08 março 2018

E-Toupeira: escutas revelam conspiração contra FC Porto e Sporting; PGR confirma uso de credenciais de magistrada para acesso a processos

A Procuradoria Geral da República confirmou, em comunicado, que foram usadas credenciais de uma magistrada para acesso a processos judiciais, no caso que deu origem à "Operação e-toupeira". O nome da magistrada em causa não é revelado, mas sabe-se que se trata de Ana Paula Vitorino.
O Ministério Público confirma que os factos em causa podem integram crimes de corrupção, peculato, violação do segredo de justiça, favorecimento pessoal, falsidade informática, acesso ilegítimo e burla informática.
Recorde-se que já na quarta-feira fora noticiado que José Nogueira da Silva teria "roubado" as credenciais (username e password) da procuradora Ana Paula Vitorino para ter acesso aos processos que interessavam ao Benfica. As credenciais da assessora da Procuradora Distrital de Lisboa, Maria José Morgado, foram usadas para José Nogueira da Silva " recolher informação sobre os processos judiciais que interessavam ao Benfica".

Leia o comunicado na íntegra:

"Ao abrigo do disposto no art.º 86.º, n.º 13, alínea b) do Código de Processo Penal, e na sequência de notícias vindas a público, a Procuradoria-Geral da República esclarece:

O inquérito dirigido pelo Ministério Público do DIAP de Lisboa tem por objeto factos suscetíveis de integrarem crimes de corrupção, peculato, violação do segredo de justiça, favorecimento pessoal, falsidade informática, acesso ilegítimo e burla informática. Uma das suspeitas que se encontra em investigação é a utilização de credenciais alheias para aceder ao sistema Citius e, desta forma, recolher informação relacionada com processos.

Neste âmbito, apurou-se que foram, designadamente, usadas credenciais informáticas de uma magistrada do Ministério Público que, neste momento, se encontra colocada na coadjuvação da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa.

Tal utilização efetuou-se sem o conhecimento ou consentimento da titular das credenciais, a qual, sendo completamente alheia ao sucedido, não é, nem nunca foi, suspeita ou visada na investigação em curso.

Informa-se, igualmente, que, na sequência das detenções efetuadas, foram, ontem, presentes a primeiro interrogatório judicial dois arguidos. A juíza de Instrução Criminal decidiu aplicar a um dos arguidos a medida de coação de prisão preventiva. O outro ficou sujeito a proibição de contactos com os restantes arguidos.

No total, o inquérito tem cinco arguidos constituídos. Na investigação, o Ministério Público é coadjuvado pela Polícia Judiciária e tem a colaboração do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ). "

Através de escutas telefónicas e vigilâncias, a Polícia Judiciária (PJ) terá intercetado contactos estabelecidos pelos funcionários judiciais arguidos no caso e-Toupeira, em que, alegadamente, conspiravam com Paulo Gonçalves sobre processos relacionados com FC Porto e Sporting, avança o JN.
De acordo com a publicação, em causa estão inquéritos pendentes do Ministério Público, em segredo de justiça, que, a par do caso dos emails, despertavam a atenção do assessor jurídico da SAD do Benfica.
Segundo o JN, o teor das interceções telefónicas e vigilâncias consolidou os dados resultantes de uma auditoria informática levada a cabo pelo Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça: as credenciais da procuradora Ana Paula Vitorino terão sido roubadas por José Silva para ter acesso aos processos que, alegadamente, interessavam a Paulo Gonçalves.

7 comentários:

  1. Entao e sobre o chefe da quadrilha, nada?
    o LFToupeira recebe mails do "paulinho" gonçalves com "conhecimento de" (CC) e a SAD não é arguida?
    Mas estas PGR's e MP's acham que anda tudo a dormir? e-tudo corrupto!

    Tá vista a conivencia com o toupeirense, apanhando a arraia miuda para fazer de bode expiatorio e deixar o tubarao (perdao, a toupeira-mor) à tona...

    pgr's, mp's, Governo (lampiao), Juizes, boifica, tudo o mesmo lixo corrupto com medo de 6M de analfabetos!

    ResponderEliminar
  2. Afinal parece que não é difícil apanhar quem viola o segredo de justiça. Pelo menos alguns.

    ResponderEliminar
  3. Quais são as fontes das escutas telefónicas quando o processo está em segredo de justiça?

    É tanto escuta como àquela que dizia que havia oferta de 2 bilhetes ao ministro Centeno para ajudar resolver um caso de uma dívida de IMI do filho de Vieira ao Estado.
    Afinal:

    1. O filho de Vieira não tem qualquer divida.
    2. É Vieira que tem um CRÉDITO ao ESTADO de 1,6M. A vergonha é tão pouca que depois tentaram colar este crédito ao caso LEX como se agora já não era o Centeno, afinal era o Rangel que a iria resolver a troco de ofertas de um emprego na Fundação Benfica, quando todos os lugares para além de estarem preenchidos nenhum é remunerado.
    Não, afinal era uma oferta de um tacho na Universidade do Benfica, quando não existe nenhuma Universidade do Benfica nem irá existir. Apenas um colégio que até já tem um gestor, o Mil Homens.

    3. O problema do IMI não é resolvido pelo Estado mas pela autarquia.

    4. O problema já estaria resolvido porque era um direito que assistia o filho de Vieira segundo a legislação.

    Havia uma escuta em que tudo era falso? Não havia escuta nenhuma!!!! Tudo inventado pelo CM!
    Esta escuta também não existe!! Se está em segredo de justiça!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. um amontoado de aldrabices e incongruencias, mais palha para enganar a manada e tentar manter iludido o normal asno lapiurso, com esperança de que nada se passe.
      manda mais cartilha dessa para as avestruzes continuarem com as hastes para baixo, tipo alegoria da caverna.
      quando acordarem para a realidade, bem o LFToupeira vai precisar de um novo buraco para se esconder.
      o buraco do cu talvez. ou entao um buraco na carregueira talvez sirva.
      é arguidos disto e daquilo, processos uns atras dos outros, gente detida, mas não se passa nada.
      já avisaram o narco traficante orelhudo que isto "e-tudo uma cavala" (montada em 6M de burros)?

      Eliminar
    2. Será que estes gajos pensam que o benfica e futebol é deles. Fora corruptos, fora vieira e a sua trupe.

      Eliminar
  4. Pergunta ao Rangel encornadito

    ResponderEliminar
  5. Benfica é o nojo do desporto. Já caíram nessa realidade? Nojo. Ganham de forma nojenta. Hajem de forma nojenta. Deturpam a informação de forma nojenta.
    Só mentes nojentas conseguem defender gente nojenta.
    Treta campeões.
    Vergonha e nojo imenso.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...