07 março 2018

SAD do Benfica arrisca ser responsabilizada no caso "e-toupeira"; "Descida do Benfica? Só num..."; Os patrocinadores do Benfica e o caso 'e-toupeira'

À margem dos processos judiciais que vão rodeando o Benfica, a Emirates, principal patrocinador dos encarnados, continua a negociar uma possível renovação de contrato. Contactada pelo jornal Record, fonte da empresa dos Emirados Árabes Unidos não deu qualquer posição oficial da companhia relativamente ao processo que levou à detenção de Paulo Gonçalves – e também a outros casos que envolvem direta ou indiretamente o Benfica –, algo que poderá acontecer, todavia, ao longo do dia de hoje.
Para além da Emirates,  o Record contactou os outros dois principais patrocinadores do Benfica, que têm direito, por exemplo, a dar nome a uma bancada no Estádio da Luz: Coca-Cola e Sagres. Márcio Cruz, diretor de comunicação para Portugal da Coca-Cola European-Partners, esclarece que a opção da empresa de refrigerantes é, para já, de recato. "Neste momento não queremos fazer qualquer tipo de comentário. É uma situação que estamos a acompanhar mas, se viermos a tomar alguma posição, será tornada pública a seu tempo", disse. Fonte oficial da Sagres segue a mesma linha: "Não comentamos a questão, que está em averiguações por parte das autoridades. O nosso contrato de patrocínio está em vigor já desde 2003."
Numa altura em que são vários os processos que se abatem em redor dos encarnados, a detenção do assessor jurídico da SAD do emblema da Luz, Paulo Gonçalves, veio mexer ainda mais com o panorama desportivo. O Record procurou obter reações por parte da Federação Portuguesa de Futebol, da Liga de Clubes e também da NOS – principal patrocinador da Liga e também detentor dos direitos de transmissão televisiva dos jogos das águias fora de casa –, mas nenhuma destas entidades mostrou-se disponível para assumir uma posição pública sobre o tema. FPF e Liga mantêm-se, assim, por agora à margem deste assunto, que na prática não tem (até ver) qualquer ligação direta à vertente desportiva. O jornal tentou ainda a dita posição da NOS, mas não possível até à hora de fecho desta edição obter um esclarecimento.

As ondas de choque suscitadas pelos recentes desenvolvimentos do caso "e-toupeira" ainda podem atingir a SAD do Benfica. Caso venha a ser provado o envolvimento da sociedade anónima dos encarnados - da qual o acusado Paulo Gonçalves é assessor jurídico - esta pode ser responsabilizada por cinco dos seis crimes citados no comunicado ontem emitido pela Polícia Judiciária: corrupção ativa, corrupção passiva, acesso ilegítimo, falsidade informática e favorecimento pessoal, pois a violação do segredo de justiça apenas pode ser imputada a pessoas singulares. Contudo, e de acordo com o que está escrito no ponto 6 do artigo 11.º do Código Penal, a responsabilidade da SAD será excluída caso se venha a apurar que o agente (Paulo Gonçalves) "tenha atuado contra ordens expressas de quem de direito".
Caso se chegue a um cenário de responsabilização criminal da sociedade anónima do Benfica, o artigo 90.º do Código Penal prevê diversas penas como multa, admoestação, caução de boa conduta, vigilância judiciária, injunção judiciária e proibição de celebrar contratos. Nesse mesmo artigo também está prevista uma pesada pena que contempla a dissolução da SAD encarnada e a sua consequente "morte", embora este desfecho se assuma como altamente improvável, pois teria de se provar que a sociedade havia sido "criada com a intenção exclusiva ou predominante de praticar crimes", como pode ler-se na alínea F do artigo 90.º.
Outras das penas previstas, como a interdição do exercício de certas atividades ou encerramento do estabelecimento por um período a determinar pelos tribunais, estariam sempre dependentes de uma condenação da sociedade anónima do Benfica ao "pagamento de uma multa superior a 600 dias": cujo valor ascenderia a aproximadamente 62 mil euros.
O caso apresentado ontem ao país continuará a ser investigado pelo Ministério Público, titular da fase de inquérito dos processos-crime. Estas investigações ainda estão em curso e ainda é precoce abordar eventuais punições a nível desportivo para a equipa de futebol do Benfica, sendo certo que, segundo alguns especialistas, apenas no caso limite de ser decretada a dissolução, o Benfica poderia ser afastado das provas profissionais.

Só num contexto grave, o mais grave, é que poderia acontecer a descida de divisão do Benfica. Esta é a explicação de Emanuel Calçada, especialista em direito do desporto, quando confrontado com as eventuais consequências desportivas para as águias do caso que envolve o seu assessor jurídico.
"Seria sempre uma consequência de um conjunto de factos, de prova e de uma condenação de não dúvida. Pode acontecer, em teoria tudo é possível, mas seria sempre num contexto muito grave", refere Calçada, que reforça que "a diferença estaria em saber se a pessoa agiu a título individual ou em favor da empresa à qual tem um vínculo". "A fronteira estará sempre entre o agir sozinho ou o agir em nome de outrém", completa.
Paulo Gonçalves conhece, esta quarta-feira, a medida de coação decretada pelo Magistrado da Instrução Criminal. Todavia, uma vez mais, o contexto, bem como o histórico em casos idênticos, reflete que a decisão passará pelo Termo de Identidade e Residência (TIR).
"Pelo tipo de ilícito em causa, e contexto, parece-nos que o TIR deverá ser adequada a este caso em concreto. Até pelo histórico. Não estamos a falar de crimes de sangue, por exemplo. Não nos parece que o juiz ache o caso tão grave ao ponto de acompanhar um eventual pedido desses por parte do Ministério Público", sustenta o advogado, que apela à "cautela".
"Estamos numa fase inicial, sem julgamento, sem condenação e a presunção de inocência deve ser preservada ao mais alto nível", termina.

27 comentários:

  1. claro que foi a titulo individual...

    tal como o guerra guardava as informações confidenciais só para si que o Horácio Piriquito da Federação Portuguesa de Futebol lhe mandava, o Paulo Gonçalves também guardava só para si apenas para ter leitura enquanto estivesse na casa de banho..

    tão simples como isto.

    os antis vão dizer que eu estou a ser irónico, mas experimentei um geladinho dos vossos na testa e este cena até é porreira, um gajo vai comendo gelando enquanto escorre pela cara sem ter que usar as mãos...

    muito fixe malta!!!

    p.s:

    "CITIUS, ALTIUS, CORRUPTUS

    Passaram 24 horas desde que o braço direito de Luís Filipe Vieira foi preso por suspeita de corromper funcionários judiciais para favorecimento do Benfica e, escandalosamente, ainda ninguém se demitiu. Como é óbvio, refiro-me à demissão de Bruno de Carvalho.

    Este caso é resultado da presença daninha de BdC no futebol português. Até BdC chegar, reinava o fair-play e nunca alguém se lembraria de subornar. Desde que apareceu, isto transformou-se numa latrina.

    Há que continuar a denúncia do repugnante Kim Jong-un de Alvalade. Rua com o Bruno, o malvado que, com o seu Facebook, obrigou os rivais a montarem esquemas corruptos! Queremos o futebol português de volta."

    by: J.D.Quintela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És mesmo anjinho...

      Eliminar
    2. eu sou anjinho, porque vou continuar no céu, chamado de Primeira Liga, tu és um diabinho, vais para o inferno, chamado de Ledman...

      TIC TAC, TIC TAC....

      Eliminar
    3. O inferno do Bruninho chama-se Tanaka.

      Eliminar
  2. como é possível ainda haver quem queira patrocinar este nojo de clube?

    ResponderEliminar
  3. Claro que foi a titulo individual... Nos mail's nem aparece um tal de Sr Vieira na parte CC. Ou será que esse sr não lê os mail's que lhe enviam !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CC pode significar "cum c***lo"... mas inclino-me mais para "cuero um curneto (pede Vieira)".

      Eliminar
  4. O GoeBbels já tinha sido corrido da CMTV, agora foi a vez do Goering ser detido.

    Não falta muito o Adolfo irá ser engaiolado.

    Outras centenas do regime também irão enjaulados.

    ResponderEliminar
  5. Queriam encontrar algo de relevante como cortina de fumo para a corrupção desportiva da camorra da invicta...azar! Continuem a tentar. No entretanto avancam as investigações ao Estoril-gate e aos restantes clubes alvo de tranferências bancarias referidas pelo duck do porco canal...rumo ao 37...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. socio 218219...

      va la malta...faltam só 80 mil papoilas para o Midas cumprir a promessa dos 300 mil sócios....

      estas papoilas sao de ir às lagrimas!!!

      Eliminar
    2. até já escolhem o numero da cela para o Luis Filipe Toupeira :)
      cela 37 parece-me bem.

      Eliminar
    3. Sócio número quê????
      Ahahahah!

      Eliminar
    4. posso assegurar que esse senhor que diz ser o socio nº 218219 está a dizer a verdade.
      é o sócio nº 218219 da porta-18... ele e o amante dele... e moram os 2 à beira do IC-19.
      Dai que... 2 na porta-18 a morar perto do IC19, dá 2-18 2-19. ou seja, sócio 218219...
      não há toupeira que não perceba isto :)

      P.S.-e agora uma adivinha para o sócio que costuma vir aqui falar de Paulinhos... sabes o que é um Paulinho, encornadinho?
      Pergunta ao (Paulinho) Gonçalves!

      Eliminar
  6. Benfica

    Cu Bo Ti Fim de Mundo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nao precisas de ir ate ao fim o mundo.
      basta ires até à e-carregueira

      Eliminar
    2. e-tudo fogo de vista. Em maio os dragartos choram.

      Eliminar
    3. e-pluribus corruptus, em Maio já nem o LFToupeira é presidente do teu clube... espera só mais um bocadinho... para veres a tua SAD e o seu principal responsavel enfiados em merd@, até às orelhas desse narcotraficante das furnas.
      Para começar já se demarcaram do "paulinho" gonçalves, esse fanático adepto do fcp... mais um "infiel" a fazer carreira no e a enterrar o e-carnide.
      agora imagina que alem dos vouchers, dos mails e das toupeiras, ainda há muito mais para ser revelado, investigado e punido.
      imagina só que o LFToupeira até vai saber que foi detido "só pelos jornais"...
      Aí sim, vai ser cá um e-fogo de vista que até acordas pá e-vida...
      até lá, finges que te ris...

      #aCulpaDistoTudoÉ-DoBdC
      #eNãoÉ-Ironia
      #oBuracoDoE-ncornadoAindaMalComeçouAserE-scavado

      Eliminar
  7. A Paulinhada vai acabar com a equipa B.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e a toupeirada vai continuar na Ledman ou vai seguir para o campeonato sub-23, como o Sporting já anunciou e o fcp se fala que vai anunciar tb?
      tas tao doida para vir atacar qualquer coisa que meta o SCP que até falas antes de tempo... e-ncornado!

      Eliminar
  8. O Paulo Pereira Cristóvão também agiu a nível individual. Aí já pôde ser.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ó homem...

      poe nessa cabeça que o PPC agiu em nome do Sporting, em nome do Godinho, em nome de quem tu quiseres, mas mentaliza-te que o sucedido foi denuncia caluniosa...

      falarem do PPC quando esta o maior escandalo da historia do futebol aos olhos de toda a gente é a mesma coisa que durante 15 anos e vieira tirou o poder contra os futuros vale e azevedos quando é esse mesmo"salvador" do monstro do vale e azevedo que vos manchou para sempre o nome carnide como nem o vale e azevedo nas suas maiores trafulhices conseguiria fazer...

      agora meu amigo, eu se fosse a ti treinava para carpideira..

      Eliminar
    2. nao vale a pena.
      eles nunca vao ler a condenação ao PPC. para parecer tudo igual...
      mas compreende-se. sofrem de e-ncornadagem e e-cartilhagem...

      Eliminar
  9. https://www.abola.pt/Nacional/Noticias/Ver/719553

    «LAMENTO VER O NOME DO BENFICA ENVOLVIDO NUMA SITUAÇÃO DESTAS»

    Jaime Antunes considera prematuro fazer juízos de valor acerca da detenção de Paulo Gonçalves, embora reconheça que, na condição de sócio, lamenta «ver o nome do Benfica envolvido numa situação destas».

    «Nesta altura não se pode dizer muita coisa, não se sabe muita coisa. Não faz sentido falar com base em especulações ou em informações pouco claras. É preciso esperar pela audição de Paulo Gonçalves. A partir desse momento… Acontece uma pessoa ser detida para ser ouvida e isso não faz dela culpada ou acusada. É uma situação estranha, mas não passa disso. Logo se verá o que o juiz decide. Como sócio, é óbvio que lamento ver o nome do Benfica envolvido numa situação destas», afirmou a A BOLA.


    -----------------------------------------------------------------------------------


    Este é mais outro vendido aos brindes e vouchers do Alverquense.

    Suíno rua.

    ResponderEliminar
  10. Paulo Gonçalves, vai ficar com termo de identidade e residência, não quer dizer que a situação, não seja grave.
    Os galináceos vão dizer, que se foi TIR, não é grave.

    Viva os corruptos ENCORNADITOS e todos os TOINOS do BOIFICA, que comem gelados com a testa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se é TIR o Luis Filipe Toupeira aplaude.
      De camiões percebe ele :)

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...