homem certo no lugar certo.
Entretanto o ‘L’Équipe’ avança os nomes de Laurent Blanc - forte opção - assim como Jorge Sampaoli, Rémi Garde e Rudi Garcia como estando na linha da frente para assumir o comando técnico do clube francês.

Equipa especial do MP tem 12 investigações por crimes no futebol. A equipa especial de procuradores do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), criada para investigar crimes ligados ao futebol português, tem 12 inquéritos em curso. A informação e os números de processos são revelados no despacho de acusação do pirata informático Rui Pinto, indiciado por ter espiado o próprio DCIAP. Sete casos nasceram em Lisboa, dois na comarca do Porto, um em Braga, outro em Santa Maria da Feira e há ainda um em Coimbra. O caso dos e-mails do Benfica não consta da lista enumerada, mas o JN avança que o DCIAP já avocou a investigação.
A equipa especial do DCIAP, composta por duas procuradoras e uma procuradora-adjunta, foi criada em abril do ano passado para concentrar ou coordenar todas as investigações sobre crimes praticados nas competições desportivas de futebol.
Um dos inquéritos mais mediáticos que a equipa tem agora em mãos nasceu na 9.ª secção do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa. Trata-se do caso dos e-mails do Benfica, em que o clube da Luz é suspeito de ter criado uma rede de influência para dominar o futebol português.
Segundo o MP, há indícios de que o Benfica está no centro de um esquema organizado de relações com clubes, agentes desportivos e pessoas ligadas a arbitragem. As investigações já levaram a Polícia Judiciária a realizar buscas no Estádio da Luz. A SAD do Benfica não foi constituída arguida. O número de processo: 5340/17.7T9LSB não constará da lista elencada na acusação a Rui Pinto porque a equipa especial terá um papel de coordenação e fiscalização da investigação. Ao inquérito dos e-mails já se juntaram outras investigações autónomas, por existirem conexões de matérias.
Nas investigações reveladas na acusação a Rui Pinto, o primeiro caso citado prende-se com o jogo entre o Feirense e o Rio Ave realizado em fevereiro de 2017. Há suspeitas de corrupção de jogadores, nascidas pouco antes do apito inicial da partida, quando a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa suspendeu as apostas no Placard após ter constatado um volume anormal das mesmas, rondando o meio milhão de euros. Na altura, apenas uma aposta individual ascendia a 50 mil euros. Por isso, as autoridades suspeitaram de que jogadores do Rio Ave tinham sido aliciados para deixar o Feirense ganhar. A equipa da Feira venceu por 2-1.
Outro caso que está diretamente a ser investigado pela equipa especial tem a ver com uma partida entre o Sporting de Braga e o F. C. Porto, em que Luís Gonçalves, diretor-geral dos portistas, terá ameaçado o quarto árbitro. O jogo terminou empatado e Gonçalves terá avisado o árbitro Tiago Antunes de que a sua carreira iria ser curta.
No final da época, Tiago Antunes foi despromovido e, por isso, o MP de Braga abriu um inquérito, requerendo à Federação todos os documentos relativos a esse jogo, assim como as classificações dos árbitros. As suspeitas de que alguém possa ter interferido para que Antunes descesse de divisão levaram a equipa especial a ficar com o inquérito.

5 comentários:

  1. E o toupeiral a dizer por todo o lado que o caso do e-emails já estava julgado! kkkkkkkkkkkkkkkk

    Ainda vai passar muita água por debaixo das pontes, até que o caso seja julgado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenhas dúvidas que vai, e muito bem. Quando o Rui Pintossilgo começar a cantar vai ser lindo de se ver.. e ouvir!!! Os ferrenhos do Sporting Clube do Puârto todos em depressão profunda.. mais uma vez!!

      Eliminar
    2. Basta o LFV alegar amnésia que o casos ficam logo resolvidos.

      Eliminar
  2. Pois vai Calimero...Cashball vai miando enquanto podes...não vas é correr para a academia senão comes por tabela

    ResponderEliminar
  3. O pirata informático do FCP na choldra e a PJ a fazer buscas na casa do Catão, Super-Dragão?
    O cerco começa a apertar. Aos poucos a aliança do crime organizado vai sendo descoberta. Como dizia o responsável pela propaganda e desinformação da Central do Crime Organizado, "o melhor ainda está para vir"!...

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...