A provável transferência de Cristiano Ronaldo para a Juventus pode voltar a dar lucro ao Sporting. O jogador deixou Alvalade em 2003 a troco de 15 milhões de euros, mas a verdade é que, graças ao chamado Mecanismo de Solidariedade, os leões ainda podem beneficiar do negócio e o lucro total ficará muito próximo dos 20 milhões.
Já foi assim em 2009 quando o avançado trocou o Manchester United pelo Real Madrid.
O negócio fez-se por 94 milhões de euros. Na altura, o Sporting relatou ter recebido 2,393 milhões - o Mecanismo de Solidariedade calculava-se de forma distinta da atual.
O negócio fez-se por 94 milhões de euros. Na altura, o Sporting relatou ter recebido 2,393 milhões - o Mecanismo de Solidariedade calculava-se de forma distinta da atual.
Desta feita, as notícias apontam para que a Juventus pague 100 milhões por Ronaldo. Vamos às contas.
O Mecanismo de Solidariedade reserva 5 por cento do valor da transferência para os clubes que formaram o jogador entre os 12 e os 23 anos. Neste caso, haveria cinco milhões de euros para distribuir por esses emblemas.
Ronaldo passou seis temporadas no Sporting. Assim, o Regulamento de Transferências da FIFA prevê que os leões recebam 45 por cento do Mecanismo de Solidariedade, o que equivale a 2,25 por cento de uma futura transferência do internacional português.
Assim, o valor que caberia ao Sporting seria de 2,25 milhões de euros. No total, o Sporting ficaria a lucrar mais de 19,6 milhões de euros com um jogador que deixou Alvalade há 15 anos.
Recorde-se que também o Manchester United e o Nacional lucram caso Ronaldo vá para Turim: os ingleses receberiam neste caso 2,5 milhões, ao passo que os insulares encaixavam 250 mil euros.
Renato Sanches vai ter de participar na pré-temporada do Bayern Munique, sob as ordens de Niko Kovac, mas os responsáveis benfiquistas ainda não perderam a esperança de poder voltar a contar com o médio na próxima temporada. É certo que o treinador fez questão de salientar que "pretende trabalhar" com o jovem de 20 anos, mas não garantiu que este integrará o plantel quando efetuar a triagem final, e é aqui que reina a esperança dos encarnados, escreve o Record.
A isto, junta-se o facto de o próprio jogador já ter manifestado interesse em voltar a casa, o que poderá vir a ser decisivo no desfecho deste dossiê. Rui Vitória tem um lugar reservado para o jogador para a eventualidade de este ficar livre e Luís Filipe Vieira está disposto a um esforço suplementar para suportar o empréstimo.
É importante recordar que, também na época transata, Renato Sanches participou na pré-temporada, tendo sido dispensado e prosseguido a carreira em Inglaterra. Agora, a situação é idêntica, mas se o internacional português for convidado a prosseguir a carreira longe de Munique, será a Lisboa que irá regressar para tentar recuperar a confiança de outros tempos.
A SAD do Sporting e Acuña têm prevista uma reunião para definir o futuro do argentino. O encontro vai ser clarificador quanto ao futuro do argentino, que apesar de não ter rescindido contrato com os leões não tem a sua continuidade no plantel completamente assegurada. O extremo, de 26 anos, tem vários pretendentes e a transferência para outro clube não se encontra descartada.
Recorde-se que o jogador foi um dos principais visados pelos adeptos na bárbara invasão à Academia de Alcochete, já após se ter ‘pegado’ na Madeira com diversos apoiantes dos leões. Por esses mesmos motivos, Acuña pensou em rescindir contrato, mas não avançou.
Héctor Herrera está na cidade do Porto para, ao que sabemos, renovar contrato com o FC Porto. Dois dias depois do afastamento do México do Campeonato do Mundo – após perder nos oitavos de final por 2-0 com o Brasil, na segunda-feira – o capitão portista não seguiu para férias de imediato e, escreve o portal Maisfutebol, está na Invicta, onde irá reunir-se com responsáveis dos azuis e brancos para discutir a extensão do contrato que o liga aos dragões até junho de 2019.
O médio 28 anos foi um dos grandes destaques da seleção azteca no Mundial, tem a expetativa de permanecer nos dragões e a renovação do seu contrato, com um considerável aumento de salário, é uma prioridade para a SAD portista, sendo que a discussão deste dossier havia sido agendada para depois do campeonato do mundo.
De referir que o FC Porto detém 80 por cento do passe do internacional mexicano e a cláusula de rescisão está fixada nos 40 milhões de euros.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Regras dos comentários
O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.
Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.
Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:
- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.
Avisos:
- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;
Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...