09 março 2018

PJ suspeita de mais duas toupeiras do Benfica; Svilar é para emprestar; FC Porto enviou 15 documentos para o DIAP. "Quem não deve não teme"

O Ministério Público confirmou na quarta-feira a instauração de um inquérito à segunda parte do jogo de futebol entre Estoril e FC Porto, disputada em 21 de fevereiro, que resultou de uma queixa anónima recebida pela Procuradoria-Geral da República e entretanto remetida para o DIAP de Lisboa. Esta quinta-feira, Francisco J. Marques, diretor de comunicação do FC Porto, revelou que hoje mesmo a SAD portista enviou para o DIAP de Lisboa 15 documentos que considera suficientes para "o esclarecimento do que aconteceu" na transferência de 784 mil euros do FC Porto para o Estoril.
"Quem não deve não teme. Hoje mesmo foi enviado para o DIAP, em Lisboa, uma exposição a que se juntaram 15 documentos com todo o esclarecimento do que aconteceu. Volto a recordar que a reunião de que falava a notícia d' A Bola não existiu em dia algum. Depois falava em transferência de 730 mil euros como contrapartida pela derrota. Houve de facto uma tranferência de 784 mil euros referente ao pagamento de dívidas vencidas. Na altura essa noticia falava também de um talão de depósito? Onde está esse talão", disse, o diretor portista antes de enumerar os documentos enviados pelo FC Porto ao DIAP.
"Para o DIAP seguiu o contrato do Tozé com o FC Porto, empréstimo e de cedência definitiva; aquisição de Carlos Eduardo e cedência definitiva; o contrato de aquisição de Licá, empréstimo e cedência definitiva. Seguiu também a informação relativa à fatura e todo o seu trajeto, as informações da entrada de dinheiro da receita do Liverpool e de um contrato de direitos televisivos; seguiu também a lista de todas as entidades a quem o FC Porto pagou além do Estoril. E há pagamentos ao America do México, Feirense, Alberto Bueno, que rescindiu; Corinthians, Watford, Gent (Depoitre), Victor Garcia, que também rescindiu e recebeu. Nesse dia, a 14 de fevereiro foram feitos 3,9 milhões de euros em pagamentos. Esses movimentos foram remetidos com as provas de todos pagamentos. Foi tudo enviado para o DIAP e também para a Liga de Clubes".

Svilar deverá ser emprestado na próxima época. Segundo o Record, esta é uma decisão que está neste momento tomada pela SAD benfiquista e tem por base a ideia de será prejudicial para o jovem belga arriscar ter mais uma época – neste caso, 2018/19 – com poucos minutos de competição, numa altura em que tem apenas 18 anos. Na Luz há unanimidade no que diz respeito ao tema: o talento do guarda-redes tem de ser lapidado em competição regular.
De acordo com as informações recolhidas pelo diário, até agora os responsáveis encarnados ainda não informaram formalmente o atleta desta decisão, até porque desejam que este mantenha o foco no que resta disputar do campeonato. Para além disso, Luís Filipe Vieira e seus pares não querem arriscar que o camisola 1 possa vir a desmotivar-se nesta altura, pelo simples facto de saber que poderá ser cedido na próxima época.
No entanto, o Record sabe que não só o empresário do jogador como também outros agentes já foram ativados no sentido de começar a trabalhar este cenário. Neste momento, a possibilidade com mais força passa pelo empréstimo a um clube estrangeiro, onde possam existir (pelo menos, na teoria) garantias de que o Svilar terá minutos com regularidade e assim poderá crescer e ir limando os erros que o levaram a deixar a titularidade, depois de ter rendido Júlio César, a meio de outubro passado.
A ideia de 'libertar' o jovem está naturalmente ligada também à contratação de Vlachodimos, que na próxima época chegará com o intuito de assumir as redes sem contestação. Para além disso, há ainda Bruno Varela, atual titular na baliza benfiquista, estatuto que manterá até final da época. Uma vez que Paulo Lopes deverá terminar a carreira, não está ainda totalmente posta de parte a possibilidade de chegada de um reforço para a posição. No entanto, por esta altura não existem negociações com nenhum alvo nesse sentido.

A Polícia Judiciária suspeita da existência de pelo menos mais duas toupeiras, infiltradas no sistema de justiça, que atuaram no interesse do Benfica. Uma auditoria do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça detetou acessos ao inquérito dos emails, no programa Citius, não só a partir de tribunais do distrito de Braga, de onde são dois oficiais de justiça suspeitos, mas também de tribunais na zona Centro do país, escreve o JN.
Esta será uma das linhas do rumo futuro da investigação, depois de, no fim dos interrogatórios no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, terem sido aplicadas as medidas de coação de prisão preventiva ao funcionário judicial, José Nogueira Silva, e de proibição de contactos do assessor jurídico do Benfica, Paulo Gonçalves, com os demais arguidos na Operação E-Toupeira.
De acordo com informações recolhidas pelo JN, interessará à investigação apurar quem ao certo acedeu a informação em segredo de justiça sem para tal estar legitimado – até porque poderão existir outros circuitos de fuga de informação. Mas os indícios já reunidos são já suficientes para concluir pela existência de um esquema de circulação de informações confidenciais inseridas no sistema informático Citius com origem em José Nogueira Silva e Júlio Loureiro (funcionário do Tribunal de Guimarães) e terminando em Paulo Gonçalves, o que permitiu antecipar as diligências.
Os tribunais a partir dos quais terão sido descobertos acessos ao caso dos emails, pendente no Departamento de Investigação e Ação Penal do Ministério Público de Lisboa, situar-se-ão entre Aveiro e Santarém.
No caso concreto de José Nogueira Silva, foi apurado que terá utilizado as credenciais de acesso da procuradora Ana Paula Vitorino, a coadjuvar Maria José Morgado, procuradora-geral distrital de Lisboa. Em comunicado, a Procuradoria-Geral da República esclareceu que aquela magistrada é “completamente alheia ao sucedido, não é, nem nunca foi, suspeita ou visada na investigação”.
Outra linha da investigação prende-se com o envolvimento e imputação do ilícito de corrupção ativa ao Benfica, enquanto pessoa coletiva. As autoridades creem que, até por força da grande proximidade com o presidente Luís Filipe Vieira, Paulo Gonçalves não atuava por sua exclusiva conta e risco, quer na obtenção de informações confidenciais, quer no pagamento aos funcionários judiciais de contrapartidas como bilhetes para jogos no designado “anel VIP” do Estádio da Luz, camisolas e artigos de merchandising. Recorde-se que, na situação de Nogueira Silva estão em causa também conversas relativas à possível contratação de um sobrinho para trabalhar no Museu Cosme Damião. Contudo, o Benfica garante que tal situação não ocorreu.

17 comentários:

  1. Há um par de dias, o Paulo Gonçalves era o "braço direito" de Luís Filipe Vieira. Passou rapidamente a "assessor jurídico" do Benfica e, agora, já vai em "assalariado" do departamento jurídico. Não tarda, sindicaliza-se e aparece-nos nas manifestações da CGTP a lutar pela semana das 35 horas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vamos ser sérios,

      Paulo Gonçalves apenas fazia uns biscates.

      o gabinete que dizem ele ter na luz, é uma falácia, eu ja la estive e aquilo é apenas uma casota, ok com alguns sacos de cocaina la pelo meio, mas apenas serve para o Paulinho gonçalves arrumar as ferramentas.

      olhaaaaaaaaa o que eu fui dizer...

      "PAULINHO"

      ahahahahah o karma é fodido...

      tanto paulinho para aqui...tanto paulinho para ali...e foi o paulinho deles que os fodeu.....


      ahahahahahahah LINDO!!!!!

      nunca acabem por favor...epa engulam o orgulho, joguem na segunda liga e tentem voltar ao campeonato do grandes, mas pela humilhação, nao acabem com o carnide


      Eliminar
    2. Já vos tenho dito, o PG é o Goering, o nº 2 do Estado Lampiânico.

      O CJ é o Goebbels que já foi corrido da CMTV.

      O Adolfo já todos sabemos quem é.

      falta-nos identificar o Himmler, Hess, Bormann, Speer, Ribbentrop, Heydrich, Keitel, Einchmann, etc

      Eliminar
    3. "Braço direito" é uma invenção da CS. No Benfica ninguém lhe chama ou chamou isso. Ele nem pertence à administração ou aos corpos sociais, por isso nem vincula o Benfica, ao contrário do PPC que vinculava o Sporting.
      É apenas "assessor jurídico" e tem o estatuto de prestador de serviços.
      A única pessoa que podia ser chamada "braço direito, mas não é, é DSO que é o CEO.

      Eliminar
    4. Como? Ahahaha o Paulo Gonçalves deve ser o gajo que faz as pipocas, não vincula o Benfica.

      Eliminar
  2. Este Paulo Gonçalves era ajudante do roupeiro, estão a montar uma cabala para prejudicar o benfica!

    ResponderEliminar
  3. O esforço que um setor da nossa justiça tem feito para condenar o SLB só tem paralelo no esforço que há anos fez para não condenar o FCP.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. temos pena amiguinho...vais jogar para as distritais ainda com mais raiva por nao estar la o fcp...

      em vez de ajudarem a limparem o futebol depois do apito dourado, quiseram o poder para voces e so para voces nao olhando a meios para atingir os fins, agora, com esses meios a virem à tona e a verificarmos que cada um é mais ilicito que o outro....é sempre a desceeeerrrrr!!!!!!

      Eliminar
    2. a justiça pensou assim...

      bem..vamos dar 4 anos aos lampioes, se ganharem os 4 campeonatos entramos em campo e vamos lixá-los por todos os lados...

      no entanto...abriram uma capelina la na PJ e todos os dias rezavam para que alguem do carnide cometesse uma ilegalidade nesses 4 anos, e olha, resultou...

      ah espera, isto foi tudo montado pela PJ para atacar o carnide...

      conseguiram nestes 4 anos, inventar emails de ha 10 anos que as proprias pessoas que os mandaram confirmaram que foram elas proprias, tanto, que algumas ja se demitiram tipo piriquito e outros.

      acorda homem...

      a tua dream team fez asneira e foi descoberta...agora é lidar com a vergonha!!!!!

      Eliminar
    3. Não te esqueças que por essa altura não foi só o fcp a sair ileso, o slb também. Devo recordar-te que o vieira também foi apanhado nas escutas a escolher árbitros.
      FCP e SLB são farinha do mesmo saco

      Eliminar
    4. é verdade anonimo das 11:52

      tens toda a razao!!

      mas isso nao abona muito a favor...

      porque mesmo estando lá escutas do vieira, para ele limpar a cara podia ter tentado nestes anos limpar o futebol nem que seja para limpar a consciência...

      tal como se reparares, os gajos do fcp sao muito mansinhos no que toca a criticar a lampionagem, porque têm pedras no sapato e alguns têm vergonha na cara e sabem o que o próprio clube fez.

      agora imagina o que é um Sportinguista como eu, levantar todos os dias da cama sem um único titulo de campeão, mas completamente de cabeça levantada e a saber que o Presidente que mais os faz espumar, é o Presidente que mais gosto e que quero FOREVER AND EVER no Sporting!!

      sabe tao bem!!

      #zerotitulos100%dignidade

      #cheiosdetitulos100%corruptos

      Eliminar
    5. Anónimo das 11,52, Ainda bem que andas de cabeça levantada com o teu clube que depositou dinheiro na conta de um árbitro e que dispõe de uma base de dados muito engraçada com contactos de árbitros e familares que receberão, certamente, umas chamadas amáveis, provavelmente do chefe ca claque que está registadio na Liga e no cárcere onde malhou com os ossos.

      Eliminar
  4. As toupeiras são assim mesmo... Existe sempre mais de que uma...! Seria interessante ficar a conhecer todas e de todos os tipos. Tranquilo 😕 ou será melhor: "quem não deve não teme". É sempre bom ouvir ou ler pessoas honestas dizer coisas destas... É um verdadeiro espetáculo, mas é no " dever" que está a "coisa" se não fosse assim hoje não seria preciso dar explicações. Não sei não, mas toda esta tranquilidade poderá ser facilmente explicada por algum tipo de... Toupeira? Com tantas e boas toupeiras ainda ninguém conseguiu escapar/fugir à justiça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 6 linhas a dizer zero, bola!!!! é obra!!!!!

      Eliminar
  5. O braço direito do orelhas...desculpa, assessor jurídico....não, assalariado...não, já sei, o Paulo Aldrabão Gonçalves, nem trabalhava no regime, é amante do orelhas...estão agora a inventar que o homem trabalhava no regime só para prejudicar o regime.

    Só digo uma coisa ao estado lampianico...o vosso clube não vai sair ileso, vai ser preciso homens com eles no sitio para o fazer, mas vai ser feito o que tem que ser feito e vocês vão chorar que nem crianças com um "doi-doi". Já disse várias vezes, o vale e azevedo é um menino ao lado do orelhas.

    ResponderEliminar
  6. O CM continua a inventar factos que estarão em segredo de justiça.
    A maioria são factos inventados pelos jornalistas, as escutas nem existem, porque eu não acredito que os investigadores passem informação para a CS quando estão no meio de investigações e podem espantar a caça.
    Imbecis!! Tudo para vender papel!

    ResponderEliminar
  7. VIGILANCIA DA PJ APANHA TOUPEIRA EM ENCONTRO COM VIEIRA (no Estádio das galinhas)

    #ByeByeSadEncornada

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...