16 março 2018

Benfica recorre a ex-espião do SIS e informador de Sócrates; V. Setúbal e Portimonense empatam

Acabou empatado o primeiro jogo da jornada 27 da Liga. 1-1 entre Vitória Setúbal e o Portimonense.
André Pereira marcou para a equipa da casa logo no segundo minuto, Dener fez o empate ainda na primeira parte.

Com o objetivo de dar mais músculo ao recém-criado gabinete de crise, o Benfica recorreu ao antigo espião do Serviço de Informações de Segurança (SIS) e secretário de Estado Adjunto de José Sócrates, José Almeida Ribeiro, segundo apurou a VISÃO. Almeida Ribeiro tem sido consultado pelo gabinete coordenado pelo diretor de comunicação do clube da Luz, Luís Bernardo, que também foi assessor do antigo primeiro-ministro socialista, na segunda-feira. À VISÃO, Luís Bernardo admite que Almeida Ribeiro deu aconselhamento ao gabinete de crise, mas diz que o ex-espião participou apenas numa reunião daquela "task force". Por isso, nega "perentoriamente" a existência de qualquer vínculo entre o Benfica e o antigo agente do SIS.
O diretor de comunicação do emblema encarnado confirma ainda que o gabinete de crise já ouviu e continuará a ouvir muitas outras personalidades, especialistas em informação, proteção de dados e pirataria informática (inclusivamente da Google e da Microsoft).
Formado em Filosofia, Almeida Ribeiro, agente das secretas "internas", estudou também Ciência Política e entrou na política pela mão de Manuel Maria Carrilho, tendo sido chefe de gabinete do antigo ministro da Cultura. Depois, já com Sócrates em S. Bento, foi assessor político do primeiro-ministro entre 2005 e 2009.
No segundo mandato do homem que agora é acusado de 31 crimes no âmbito da Operação Marquês, Almeida Ribeiro foi promovido a secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro e quando o PS perdeu as eleições, em 2011, pediu para ingressar no Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED), o ramo das secretas que trata das questões externas, onde esteve poucos meses.
Almeida Ribeiro regressaria ainda à política, desta feita como conselheiro de António José Seguro. No entanto, segundo noticiou o jornal i em 2015, o ex-espião funcionava como "infiltrado" de Sócrates no largo do Rato, uma vez que informava o antigo chefe do Governo de tudo o que se passava nos bastidores socialistas, como viriam a confirmar as escutas da Operação Marquês.
Igualmente chamado para ajudar na gestão da crise - na sequência do anúncio de sábado de Luís Filipe Vieira - foi o ex-governador civil de Lisboa António Galamba, dirigente socialista durante a liderança de Seguro. Luís Bernardo recusa qualquer vínculo permanente do clube ao ex-deputado, mas reconhece a relação com Galamba, "sénior" da consultora WL Partners, empresa detida pelo próprio diretor de comunicação do Benfica.
Nesse gabinete, que reporta diretamente ao presidente das águias sobre as questões relacionadas com os processos que envolvem o clube (como a investigação E-Toupeira ou o processo dos vouchers e dos e-mails) e também os seus dirigentes (como a Operação Lex), estão ainda a trabalhar profissionais de três escritórios de advogados, a Vieira de Almeida & Associados, a Abreu Advogados e a Correia, Seara, Caldas, Simões & Associados (à qual pertence o porta-voz da equipa jurídica do Benfica, João Correia) e mais dois elementos do gabinete de comunicação do clube.
Quem também estará a ganhar protagonismo interno, ao acompanhar todos estes dossiês, é o vice-presidente José Eduardo Moniz, que também receberá regularmente as informações oriundas do grupo de especialistas que procura fazer o controlo de danos à reputação do Benfica.
Até à publicação desta notícia, José Almeida Ribeiro e António Galamba não acederam às várias tentativas de contacto da VISÃO.

5 comentários:

  1. ENCORNADITOS entalados....
    Para salvar os corruptos nada melhor que contactar outro corrupto.

    ResponderEliminar
  2. Não vejo nada de anormal, já há muito tempo que estão habituados a espiar a vida alheia...

    ResponderEliminar
  3. A notícia sobre futebol tem 2 frases.
    O resto do artigo é sobre toupeiras, gabinetes, emails.
    Alguém que avise a Liga que já pode fechar o tasco, em Portugal ninguém quer saber de futebol.

    ResponderEliminar
  4. os infindaveis tentaculos do polvo.
    depois de 1 1º ministro a falar publicamente do "nosso querido clube", depois de uma toupeira a mamar 10 mil euros ao ano (mas claro que não foi para ser corrompido), agora temos um ex-secretario de estado e espiao a trabalhar para o toupeirense.
    isto sim, é estar... #10AnosàFrente
    nitidamente, qualquer clube que se orgulhe de si mesmo, só pode ter inveja do "glorigozo"...
    Não podia começar melhor este gabinete "em crise". Já a paródia, essa, nunca esteve para acabar, nem podia. Com tanto esterco que ainda há por saber, a ETAR de Carnide tem muito que cartilhar para manter as hastes encornadas enfiadas na lama.
    #AvestruzesParodiantes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 10 mil euros/ano?

      Então não eram só bilhetes e camisolas?

      Onde é que isto já vai.

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...