08 março 2018

"E-Toupeira? Seria fazer politica de avestruz fazer de conta que não se passa nada. Passa-se e é sério"; Casos do túnel da Luz e da morte de Ficini passaram pelas mãos da juíza que interrogou Paulo Gonçalves

A juíza que proibiu Paulo Gonçalves de contactar com os outros arguidos no 'e-toupeira' já teve em mãos outros processos bem conhecidos a envolver o desporto português. Claúdia Pina foi a responsável pelo despacho do chamado caso do túnel da Luz e mais recentemente do relativo à morte de adepto da Fiorentina afeto ao Sporting ocorrida nas imediações do estádio do Benfica.
A 5 de maio de 2012, Hulk, Helton, Sapunaru, Rodríguez e Fucile ficaram a saber que iriam a julgamento pelas agressões a dois seguranças privados, a 20 de dezembro de 2009, no túnel de acesso aos balneários do Estádio da Luz.
A decisão foi comunicada pela juíza Claúdia Pina, sem a presença dos futebolistas, no 5.º Juízo do Tribunal Criminal de Lisboa, no Campus da Justiça.
Os brasileiros Hulk e Helton, o romeno Sapunaru e os uruguaios Rodríguez e Fucile foram indiciados de agressões aos dois "stewards" em serviço no jogo Benfica-FC Porto, da 14.ª jornada da Liga portuguesa da temporada de 2009/10, que os benfiquistas venceram por 1-0.
Os jogadores acabariam por ser condenados a pagar indemnizações aos stewards que atingiram os 90 mil euros.
Mais recentemente, Cláudia Pina decretou a prisão preventiva para o adepto do Benfica suspeito da morte de Marco Ficini. A vítima, de 41 anos, pertencia à claque da Fiorentina 'O Club Settebello', era adepto do Sporting e morreu após um atropelamento e fuga junto ao Estádio da Luz, na sequência de confrontos ocorridos na madrugada de 22 de abril, horas antes do jogo entre o Sporting e o Benfica, da 30.ª jornada da Liga NOS. Foi libertado no dia 3 deste mês por o processo ainda não ter chegado à fase do debate instrutório, mais de 10 meses depois da detenção.

O antigo dirigente do Benfica José Ribeiro e Castro disse à RR que o Benfica e os benfiquistas não podem esconder a cabeça na areia como a avestruz, "fazendo de conta" que não se passa nada. Poucas horas após terem sido conhecidas as medidas de coação do caso "e-toupeira", Ribeiro e Castro pede "cabeça fria", sublinhando que o que tem vindo a público provoca "erosão" nos pilares da Luz.
"Como benfiquista, interessa-me o bom nome, prestigio e solidez da imagem do Benfica. E estes pilares estão postos em causa? Não, mas convém não abusar", declara, acrescentando que "é evidente" que os pilares do clube "sofrem alguma erosão".
"Seria fazer politica de avestruz fazer de conta que não se passa nada. Passa-se e é sério", sublinha Ribeiro e Castro.
Sem querer responder directamente à questão sobre se Paulo Gonçalves deve afastar-se da estrutura da SAD, o ex-deputado prefere enfatizar a necessidade de proteção do colectivo, em vez do individual e pede "cabeça fria".
"O que temos lido nestes dias não é bom. É importante que a SAD proteja o bom nome do Benfica, que nesta altura está sujeito a algum desgaste. Temos de ter coragem e cabeça fria para enfrentar estes momentos. Do ponto de vista institucional, este momento deve ser encarado com a maior seriedade."
Assim, a saída de Paulo Gonçalves "não é a questão mais relevante" para Ribeiro e Castro, que coloca o enfoque no clube e "na verdade".
"O que me interessa é o Benfica, para além - enquanto cidadão - do esclarecimento da verdade, que, naturalmente, também é importante", declara.
No plano da equipa de futebol, José Ribeiro e Castro diz confiar no profissionalismo dos atletas benfiquistas para ultrapassarem o ruído extra-competição: "Os nossos atletas são profissionais, espero que mantenham o foco. Mas isso não diminui o momento critico que atravessamos. Porém, espero que as questões possam separar-se."

7 comentários:

  1. Agora só falam do e-toupeira e os emails estão esquecidos já não interessam?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. foi o bruno de carvalho que desviou o assunto dos emails!!

      parecia o outro dia...

      Sporting perdeu com o fcp 2-1

      Sporting passou para o 3 lugar

      Sporting afastado na luta pelo titulo.

      mas qual foi o tema de conversa dos programas??

      será que foi a disputa do campeonato a dois(fcp slb)

      será que foi o perigo do slb nao fazer o histórico penta?

      será que o bruno de carvalho falou mais alguma coisa para desviar o assunto??

      será?

      ahhh nao....

      o tema foi o novo futuro treinador para o Sporting!!!!


      é engraçado nao é??

      o bruno calado, a falar, a dizer A ou B ou Z, vestido de verde ou vermelho às bolinhas o estado lampianico descobre sempre um assunto...

      ontem que nao dava jeito ate houve um carro abandonado...

      vejam este verão quantos incêndios houve quando o tema a abordar era o.....carnide!!

      eu não sou de intrigas...mas.....

      Eliminar
  2. "Primeiro, o Benfica; depois a verdade" -Ribeiro e Castro dixit.
    Isto vindo de um ex-deputado, leva, de imediato, a pensar no estado da Nação e, neste, no (pouco) valor da Verdade e da Justiça -primeiro, os compadrios, pois é, senhor doutor?

    ResponderEliminar
  3. Falou o José Ribeiro e Castro da direcção do João Vale e Azevedo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. essa vai ser a melhor da historia do carnide!

      era a mesma coisa que depois do apito dourado, terem despedido o pintinho e elegerem o adepto e socio do fcp o Sr. Luis filipe vieira....

      ou seja, tirar um ladrao, para por la um ladrao/corrupto/cocainado/traficante de influencias/comprador de jogadores/etc etc etc mais valia ficar com o ladrao!!!

      agora, tanto fecharam o carnide com o perigo de entrar um vale e azevedo, que agora vai custar tirar quem é pior ainda que o proprio vale e azevedo!!

      vao ter o que merecem, afundar com o vosse lider fabricado por uma comunicacxao social totalmente subserviente.

      agora, claro, parece o o flautista de hamelin, é a PJ a tocar a flauta e os ratos a irem todos atrás a ver se ainda se safam!!!!

      Eliminar
  4. Parece que também passou pelo apito dourado....

    ResponderEliminar
  5. "Benfica e Sporting estão em segundo e terceiro lugar, respetivamente, da lista dos clubes com mais sócios no mundo.
    De acordo com o jornal espanhol Mundo Deportivo, o Benfica tem 184 mil sócios, enquanto o Sporting tem 160 mil. O clube com mais sócios é o Bayern de Munique, da Alemanha.

    Eis a lista completa:
    1 – Bayern Munique – 290 mil
    2 – Benfica – 184 mil
    3 – Sporting – 160 mil
    4 – Dortmund – 154 mil
    5 – Schalke – 150 mil
    6 – River Plate - 146 mil
    7 – Barcelona – 145 mil

    #300MilOuDemito-me
    #aCulpaÉdoBdC

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...