04 junho 2018

William pressionado a não rescindir; Castillo está livre para ser oficializado no Benfica; Elsa Judas arrasada no Sporting. "Transforma a MAG numa mesa duma tasca onde se joga a sueca ou a "bisca lambida"?"; Layún pode estar de regresso ao Dragão

Dias Ferreira escreveu uma carta a Elsa Judas, presidente da comissão transitória da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, na qual questiona em que artigo dos estatutos do clube foi criada essa mesma comissão. No mesmo documento, ao qual o jornal Record teve acesso, o notável leonino aborda a situação citando a expressão "mais vale ser rainha uma hora do que duquesa toda a vida".
"Com que direito se arroga V. Exa a destituir ou substituir Jaime Marta Soares na Presidência da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal? Ao abrigo de quê V. Exa se permite convocar assembleias ordinárias e extraordinárias, comuns ou eleitorais? Com que direito V.Exa transforma a Mesa da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal, instituição de utilidade pública, numa mesa duma tasca onde se joga a sueca ou a 'bisca lambida'?", escreve Dias Ferreira.
Por fim, Dias Ferreira acusa Elsa Judas de ser "uma intrusa" na Mesa da Assembleia Geral do Sporting, convidando-a a deixar o cargo e ameaçando processá-la: "V.Exa é uma intrusa na Mesa da Assembleia Geral, num total desrespeito pelos sócios. Reflicta naquilo que está a fazer, e saia com dignidade das funções que está a usurpar. Enquanto é tempo. Não deixarei de a responsabilizar disciplinar e judicialmente pelo seu comportamento".

Leia a carta de Dias Ferreira na íntegra:

"Exma. Senhora 
Drª Elsa Tiago Judas

Datadas de 31 de Maio de 2018, recebi duas convocatórias para duas assembleias gerais: uma para uma "assembleia geral comum ordinária" a realizar em 17 de Junho de 2018, pelas 14 horas, no Pavilhão João Rocha; outra para uma "assembleia geral eleitoral extraordinária" a realizar no dia 21 de Julho de 2018, também para o Pavilhão João Rocha.!

Ambas as convocatórias estão subscritas por V.Exa, que se intitula "Presidente da Comissão Transitória da Mesa da Assembleia Geral". Alarmado com a minha ignorância ou esquecimento no que respeita aos Estatutos do Sporting Clube de Portugal, por poder significar que, sem me aperceber ou dar a perceber, teria sido acometido por alguma doença do foro mental, procurei capítulo por capítulo, secção por secção, artigo por artigo, a previsão da " comissão transitória da mesa da assembleia geral". Não satisfeito, e receando que o meu problema fosse de outro foro que não o mental, perguntei a outras pessoas se sabiam o que era essa comissão transitória. Ninguém me soube explicar o que é, pelo que concluo que foi V. Exa, de acordo com o seu elevado saber jurídico, quem criou a referida comissão, e, por iniciativa sua ou a mando de alguém, assumiu a sua presidência.

Em todo o caso, e para evitar cometer alguma injustiça com a pessoa de V. Exa, que, neste momento, pretende exercer as funções de Presidente da Mesa da Assembleia Geral que, como sabe, nos termos do artigo 54º dos Estatutos, é a entidade mais representativa do clube, quero respeitosa e humildemente, colocar-lhes algumas questões, que espero me responda, não obstante a sua situação transitória, me lembrar D.Luisa de Gusmão - a quem peço desculpa pela comparação - quando disse "mais vale ser rainha uma hora do que duquesa toda a vida"!

Desde já cabe perguntar ao abrigo de que artigo dos estatutos em vigor foi constituída a comissão a que V.Exa diz presidir? Não estando prevista nas competências da Assembleia Geral, do Conselho Directivo, nem do Conselho Fiscal, nem do Conselho Leonino, tenho que concluir que V.Exa, em cumplicidade com o Conselho Directivo, alterou os estatutos, criando um órgão à medida das suas legitimas ambições, mas de forma ilegítima. Isto, porque não cometo a indelicadeza de pensar que V.Exª e quem a apoia em tal desígnio, acha que a referida "comissão transitória" tem por base o número cinco do artigo quarenta e três dos estatutos: "a assembleia geral pode criar comissões para o estudo de qualquer assuntos relevantes para as actividades do clube, constituídas por sócios com capacidade eleitoral activa". Seria ridículo que este fosse o fundamento, mas ainda assim, teria de ser a assembleia geral a criar a comissão. Trata-se de comissões para o estudo de qualquer assuntos relevantes para o clube, como seria o caso, neste momento, de uma comissão de médicos especialistas para analisar a situação do clube!…

Com que direito se arroga V.Exa a destituir ou substituir Jaime Marta Soares na Presidência da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal? Ao abrigo de quê V.Exa se permite convocar assembleias ordinárias e extraordinárias, comuns ou eleitorais? Com que direito V.Exa transforma a Mesa da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal, instituição de utilidade pública, numa mesa duma tasca onde se joga a sueca ou a "bisca lambida"?

Está V.Exa consciente de que nas funções que tomou de assalto deve, apesar desse assalto, ser o primeiro garante do cumprimento dos estatutos? Não sei quantos anos de associada tem V.Exa, mas devia saber desde o primeiro dia, que são deveres de qualquer associado honrar o Clube e defender o seu nome e prestígio e V.Exa não o está a fazer; cumprir pontualmente as disposições dos estatutos e regulamentos do Clube e V.Exa está a colaborar activamente na sua violação; zelar pela coesão interna do clube e V.Exa divide o clube e desrespeita da forma mais grosseira a imposição estatutária de manter impecável comportamento moral e disciplinar de forma a não prejudicar os legítimos interesses do Sporting Clube de Portugal. Ainda que a "transição" fosse de apenas um minuto, jamais se pode admitir que este clube tenha à frente da assembleia geral quem não tem o mínimo de respeito pela vontade dos sócios.

V.Exa é licenciada em direito e advogada. Não pode pois ignorar o que está a fazer. O Sporting Clube de Portugal tem Presidente da Assembleia Geral e Mesa no exercício de funções, como está o Conselho Directivo e uma Comissão de Fiscalização em vez do Conselho Fiscal. V.Exa é uma intrusa na Mesa da Assembleia Geral, num total desrespeito pelos sócios. Reflicta naquilo que está a fazer, e saia com dignidade das funções que está a usurpar. Enquanto é tempo. Não deixarei de a responsabilizar disciplinar e judicialmente pelo seu comportamento.

Não lhe apresento saudações leoninas, porque as mesmas se encontram suspensas.

Dias Ferreira
Sócio nº 2 229"

William Carvalho está a ser pressionado a recuar na intenção de rescindir o vínculo contratual unilateralmente, alegando justa causa. O médio é um dos jogadores que estuda a saída pela mesma via de Rui Patrício e Podence, mas até ao momento ainda não tomou qualquer decisão. Ainda sem saber a intenção do jogador, a verdade é que os leões estão a tentar demover o médio de avançar para a rescisão de contrato (que é válido até 2020), pressionando-o a permanecer em Alvalade. Pere Guardiola, agente de William, manteve o tabu. "Não confirmo nem desminto", referiu o espanhol, lacónico, na passada sexta-feira.
Nos próximos dias, a situação do jogador poderá ficar clarificada, mas segundo o Record, a nível interno acredita-se mesmo que William Carvalho, de 26 anos, terá recuado na ideia de rescindir e que poderá mesmo continuar nos leões na próxima temporada, a menos que surja uma proposta capaz de seduzir a SAD leonina. Por isso, mesmo que o médio recue na sua intenção de abandonar o clube, a sua permanência não é um dado adquirido. Como é perfeitamente normal, o internacional português tem mercado e não são poucos os clubes que, neste momento, estão atentos à situação do médio, cujo valor de mercado já não está tão inflacionado quanto antigamente. Se o Shakhtar de Paulo Fonseca perdeu força – o clube ucraniano contratou Maycon (Corinthians) para o lugar deixado vago por Fred, entretanto transferido para o Manchester United –, o mesmo não se pode dizer do Everton, de Marco Silva, que neste momento surge como grande alternativa ao futuro do internacional português.
Os toffees têm o médio leonino bem referenciado e a verdade é que podem mesmo avançar para a sua contratação no mercado de verão. Marco Silva, como se sabe, é um grande admirador de William, com quem trabalhou no Sporting na temporada 2014/15.
Ficando no plantel, resta ainda perceber a sensibilidade de Bruno de Carvalho para negociar a saída do médio. A cláusula de rescisão do internacional português está fixada nos 45 milhões de euros, mas a SAD aponta a um encaixe de 30 M€. Na temporada passada, o internacional português esteve muito perto de se transferir para o West Ham.

O futuro de Miguel Layún encontra-se num impasse. O Sevilha ainda tem até 30 de junho para acionar a opção de compra do internacional mexicano, mas, de acordo com o jornal “Marca”, essa hipótese é cada vez mais improvável, deixando-o à mercê da vontade do FC Porto. O Expresso de Córdoba tem contrato com os dragões até 2020 e, face à saídas de Ricardo e Diogo Dalot, pode ser uma solução económica para o lado direito da defesa. A decisão está nas mãos de Sérgio Conceição, que certamente será um espectador atento do Mundial, onde Layún tem presença garantida, depois de meio ano de utilização regular no clube da Andaluzia.
Quando rumou ao Ramón Sánchez Pizjuán, Layún fê-lo com a convicção de que não voltaria ao FC Porto. O Sevilha sempre lhe expressara vontade de ficar com ele e de pagar uma das opções de compra fixadas no contrato de empréstimo – quatro milhões até 30 de abril e seis até 30 de junho – e, por isso, o mexicano não se coibiu de manifestar publicamente o desejo de continuar. A indefinição em torno da equipa técnica, porém, levou o lateral a juntar-se à seleção do México sem garantias por parte do emblema de Nervión. E com a chegada do técnico Pablo Machín os objetivos passaram a ser outros.
A possibilidade de regressar ao Dragão é, por isso, uma possibilidade, ainda que a prioridade de Layún passe por continuar a jogar na liga espanhola ou inglesa. O West Ham, do amigo Chicharito, é um dos interessados. Logo, a permanência do Expresso de Córdoba em Portugal, onde até tem residência própria, dependeria de vários fatores. O mais importante seria uma utilização mais regular, uma vez que ao longo das últimas duas temporadas não a logrou. Mas, mesmo assim, Sérgio Conceição nunca escondeu publicamente a admiração pelo lateral de 29 anos.
Alterar a forma de pensar de um jogador sem vontade de regressar não é novo para Sérgio Conceição. O treinador fê-lo na época transata com Aboubakar e com resultados positivos, uma vez que o avançado camaronês foi um dos destaques da equipa, fechando a temporada de 2017/18 com 26 golos marcados. Será que a mesma psicologia resulta com Layún?

Nicolás Castillo já chegou a entendimento com o Pumas, no que diz respeito aos termos da sua desvinculação formal, escreve o Record. Perante este cenário, o avançado fica assim oficialmente livre para poder colocar a sua assinatura no contrato com as águias, que será válido para as próximas cinco temporadas, isto é, até 2023.
O goleador, de 25 anos, chegou a Lisboa no dia 21 de maio e, depois de fazer exames médicos, tinha prevista a apresentação oficial como reforço das águias. No entanto, uma vez que não foi possível acertar a rescisão com o dito emblema mexicano – em causa estava um acerto de verbas, tendo o jogador prescindido de uma fatia do valor que tinha a receber – acabou por juntar-se aos trabalhos da seleção chilena sem ter falado aos adeptos como reforço das águias. Isto, apesar de ter chegado a ser fotografado já com a camisola do Benfica vestida num espaço comercial da Luz.
Por esta altura, a expectativa dos responsáveis encarnados é então de que Castillo possa voltar a Lisboa, depois do último compromisso da sua seleção – no próximo dia 8 defronta a Polónia, em Poznan – para firmar em definitivo o seu vínculo.
Perante as dificuldades na referida desvinculação, o negócio para a Luz chegou a estar tremido e o Pumas continua a não se pronunciar sobre o tema, mas Castillo está pronto para defender as águias, ficando também blindado com uma avultada cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.

2 comentários:

  1. No Sporting, não há nada a debater, a haver irregularidades é denunciar às autoridades e prender quem quer que seja.

    É preciso haver uma limpeza a fundo no Sporting, começou nos 23 elementos da claque detidos e não pode parar por aí.

    ResponderEliminar
  2. 23 bem deditos...prisao corretissima! Ainda falta apanhar alguns . Agora, no Sporting há muito a debater.. .mudar também! Mas vamos começar por fazer uma limpeza no Benfica...que culpa os outros da merda que faz,do que estraga! A instituicao mais corrupta e ladra do desporto!!! E com muita pena é do meu Sporting que se fala. Denunia o teu clube pa.. ..!?

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...