22 janeiro 2019

Surpresa no onze do FC Porto. Rafa titular no Benfica; Defesa do Sporting a caminho da Turquia; Crimes de Vale e Azevedo no Benfica prescreveram

Bruno Lage promoveu três alterações no onze do Benfica que irá defrontar o FC Porto, para a meia-final da Taça da Liga. Rafa assume o lado esquerdo do ataque em detrimento de Cervi, Svilar ocupa a baliza no lugar de Odysseas Vlachodimos e Seferovic regressa à titularidade, relegando Castillo para o banco de suplentes.
Já nos dragões é Vaná que rende Casillas na baliza e o ataque fica entregue a André Pereira, que conta como jogador formado localmente. O outro será Pepe. 

O Tribunal da Relação de Lisboa declarou como prescritos os crimes de que João Vale e Azevedo estava acusado relativos ao desvio de verbas dos direitos televisivos do Benfica, alegadamente cometidos nos anos de 1998 e 1999 quando era presidente do clube da Luz. Caem assim as acusações dos crimes de peculato e de falsificação de documentos.
O processo tinha o julgamento marcado para 7 de março, mas esta decisão da Relação de Lisboa acaba com a necessidade do julgamento. Os juízes desembargadores responsáveis pelo caso consideram que a prescrição ocorreu em 2018, quando já passavam 18 anos dos factos em causa, segundo o acórdão.
Apesar da prescrição destas acusações, o ex-presidente do Benfica tem ainda uma condenação a dez anos de prisão pendente e um outro julgamento por burlas agendado para março deste ano. O pedido de prescrição tinha sido apresentado pela defesa de Vale e Azevedo em Maio de 2017, mas foi rejeitado em primeira instância. Esta rejeição foi fundamentada com o facto de se terem verificado interrupções e suspensões no decurso do prazo prescricional durante o inquérito que só teve acusação do Ministério Público (MP) em 2013. 
A defesa respondeu a esta rejeição alegando que os autos "não incluem nenhuma suspensão da prescrição. Neles não consta qualquer despacho ou decisão que suspenda os autos. Não houve qualquer motivo para que os mesmos fossem suspensos". A defesa lembrava ainda que a prescrição para os crimes em causa - peculato e falsificação de documentos - é de 10 anos.
Os juízes desembargadores deram razão a Vale e Azevedo ao considerarem: "independentemente das causas de suspensão e interrupção do prazo de prescrição que possam ocorrer, verifica-se a prescrição quando decorrer o prazo normal de prescrição (10 anos), acrescido de metade (5 anos) e do tempo de suspensão (3 anos), ou seja, 18 anos (10+5+3), prazo atingido em maio de 2017. Está, pois, prescrito o procedimento criminal em relação aos factos imputados ao arguido".

Colocado na lista de dispensáveis por parte de Marcel Keizer, o defesa-esquerdo Lumor já viajou para a Turquia e irá ser reforço do Goztepe por empréstimo do Sporting até final da temporada. O antigo jogador do Portimonense, contratado pelo Sporting em janeiro de 2018 por 2,5 milhões de euros, tinha como destino provável o Amiens, de França, mas os turcos terão feito uma investida à última da hora e garantiram o empréstimo do ganês.

2 comentários:

  1. Vale e Azedo"ladrao que rouba a ladrao tem 100 anos de perdão".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes gaylináceos ainda deviam pagar uma indemnização ao Vale e Azevedo.

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...