O papel de Julen Lopetegui como treinador do Real Madrid pode ter os dias contados e tudo devido aos maus resultados da equipa. Na Liga Espanhola, os merengues contam já com 8 jogos disputados e 14 pontos fruto de quatro vitórias, dois empates e duas derrotas - com o Sevilha e o Alavés. Já na Liga dos Campeões, em dois jogos, o Real Madrid tem uma vitória sobre a Roma por 3-0, e uma derrota com o CSKA de Moscovo por 1-0.
Contas feitas, e acrescentando a Supertaça Europeia que a equipa perdeu para o Atlético de Madrid, em onze jogos os merengues perderam quatro, algo que não acontecia desde a longínqua época de 2005/2006. Nessa altura, os maus resultados da equipa levaram Florentino Pérez a demitir-se da presidência do clube, mas desta vez o cargo em risco é o de Julen Lopetegui.
Segundo avança o jornal 'As', o clássico entre o Real Madrid e o Barcelona do próximo dia 28 vai decidir o futuro do treinador espanhol nos merengues. Antes da visita a Camp Nou, a equipa de Lopetegui tem dois jogos a realizar, ambos em casa: frente ao Levante para a 9º jornada do campeonato espanhol e frente ao Plzen para a Liga dos Campeões.
Se o Real Madrid somar duas vitórias nestes dois jogos, a situação de Lopetegui pode melhorar, mas uma derrota em Camp Nou pode deitar tudo a perder para o técnico dos merengues. Já com a intenção de prevenir o pior, os responsáveis madrilenos estão a estudar o sucessor de Lopetegui e Antonio Conte parece ser o escolhido.
Sem clube desde que deixou o comando do Chelsea, o técnico italiano tem sido novamente apontado ao comando do Real Madrid. 'Novamente' porque depois da saída de Zinedine Zidane no final da temporada passada, Conte foi um dos primeiros nomes falados em Espanha.
Além de Conte, na altura foram ainda apontados Allegri, Pochettino e Nagelsmann. Ou seja, Julen Lopetegui não foi a primeira opção de Florentino Pérez e os fracos resultados da equipa merengue podem precipitar a saída do espanhol para dar lugar ao italiano, conhecido pelo 'pulso firme' que implementa no balneário.
O Sporting está a viver um "ano zero". Rui Barreiro compreende o desgosto do universo leonino, após a derrota em Portimão, porém, lembra que, face a tudo o que se passou no final da última época e início desta, este é o chamado "ano zero" para o Sporting.
"Ninguém gosta de perder, muito menos contra o clube que estava em último lugar. Portanto, é óbvio que o universo sportinguista está desgostoso com o resultado. É preciso percebermos as circunstâncias em que nos encontramos, que são difíceis. Já desde o início da época eram difíceis. Felizmente, as coisas não nos têm corrido muito mal, em termos de resultados, mas ontem [domingo] não correram bem", assume o antigo membro do Conselho Leonino, em entrevista à RR.
"Não nos podemos esquecer que este é uma espécie de ano zero para o Sporting, em que as coisas têm de ser agora consolidadas e tem de se permitir que os profissionais trabalhem, só assim será possível nós voltarmos a estar mais competitivos", acrescenta o ex-conselheiro.
José Peseiro tem sido contestado, mas Rui Barreiro não acredita que a solução passe por despedir o técnico, cujo trabalho é "bastante ingrato".
"Acho que os sportinguistas, ao contrário das análises que tenho visto, deviam estar bastante gratos ao José Peseiro. Num momento de extrema dificuldade para o clube e em que dificilmente se conseguiria angariar um treinador da qualidade e currículo do José Peseiro, ele aceitou pegar no Sporting", argumenta o antigo conselheiro leonino.
Rui Barreiro recorda ainda que, na última época, o Sporting ganhou no terreno do Portimonense por 2-1, "com um super Bruno Fernandes".
Este ano, o médio "ainda não atingiu a sua plenitude" e, fazendo uma revista completa à equipa, são percetíveis "as dificuldades todas que o Sporting tem". Desde a defesa, órfã de Mathieu, ao ataque: "Temos o Montero e, depois, se compararmos com os nossos rivais, verificamos que as alternativas da linha da frente não são abundantes".
AS aternativas não são abundantes? A contar são tantas ou mais que as dos outros, a citar, mané, diaby, montero, dost e castainhos. Seja sério na analise.
ResponderEliminarGratos a Peseiro por aceitar pegar no Sporting?
ResponderEliminarTreinador de grande Curriculum?
Este gajo está a treinar a equipa à 3 meses e continuam com o deixem os profissionais fazer o seu trabalho?
Diga um bom momento (5 min que seja) de bom futebol do Sporting, diga um, diga um!?!
Se o Bruninho não se tivesse incompatibilizado com o JJ se calhar não tinhas lá o Peseiro...
EliminarConcordo que este seja o ano zero para o Sporting. Há anos que o é. Porque este deveria ser diferente?
ResponderEliminarMas calma, para o ano é o ano menos um.
Ano Zero ??? Isso são desculpas para poderem errar, ou então só quem não percebe nada disto é que vê assim a situação. Todas as equipas estao sujeitas a modificações no seu plantel. Saíram 3 jogadores titulares e o treinador. Nada que não pudesse ter acontecido mesmo que uns animais não fossem molhar a sopa nos seus jogadores.Há que remodelar o plantel, treinar e jogar. O treinador é o Peseiro como podia ser outro qualquer. Ou há competência ou não. Agora nada de desculpas. Estar a fazer de coitadinhos e desculparem-se com a situação sempre que acontece um mau resultado é tipico de CALIMEROS.
ResponderEliminarO varandas tem de abrir a Pestana, e mandar embora o peseiro. Já passaram 3 meses e o Sporting não tem fio de jogo, não tem uma jogada estudada quer do ponto de vista defensivo quer do ofensivo. A única jogada de laboratório que apresenta ao fim de tanto tempo de trabalho é o lançamento longo lateral para a área adversária (que todas as equipas fazem). É muito pouco para uma equipa que pouco mudou da época passada, na minha opinião acho que até se reforçou com bons jogadores tirando a posição do guarda redes, saiu WC mas ficou com Bataglia e Petrovic e ainda entrou gudelj e saiu o Gelson e entrou Nani , raphinha , jovane etc. Acho que não a desculpas para uma época tão fraca. O novo presidente podia tentar contratar o seu amigo Leonardo jardim que está prestes a ser despedido.
ResponderEliminarSócio número 81132. Saudações leoninas.
qual currículo ?
ResponderEliminarAno zero do Sporting? E eu a pensar que este era o ano -16...
ResponderEliminarPodem haver jogadores simpaticos, treinadores e dirigentes simpaticos...arrogantes ou mal educados. O meu comentário segue para o presidente...que é simpatico, mas tenho a convicção que é inteligente. Há jogadores e treinadores que tem mentalidade e talento para o SCP ... infelizmente entram muitos que não!
ResponderEliminar