13 outubro 2019

Dois jogadores do FC Porto entre os 60 maiores talentos do futebol mundial; "Se os adeptos ou o Benfica não o quiserem..."

Ao final do décimo jogo pelo Benfica, Raúl de Tomás quebrou finalmente o jejum de golos, estreando-se a marcar com a camisola das águias. Braulio Vázquez, que o conhece bem do ano em que o avançado passou no Valladolid (2016/17, no qual marcou 15 golos), onde era diretor desportivo, realça, porém, a sua surpresa por ver tão escassa contabilidade no que diz respeito a tentos por parte do camisola 9 da Luz.
"Marcou ao Zenit, na Liga dos Campeões, mas é estranho ver o Raúl apenas com um golo marcado até esta altura. Acredito que a partir de agora vão surgir muitos mais", sublinha a O Jogo o atual diretor desportivo do Osasuna.
Lembrando que "para um avançado marcar é muito importante, pois reforça os níveis de confiança", o dirigente acredita, por isso, que o tento ao Zenit pode ser fulcral para o ex-Real Madrid, que levou a um investimento de 20 milhões de euros por parte do campeão nacional no último verão.
Do troco pela calendarização, aos suores de Seferovic, as águias começam finalmente a ver o problema das lesões perto do fim, algo para o qual a paragem para as seleções também ajudou.
"Com este golo tira um peso das costas. Conseguiu finalmente marcar e, apesar da derrota do Benfica, fê-lo na Liga dos Campeões, o que motiva ainda mais", sublinha, realçando o percurso goleador do ponta de lança nos últimos anos. "Tem feito sempre golos. Marcou 14 na liga espanhola e o normal é que agora, no campeonato português e numa equipa como o Benfica, possa fazer ainda mais."
Braulio Vázquez considera que o caso de De Tomás "passa mais por uma questão de confiança do que de posicionamento em campo", e deixa uma garantia aos adeptos benfiquistas - "podem estar seguros que vai marcar muitos mais", afiança -, brinca até com as críticas que têm sido lançadas ao jogador, face à sua escassa produção na hora do remate. "Se os adeptos ou o Benfica não o quiserem, então que o deixem regressar a Espanha. Por um bom preço o Osasuna até o compra", atira.

Fábio Silva e Tomás Esteves, ambos do FC Porto, integram a lista dos 60 maiores talentos do futebol mundial nascidos em 2002. Elaborada pelo jornal inglês The Guardian, a "Next Generation" foi criada em 2014 ano em que Rúben Neves, então nos sub-17 do portistas era apontado como um dos futuros craques.
Na notícia daquele jornal inglês, Fábio Silva, o mais jovem de sempre a estrear-se como titular no FC Porto, é definido como um "matador com cara de bebé" cujo visual "inocente" esconde um "avançado muito completo: é versátil, muito hábil e implacável em frente à baliza".
Já sobre o lateral direito, que também convenceu Conceição a integrar o plantel principal, o "The Guardian" recorda que ficou com a "lendária camisola número 2" e descreve-o como "um jogador com uma energia inesgotável". É ainda destacada a "soberba habilidade técnica" e a "inteligência tática" do jovem portista.
A lista completa dos 60 talentos que integram a "Next Generation 2019" é a seguinte:
Adel Belkacem Bouzida (Paradou AC), Zito Luvumbo (Primeiro de Agosto), Bruno Amione (Belgrano), Matías Palacios (San Lorenzo), Alan Velasco (Independiente), Noah Botic (Hoffenheim), Jérémy Doku (Anderlecht), Marco Kana (Anderlecht), Yan Couto (Coritiba), Talles Magno (Vasco da Gama), Reiner (Flamengo), Steve Regis Mvoué (Azur Star de Yaoundé), Camilo Mena (Tigres), Josko Gvardiol (Díanmo Zagreb), Adam Hlozek (Sparta Praga), Mohammed Daramy (Copenhaga), Johan Mina (Emelec), Taylor Harwood-Bellis (Manchester City), Yunus Musah (Valência), Lucien Agoune (Inter), Adil Aouchiche (PSG), Eduardo Camavinga (Rennes), Nianzou Tanguy Kouassi (PSG), Gerginio Rutter (Rennes), Karim Adeyemi (Liefering), Lazar Samardzic (Hertha Berlim), Malik Tillman (Bayern Munique), Ronaldo Shani (Atromitos), Djibril Fandjé Toure (sem clube), Andri Lucas Gudjohnsen (Real Madrid), Riccardo Calafiori (Roma), Sebastiano Esposito (Inter de Milão), Manuel Gasparini (Udinese), Jun Nishikawa (Cerezo Osaka), Luqman Hakim (Programa de desenvolvimento do futebol da Malásia), Efraín Álvarez (La Galaxy), Ryan Gravenberch (Ajax), Mohamed Ihattaren (PSV Eindhoven), Alessandro Burlamaqui (Espanhol), Filip Marchwinski (Lech Poznan), Tomás Esteves (FC Porto), Fábio Silva (FC Porto), Catalin Cirjan (Arsenal), Aaron Hickey (Hearts), Aliou Badara Baldé (Diambars FC), Filip Stevanovic (Partizan), Ansu Fati (Barcelona), Pablo Moreno (Juventus), Pedri (Las Palmas), Germán Valera (Atlético de Madrid), Tim Prica (Malmo), Khasanov Mukhriddin (Parvoz), Suphanat Mueanta (Buriram United), Mustafa Kapi (Galatasaray), Muhammed Emin Sarikaya (Basaksehir), Gianluca Busio (Sporting Kansas City), Giovanni Reyna (Borussia Dortmund), Matías Arezo (River Plate), Juan Manuel Gutiérrez (Danubio) e Jasurbek Jaloliddinov (Bunyodkor).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...