05 julho 2019

Transferência de reforço do Sporting vai acabar na FIFA; O novo alvo do Benfica; Nakajima pode assinar hoje pelo FC Porto; Zé Luís já fez exames e será integrado nas próximas horas

Na Invicta desde quarta-feira, depois de um dia antes se ter despedido dos ex-companheiros do Spartak de Moscovo no estágio que a equipa russa está a realizar na Áustria, Zé Luís deverá ser oficializado durante o dia de hoje como reforço do FC Porto. O avançado, que assinará um contrato válido por quatro temporadas com os azuis e brancos, já efetuou os exames médicos da praxe e tudo aponta para que participe, pelo menos, num dos treinos marcados para hoje (10 e 17 horas) por Sérgio Conceição.
Tendo em conta que está ligeiramente mais adiantado na preparação do que os restantes elementos do plantel dos dragões, uma vez que os moscovitas começaram a trabalhar duas semanas antes, o internacional cabo-verdiano até poderá somar alguns minutos no primeiro teste da pré-temporada, com o Águeda, marcado para amanhã de manhã, no Olival, à porta fechada.
Zé Luís volta a Portugal após quatro épocas de ligação ao Spartak de Moscovo, pelo qual fez 35 golos em 109 jogos. O avançado reencontra Sérgio Conceição, com o qual trabalhou em Braga e que desde a primeira hora o elegeu como o atleta que pretendia para reforçar o ataque do FC Porto.


O FC Porto pode fechar, ainda hoje, a contratação do japonês Shoya Nakajima. O jogador está em Portugal e os representantes do mesmo deslocaram-se à Invicta para resolver de vez o dossiê que se arrasta desde há algumas semanas, mas que só agora, por força da participação do japonês na Copa América, pode concluir-se de vez. O acordo entre as partes é praticamente total e há só um ou outro pormenor para limar durante o dia de hoje. Seguem-se os exames médicos e a apresentação pública do extremo pedido por Sérgio Conceição. Isso pode suceder ainda hoje, garante o jornal O Jogo. E, se assim for, Nakajima até já pode participar no jogo-treino de amanhã, com o Águeda. Caso contrário, a apresentação será adiada e a incorporação do ainda jogador do Al Duhail terá de aguardar por segunda-feira, dia do arranque da segunda semana de preparação.

Ainda por confirmar está o modelo da incorporação de Nakajima. A última informação recolhida pelo diário era a de uma compra de 40% do passe por 12,5 milhões de euros. O empréstimo ficou sempre como solução alternativa, porque a SAD acredita muito na valorização do jogador, que aos 24 anos ainda pode evoluir e atingir patamares superiores. Com experiência na I Liga e um cartão de visita extremamente positivo para apresentar (15 golos e 18 assistências em 42 jogos), Nakajima dispensa tempo de adaptação e isso pesou muito na escolha de Conceição.

O Belenenses SAD vai avançar com uma participação disciplinar na FIFA contra o Internacional de Porto Alegre, devido à transferência de Eduardo para o Sporting. Em causa está, segundo o jornal Record, o facto de o clube brasileiro ter mantido negociações com a SAD verde e branca quando os direitos desportivos e económicos do médio ainda pertenciam ao emblema presidido por Rui Pedro Soares. O contrato de empréstimo de Eduardo ao Belenenses terminava apenas a 30 de junho, ou seja, no último domingo, e era também até essa data que a equipa lisboeta poderia acionar a opção de compra que estava definida na cedência. O Belenenses não o fez e, passadas 24 horas, Eduardo fechava o acordo de transferência para Alvalade, tendo sido confirmado oficialmente apenas no dia seguinte, terça-feira.
Os azuis há muito que estavam a conversar com o Sporting sobre o médio e mantinham, inclusive, a expectativa de receber jogadores dos leões por empréstimo, no âmbito deste compromisso. A verdade é que, perante o impasse que se prolongou pelo mês de junho, o Sporting acabou por acertar a contratação com o Internacional de Porto Alegre, clube que, efetivamente, era o dono do passe.
Consciente de que não tem matéria para envolver o Sporting na participação que pretende enviar para a FIFA, o facto é que o Belenenses não esconde a perplexidade e até a mágoa pelo desfecho do processo. Tanto mais que, escreve o Record, os azuis não têm dúvidas de que Eduardo fez os exames médicos para se tornar reforço do Sporting quando ainda era, para todos os efeitos contratuais, jogador do Belenenses. Mais do que este ‘pormenor’, no entanto, o que a SAD liderada por Rui Pedro Soares quer denunciar, perante a FIFA, é o comportamento do Internacional de Porto Alegre, de alegada má-fé, por ter negociado um jogador que, sendo seu, é certo, naquele momento ainda estava vinculado ao Belenenses, que podia exercer a opção para o manter a título definitivo.

Enner Valencia nos planos do Benfica. Segundo escreve o jornal A Bola, o Benfica está interessado na contratação do internacional equatoriano que já jogou no West Ham e no Everton e agora destaca-se no Tigres, do México.
A notícia já está a ter um grande eco no Equador, onde lembram que o Benfica já tinha estado interessado em Valencia no mês de janeiro mas confrontou-se com exigências altas (15 milhões) e desistiu do negócio. Agora, com os cofres cheios após a transferência de João Félix, o Benfica voltará ao ataque
Aos 29 anos, Enner Valencia perdeu a titularidade no clube mexicano e tem a porta da saída aberta. O Benfica poderá aproveitar.

3 comentários:

  1. Esta "coisa" do nakagima devia ser investigado pela ana gomes. Deviam tb investigar os outros dois que o porto "comprou" ao portimonense no ano passado.

    ResponderEliminar
  2. Um jogador com 29 anos costuma interessar ao porto nunca ao benfica. Será que o porto anda a fazer a tática do costume para poder dizer que roubou um jogador ao benfica?

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...