24 novembro 2018

E-Toupeira: SAD do Benfica 'trama' Paulo Gonçalves; Sporting quer 'emagrecer' 10M€ antes de engordar em janeiro. Wendel pode sair; Rui Vitória não se demite apesar dos constantes lenços brancos

O Benfica garantiu na última quinta-feira o apuramento para os oitavos-de-final da Taça de Portugal, mas a vitória caseira – e, acima de tudo, muito sofrida – sobre um Arouca do segundo escalão do futebol nacional andou longe de deixar os adeptos encarnados satisfeitos. No final do jogo, Rui Vitória acabou por ouvir (tal como os jogadores) assobios das bancadas e o misto com aplausos também não escondeu os lenços brancos a pedir a saída do técnico.
E se, em recente entrevista, Luís Filipe Vieira deixou nas mãos do treinador uma eventual saída, o jornal Record sabe que o ribatejano, de 48 anos, não pondera nesta altura atirar a toalha ao chão e demitir-se, saindo assim pelo seu próprio pé.
De acordo com as informações recolhidas pelo jornal, Vitória acusa por esta altura algum desgaste face a esta resposta dos adeptos. Afinal, se já considerava que equipa técnica e jogadores não mereciam vaias – no sentido em que não houve falta de empenho e tudo foi feito para vencer – na altura em que a equipa esteve quatro jogos consecutivos sem vencer (entre os dois jogos com o Ajax, houve ainda derrotas com Belenenses e Moreirense), mais magoado ficou ao ouvir estes últimos apupos depois de... uma vitória e consequente apuramento na Taça de Portugal.
Na administração da SAD, apurou o jornal, também nada se alterou no que diz respeito a este tema: Vitória tem contrato até 2020 e é para cumprir. "É o homem certo para o projeto do Benfica. Por minha vontade, garanto que será treinador do Benfica até ao fim do contrato. Tem havido muita crítica e ele não merece", atirou Vieira na dita entrevista, passando desta forma a eventual decisão para o técnico, que também já frisara o seu desejo de seguir de águia ao peito: "Nunca daqui quis sair, nem quero." Estas palavras foram ditas antes da derrota com o Moreirense e do empate com o Ajax. Agora, mesmo vencendo, Vitória sentiu contestação, mas segue firme.
Se as partes estão por agora alinhadas no que diz respeito à continuidade, o jornal Record sabe que, tanto Vitória como Vieira apontam a fazer no final da época uma nova avaliação. E aí, tudo pode mudar, apesar de o técnico ter contrato até 2020. Os resultados desportivos terão, naturalmente, peso.

SAD do Benfica isola Paulo Gonçalves. Os representantes da Benfica, SAD na instrução do processo E-Toupeira demarcam-se por completo de qualquer possível ato ilegal que o ex-assessor jurídico Paulo Gonçalves possa ter cometido. Domingos Soares de Oliveira e Nuno Gaioso, administradores da sociedade anónima das águias, foram ouvidos no último dia 19 pela juíza Ana Peres e, nos depoimentos a que o jornal Record teve acesso, deixam bem claro que os responsáveis do clube nada sabiam sobre qualquer dos 79 crimes de que o advogado é acusado – a própria SAD é acusada de 30, sendo um destes corrupção ativa.
Soares de Oliveira revelou "com toda a certeza" nunca ter ouvido falar de qualquer questão relativa a acessos ilegítimos ou outro tema abordado no processo, e insistiu que nenhuma destas questões foi abordada em sede de reunião de conselho de administração de que tenha feito parte. Mais. Vincou que dificilmente algum dos outros administradores teria conhecimento e explicou o porquê: "Qualquer elemento do conselho de administração sabe que eu é que conduzo os processos junto dos vários escritórios de advogados. E qualquer elemento que tivesse conhecimento, por parte de Paulo Gonçalves, relativamente a qualquer matéria que aqui foi abordada, ter-me-ia certamente dado conhecimento. Como isso não aconteceu, acho altamente improvável que alguém tivesse conhecimento de algum facto." O responsável deixou claro que o advogado "tinha autonomia [...] em concreto relativamente a camisolas de jogo". "Não há qualquer registo de quem pede camisolas, porque isso é quase uma relação direta com os atletas e não há qualquer registo sobre quem recebesse as camisolas. Do ponto de vista prático, as camisolas são dos atletas", adicionou, acrescentando que "a regra é controlar a quantidade e não o destinatário": "Se eu pedir 200 bilhetes, claro que perguntarão, mas se pedir seis não vão querer saber para quem são." Os "pedidos exagerados" tinham em Soares de Oliveira a "última palavra". No que diz respeito às presenças de José Silva e Júlio Loureiro em zonas reservadas ao futebol profissional, o CEO da SAD referiu que "era permitido a Paulo Gonçalves receber amigos" nessa zona, ainda que não fosse "normal" que estes ali estacionassem os seus carros.
Já Nuno Gaioso abordou a "relação próxima" de Gonçalves com Vieira e negou taxativamente alguma vez ter ouvido algo sobre os comportamentos atribuídos ao ex-responsável da SAD.

A SAD do Sporting olha já para as necessidades do plantel às ordens de Marcel Keizer em termos de reforços, mas com o equilíbrio financeiro como palavra de ordem para Frederico Varandas. A ideia dos responsáveis leoninos é emagrecer o grupo de forma substancial, não só o plantel principal, mas alguns dos jogadores que antes atuavam na equipa B e agora estão emprestados ou nos sub-23.
Uma análise fria às contas da sociedade, feita por Varandas, João Sampaio e Salgado Zenha, revelou um número muito excessivo de jogadores com contrato, o que redunda numa massa salarial imensa e que a SAD entende poder ser rentabilizada com muito maior qualidade.
Sem contar com o que a SAD poderá arrecadar com as vendas, as ‘gorduras’ encontradas rondam os 10 milhões, um número que se entende poderá ser canalizado para alguns reforços com muito mais rendimento e impacto na equipa agora às ordens de Keizer, com deficiências identificadas.
No fundo, a ideia é simples: tentar emagrecer o plantel principal em cerca de, pelo menos, seis jogadores, olhar a um número semelhante em relação às dezenas de outros que se encontram a contrato, mas que não contam para o futuro e depois então suprir as lacunas identificadas por Keizer.
O técnico holandês já tem uma ideia sobre os jogadores com quem trabalhou nos últimos dias, mas só agora tem o plantel todo à disposição, tendo expressado a Frederico Varandas a vontade de analisar o grupo mais algum tempo, antes de veredictos finais. O comportamento dos jogadores em competição é algo que o treinador só hoje começa a presenciar, pelo que veredictos finais só no final do mês.
Os nomes já avançados pelo jornal Record são hipóteses fortes para sair, ainda que em alguns casos os altos salários auferidos dificultem as intenções do clube de Alvalade. Se na baliza os dois milhões dados por Bruno de Carvalho a Viviano põem o italiano no topo das prioridades em relação à colocação, também jogadores como Castaignos e Petrovic ajudariam muito a aliviar a massa salarial.
Jefferson, Bruno César e Misic são também apontados como hipóteses para sair, ainda que nestes casos esta seja a ideia da SAD mas a aguardar o veredicto final de Marcel Keizer.

Wendel pode sair. Depois há casos mais bicudos, como por exemplo Wendel, um jogador por quem os leões pagaram 8 milhões e que tarda em afirmar-se. Se houver a hipótese de o vender a um grande clube brasileiro que pague uma soma semelhante à que foi dada pelos leões, o brasileiro poderá sair, até porque também ele ganha cerca de um milhão/época. Não existiria, aqui, um grande retorno financeiro, mas uma oportunidade de limitar o risco ao dinheiro já investido e neste momento sem retorno, escreve o diário.

13 comentários:

  1. Vai Chuchas.. mata.. grrrrr grrrrrr

    ResponderEliminar
  2. Vai cartilheiro... Cacareja... Cocococo

    ResponderEliminar
  3. ACERCA DA MENTIRA DO BENFICA SER O CLUBE DO REGIME:
    ALFREDO BARROSO, um dos fundadores do Partido Socialista na clandestinidade e conhecido sportinguista e como tal insuspeito

    Ele disse e passo a citar: (isto aparece numa crónico do Record)
    "E, NO ENTANTO, NOS TEMPOS DA OUTRA SENHORA, O SPORT LISBOA E BENFICA CHEGOU A SER CONSIDERADO COMO UMA REFERÊNCIA DEMOCRÁTICA, UM OÁSIS ONDE COEXISTIAM VOZES DE TODAS AS ORIGENS POLÍTICAS E EM QUE ALGUMAS FIGURAS NOTÓRIAS DA OPOSIÇÃO AO ESTADO NOVO CHEGARAM A SER MEMBROS DOS ÓRGÃOS SOCIAIS DO CLUBE.
    Digo isto com tanto mais admiração e à vontade, quanto é certo que sempre fui adepto do Sporting Clube de Portugal, o qual, pelo contrário, era conhecido pelas suas notórias ligações ao Estado Novo e foi quase sempre dirigido por figuras proeminentes da extrema-direita do regime salazarista."

    Mas continuando, falemos de outro Grande sócio do Sporting Clube de Portugal o senhor VASCO LOURENÇO e grande figura do 25 de Abril.
    Vejamos o que ele disse em 2007 e também para o Record:

    "Os benfiquistas e os portistas
    ainda hoje recordam aquele episódio do Góis Mota que, durante um Atlético-Sporting, entrou no balneário do árbitro com uma pistola para o ameaçar.

    No tempo do Salazar, aí pelos anos 50, o Sporting era o preferido, porque muitas pessoas do regime eram adeptas do clube. Góis Mota, Casal Ribeiro, entre outros. Anos mais tarde, o Belenenses era o clube do regime por causa de Américo Tomás. Mas era injusto dizer-se isso, porque ele era sócio e tentava proteger o clube, mas o Belenenses não usufruía de nenhum benefício.
    FOI MAIS UMA IMAGEM QUE SE CRIOU. O BENFICA SEMPRE FOI O CLUBE DO POVO, E O SPORTING MAIS DE ELITES"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RUI OLIVEIRA E COSTA (conhecido sportinguista):
      'O Benfica não era o clube do Regime'

      Por vezes a desonestidade intelectual é revelada pela falta de decoro em que se comentam umas coisas e se escondem outras.

      Temos no Sporting Presidentes situacionistas como:

      -Salazar Carreira (Inspector Geral dos Desportos que resolvia facilmente qualquer problema relacionado com o SCP)
      -Joaquim Oliveira Duarte (comodoro da Marinha)
      -Ribeiro Ferreira (dirigente da União Nacional)
      -Góis Mota (Comandante da Legião Portuguesa e homem de confiança de Salazar que inclusive pretendeu mostrar que era capaz de superar a PIDE )
      -Cazal Ribeiro (deputado na Assembleia conhecido pelas suas posições irredutíveis.)
      -Viana Rebelo (governador-geral de Angola, vice-chefe do Estado-Maior do Exército, Ministro da Defesa Nacional )
      -Brás Medeiros (administrador do jornal Diário Popular, divulgando o seu simpatismo pelo regime de Salazar)

      Enfim, todos eles escolhidos pelo Conselho Leonino (conselho leonino em que a maioria fugiu para o Brasil no 25 de Abril de 1974) . NO Sporting Clube de Portugal não havia eleições...qual clube democrático qual carapuça!!
      A primeira vez que a selecção jogou num estádio do Sport Lisboa e Benfica foi em 21 de Abril de 1971 !! já Salazar tinha morrido!! já andava em declínio o regime
      e quantos houve nos estádios pertencentes ao Sporting?

      curioso ver tantos militares na direcção do Sporting clube de Portugal e quando começa a Guerra Colonial o Benfica começa a crescer e o Sporting a quebrar...

      Eliminar
    2. O BENFICA, A DEMOCRACIA E O ESTADO NOVO
      Ao contrário do que alguns querem fazer crer, nunca o Benfica foi o clube do regime deposto em 25 de Abril de 1974. Antes pelo contrário. No Benfica já havia democracia quando ela chegou ao País (eram célebres as assembleias gerais e as eleições no Clube) e nele chegaram a lugares de destaque conhecidas figuras da oposição.
      Além disso, o Benfica inaugurou campos a 5 de Outubro e não a 28 de Maio (28 de Maio de 1926, inicio do processo de instalação do Estado Novo), como outros o fizeram!…
      “O Benfica era o clube do Regime”. Este é um dos ataques de que o Benfica continua a ser vítima, relacionando o clube com o Estado Novo, regime que vigorou em Portugal entre 1926 e 1974. Nada mais falso. O Benfica foi mesmo o clube que menos ligações teve com a ditadura e que mais dores de cabeça provocou a Salazar. Embora, nos últimos anos, por via das suas vitórias europeias e de ter Eusébio nas suas fileiras, tivesse dado bastante jeito ao regime, a propósito da sua política ultramarina. O BENFICA NUNCA SE SERVIU DO REGIME (ANTES PELO CONTRÁRIO); O BENFICA FOI APROVEITADO PELO REGIME, DEPOIS DE POR ELE PREJUDICADO AO LONGO DE MUITOS ANOS.
      Eleições democráticas
      Bastará recordar o facto de, num país onde vigorava uma ditadura e onde as eleições não eram livres, o Benfica ser um verdadeiro oásis, com as suas assembleias gerais bem concorridas e democráticas e com as eleições para escolha dos seus dirigentes, sempre muito participadas. AINDA ANTES DE HAVER DEMOCRACIA NO PAÍS JÁ ELA ERA PRATICADA NO BENFICA!

      Eliminar
    3. Presidentes oposicionistas
      As raízes populares do Benfica, que têm a ver com a sua fundação (bem diferente da do Sporting, por exemplo), nunca deixaram de se fazer sentir. E, ao contrário do que se verifica nos outros clubes grandes (Sporting, FC Porto, até Belenenses), os sócios que ascenderam à presidência do clube são de vários extractos sociais, desde um operário (Manuel da Conceição Afonso) a um aristocrata (Duarte Borges Coutinho), um e outro grandes presidentes que passaram pelo Clube. Mais que uma vez teve o Benfica declarados oposicionistas ao antigo Regime como presidentes, casos mais flagrantes do referido Manuel da Conceição Afonso, de Félix Bermudes, do brigadeiro Tamagnini Barbosa E DO CAPITÃO JÚLIO RIBEIRO DA COSTA, QUE NÃO SE QUIS RECANDIDATAR, UMA VEZ QUE RECONHECEU QUE A SUA PRESENÇA À FRENTE DO CLUBE ESTAVA A FAZER COM QUE ESTE FOSSE SERIAMENTE PREJUDICADO PELAS ENTIDADES OFICIAIS.
      Recorde-se que, na altura, a organização desportiva nacional estava fortemente dependente dos organismos oficiais e, nomeadamente, da DIRECÇÃO-GERAL DOS DESPORTOS, NA ÉPOCA, CONHECIDA POR “DIRECÇÃO GERAL DO SPORTING”, tal a força que o clube de Alvalade nela tinha…
      Nela e em várias outras instâncias do anterior regime, como se pode apreciar através da composição do Conselho Leonino à data de 25 de Abril de 1974… Outro exemplo elucidativo da distância que o Benfica mantinha do Estado Novo: o primeiro director do jornal do Benfica, entre 1942 e 1945, foi José Magalhães Godinho, conhecido oposicionista, que chegou mais tarde a presidente da Comissão Central do Clube. Mas o Benfica teve também como dirigentes e sócios de relevo figuras afectas ao antigo Regime.
      No Clube não se faziam descriminações.
      Sem campos de jogos
      Enquanto o Sporting nasceu rico e nunca teve problemas com os seus campos de jogos, em terrenos doados pelos seus aristocráticos fundadores, e o FC Porto foi bastante ajudado na construção dos seus estádios, o Benfica passou por inúmeras dificuldades, saltando de uns pontos para outros da cidade. Teve que deixar o campo em Benfica em 1923 para a construção de uma rua de acesso à antiga Escola do Magistério Primário que só viria a ser uma realidade em… 1992! Foi expropriado do seu campo das Amoreiras para construção do viaduto de acesso à auto-estrada para o Estádio Nacional, tendo então que arrendar o antigo campo do Sporting, no Campo Grande. E só quase 50 anos depois da sua fundação conseguiu

      Eliminar
    4. (e mesmo assim durante muitos anos a título precário) os terrenos na Luz, onde finalmente pode implantar o seu Estádio.
      Uma questão de datas
      Curiosas (e reveladoras!) as datas simbólicas utilizadas pelos clubes. O Estádio das Antas foi inaugurado a 28 de Maio (de 1952), dia comemorativo da revolução que deu origem ao Estado Novo. O antigo campo do Sporting que o Benfica viria a ocupar em 1941 ficava no topo do Campo Grande, então conhecido como Campo 28 de Maio. Não só o Benfica nunca assim o designou (era, simplesmente, o campo do Campo Grande) como o inaugurou a… 5 de Outubro, data comemorativa da implantação da República e bem pouco do agrado do regime que então dirigia o País!
      E ainda…
      Há muitos outros exemplos que refutam claramente eventuais ligações do Benfica ao antigo Regime. Desde as bandeiras do Benfica que substituíram as da antiga União Soviética (proibidas) aquando das manifestações populares que se seguiram à vitória aliada na II Guerra Mundial (1945) à proibição dos jornais falarem nos “vermelhos” quando se referiam ao Benfica, passando a denominá-los “encarnados”. Desde o silenciamento progressivo do antigo hino do Clube, composto por Félix Bermudes em 1929, denominado “Avante pelo Benfica!” ao facto do Estádio da Luz apenas ter sido utilizado pela selecção nacional 17 anos depois da sua inauguração, em 1971, ao invés dos estádios do Sporting, FC Porto e Belenenses, que várias vezes viram neles jogar a selecção nacional. Isso nas décadas de 50 e 60, quando a maioria dos jogadores da selecção era do Benfica! Era esta a “forte influência” do Benfica durante o Estado Novo?
      «Viva o Benfica»… no cinema
      No livro «Vítimas de Salazar», no capítulo referente à Censura (cap. 1, págs. 42 e 43), Irene Pimentel, uma das autoras, conta o que se passou em Portugal aquando da II Guerra Mundial e a forma como a população tentava manifestar o seu apoio aos Aliados. Transcrevemos: “Locais privilegiados de difusão de propaganda foram também as salas de cinema, onde a projecção de documentários sobre a guerra provocava reacções entre os espectadores, que, perante a omnipresença da PVDE [antecessora da PIDE], arranjavam meios subtis de expressão. O refugiado político Karl Retzlaw, que chegou a Portugal no Verão de 1940, relatou uma ida ao cinema, contando que, à entrada e dentro da sala, estavam polícias, prontos a intervir, caso surgissem manifestações do público. Numa ocasião, quando Hitler

      Eliminar
    5. surgiu no écran, o público começou a arrastar os pés, quando surgiu Mussolini, os espectadores tossiram, e quando apareceram os monarcas ingleses, gritaram em uníssono: «Viva o Benfica!», identificando o popular clube de futebol com a Inglaterra.” Mais uma prova de que o Benfica nunca foi o clube do antigo regime, muito antes pelo contrário…


      Eliminar
    6. Grunho, diz me lá durante que anos o Benfica foi relevante na europa?

      Quando ganhou os títulos internacionais? Não foi no tempo da ditadura?

      Lá vem os textos dos blogs...

      Eliminar
    7. Ó GRANDE GEBO
      TOMA NOTA SEU IGNORANTE:

      O SLB FOI A 10 FINAIS EUROPEIAS
      -5 ANTES DO 25 DE ABRIL E
      -5 DEPOIS DO 25 DE ABRIL

      E A GRANDEZA DO SLB É TÃO GRANDE
      QUE JÁ FOI:

      -TRI-FINALISTA (3 vezes seguidas)dos campeões europeus
      coisa que jamais algum clube português conseguirá. JAMAIS

      -BI-CAMPEÃO EUROPEU (2 vezes seguidas)

      -5 VEZES EM 8 ANOS, FINALISTA DOS CAMPEÕES EUROPEUS

      -2 VEZES FINALISTA EM 3 ANOS DOS CAMPEÕES EUROPEUS
      (já nos anos 90)

      -BI FINALISTA DA TAÇA UEFA (2 vezes seguidas)
      e a última vez que uma equipa portuguesa cometeu tal proeza

      VAMOS AGUARDAR QUANDO SERÁ QUE MAIS ALGUMA EQUIPA PORTUGUESA
      VÁ A FINAIS EUROPEIAS

      ATÉ LÁ SEU IGNORANTE REGISTE PARA MEMÓRIA FUTURA

      Eliminar
    8. OH CARTILHEIRO,SÓ PODES SER UMA MÚMIA,CERTO!!!!VENS FALAR DE MEMÓRIAS DOS ANOS 60????NEM O SIMÕES DEVE ESTAR A LEMBRAR DESSES JOGOS!!!!!QUAL É O CLUBE PORTUGUÊS COM MAIS TÍTULOS EUROPEUS???...FC PORTO!!!!!TOMA,EMBRULHA E ENGOLE...AH E TODAS CONQUISTADAS NO TEMPO DA TELEVISÃO COLORIDA!!!!EU VI ESTAS CONQUISTAS...QUE ORGULHO DO MEU PORTO!!!!!E TU????VISTE O CARALHO,SUPONHANDO QUE ÉS UM PUTO NEM O TEU PROGENITOR VIU AS CONQUISTAS EUROOEIAS DO benfica!!!!!!TENHA VERGONHA AO FALAR DE CONQUISTAS EUROPEIAS DOS CLUBES PORTUGUESES!!!!ALEGRES PORQUE O BENFICA FOI A TANTAS FINAIS????...E PERDERAM A ESMAGADORA MAIORIA...MOSTRA A VOSSA AMBIÇÃO!!!!COM TANTA INVEJA AINDA DIRÃO QUE O FC PORTO GANHOU POR CAUSA DO APITO DOURADO!!!!E O benfica QUE ESTÁ METIDO EM TANTA CORRUPÇÃO ACTUALMENTE CONSEGUE A PROEZA DE NA CHAMPIONS...SER O RECORDE DA PIOR EQUIPA PORTUGUESA DE SEMPRE NA CHAMPIONS!!!!PARABÉNS E CONTINUEM COM ESTA PROEZA!!!!!!

      Eliminar
    9. Oh burro e dessas 10 vezes que foi a final, em quais ganhou?

      Não foi no tempo da ditadura e das ajudas de salazar, clube do regime?

      Ou não me digas que, além dessas duas, não foram nas outras 8 levar na peida, como sempre foi depois da ditadura???

      Cartilheiro burro

      Eliminar
    10. Oh cartilheiro, tanto texto para dizer que em dez, levaram 8 vezes na peida?

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...