18 fevereiro 2018

'O Jogo' compara BdC a bispo da IURD e dá ainda os exemplos de...Trump e Maduro; Sindicato dos Jornalistas atira-se a BdC. "Revela não conviver bem com a liberdade de imprensa"

Bruno de Carvalho abriu 'guerra' aos jornalistas e recebeu a primeira resposta. O jornal O Jogo, através de uma Nota de Direção, comparou o presidente leonino a Edir Macedo, bispo da IURD e ainda deixou comparações com Donald Trump e Nicolás Maduro...


Entretanto o Sindicato dos Jornalistas teceu duras críticas a Bruno de Carvalho, depois do discurso do presidente do Sporting no final da Assembleia Geral do clube leonino, em que apelou ao boicote aos jornais e às televisões (exceção feita à Sporting TV).
"O Sindicato dos Jornalistas considera que as declarações proferidas, durante a Assembleia Geral do Sporting, por Bruno de Carvalho contra os jornalistas têm um teor claramente antidemocrático e insta a comunicação social portuguesa a adotar uma resposta coletiva", começa por assinalar o comunicado, em jeito de apelo. "Após as declarações de Bruno de Carvalho, alguns jornalistas foram ameaçados e agredidos por adeptos do Sporting. Não é a primeira vez que Bruno de Carvalho revela não conviver bem com a comunicação social e, consequentemente, com a liberdade de imprensa, pilar fundamental de uma democracia", prossegue o Sindicato, que promete "analisar judicialmente" o teor das declarações do dirigente máximo leonino e pedir "reuniões urgentes com as principais forças de segurança, no sentido de assegurar a proteção dos jornalistas".
O organismo refere ainda que contactará "com caráter urgência" a a tutela do Desporto, a Liga e a Federação, assim como a tutela da Comunicação Social e a Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

Leia o comunicado do Sindicato dos Jornalistas na íntegra:

"SJ apela a resposta coletiva da comunicação social às declarações antidemocráticas de Bruno de Carvalho

As palavras proferidas pelo presidente do Sporting representam uma tentativa de limitar a liberdade de imprensa e de condicionar o trabalho dos jornalistas.

O Sindicato Jornalistas (SJ) considera que as declarações proferidas, durante a Assembleia Geral do Sporting, por Bruno de Carvalho contra os jornalistas têm um teor claramente antidemocrático e insta a comunicação social portuguesa a adotar uma resposta coletiva.

O dirigente do clube de Alvalade apelou aos adeptos para deixarem de comprar jornais e de ver os canais de televisão portugueses (exceto a Sporting TV). Após as declarações de Bruno de Carvalho, alguns jornalistas foram ameaçados e agredidos por adeptos do Sporting.
Não é a primeira vez que Bruno de Carvalho revela não conviver bem com a comunicação social e, consequentemente, com a liberdade de imprensa, pilar fundamental de uma democracia.

Num país onde o futebol tem uma presença relevante e constante, os dirigentes desportivos têm uma grande responsabilidade em garantir que o desporto contribui para o bem-estar social e não alimenta climas de ódio e perseguição.

Nesse sentido, o SJ vai avaliar judicialmente o teor das declarações do presidente do Sporting, impróprias de um cidadão de um país democrático, e pedir reuniões urgentes com as principais forças de segurança, no sentido de assegurar a proteção dos jornalistas que cumprem o papel que lhes cabe: informar a sociedade.

As palavras proferidas por Bruno de Carvalho - pelo impacto que poderão ter - representam uma tentativa de limitar a liberdade de imprensa e de condicionar o trabalho dos jornalistas.

Por isso, o SJ considera fundamental que as direções dos órgãos de comunicação social - não apenas dos diretamente visados nas declarações do presidente do Sporting, mas de todos, porque hoje são uns e amanhã serão outros - adotem uma resposta firme e coletiva perante as afirmações do presidente do Sporting.

O SJ dará todo o apoio às eventuais medidas coletivas de defesa e proteção dos jornalistas e dos projetos editoriais que vierem a tomar.

Da sua parte, o SJ contactará, com caráter de urgência, com todas as entidades com responsabilidades na matéria em apreço, incluindo a tutela do Desporto, a Liga e a Federação respetivas, bem como a tutela da Comunicação Social e a Entidade Reguladora para a Comunicação Social."

38 comentários:

  1. Se se preocupassem em serem isentos não precisavam de tomar medidas nenhumas. Ide perguntar ao i porquepublicou uma montagem de Bruno/Trump. Ide ao CM perguntar quem porque publicaram mentiras sobre dívidas e afirmações de empresários e ex-dirigentes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Portanto, concorda e vai seguir as recomendações do seu líder? Os jornais são um negócio e querem vender, bem sabemos que os há sérios e pouco sérios. O CM, que também está censurado pelo Bruno, foi o único que veio falar de jogos comprados pelo SLB. No entanto, Bruno repete essa mentira a toda a hora. Onde é que a leu? Façam como eu digo, não como eu faço, parece ser o lema do BdC.

      Eliminar
    2. Ou perguntar à TSF porque, substitui o símbolo do leão por um lagarto, no seu podcast na net; ou à TVI porque "apaga" o símbolo do SCP das toucas dos nossos nadadores: ou perguntar ao Chefe de Redacção do Jogo porque compara, no seu editorial, BdC a Edir Macedo, Trump e Nicolas Maduro; ou porque um reporter da Sport TV nos chama de filhos da puta em directo.

      Eliminar
    3. Das primeiras duas não posso falar porque não tenho conhecimento de causa. Quanto às comparações do jogo, é fácil: fá-las porque fazem todo o sentido. Quem proferiu declarações em tudo semelhantes às desses personagens foi BdC.

      Eliminar
    4. Quem defenda de qualquer maneira estas declarações e posicionamento de BdC não passa de um energúmeno.

      Eliminar
    5. No entender dos jornalistas somos obrigados a consumir as barbaridades que eles publicam.

      Eliminar
    6. Mas está tudo doido? Liberdade de imprensa é um pilar da democracia. Vejo muito desviar para o que vos interessa, mas ainda não vi ninguém a defender as ideias de BdC. Nem o Brunista mais ferrenho consegue o contorcionismo que isso exige. É bom sinal, há esperança para o sportinguismo.

      Eliminar
    7. O jogo não faz outra coisa do que escrever mal do SPORTING. Tenham vergonha na cara. Existe um mail onde jornaleiros de todos os jornais desportivos, radio e algumas televisão se venderam ao Benfica. So no jogo estavam lá 3. O jogo não é insetos, qualquer pessoa inteligente sabe disso. Muito bem BDC, tarda por tardia as suas palavras. Para mim, espero que esqueçam o SPORTING. Hipócritas!

      Eliminar
  2. visto na net:

    ""bem visto.

    isto está feito
    para eles ou para os calimeros

    para o slb nem pensar
    o fontelas/proença não querem

    com verdade desportiva o slb comandava
    o campeonato

    nas antas filipe aos oito minutos
    era expulso em todos os campeonatos
    do planeta terra,
    pela violenta agressão ao jonas

    contra dez o benfica provavelmente teria ganho

    contra os calimeros
    se tivessem marcado os três penaltis
    certamente os calimeros teriam sido goleados

    e o slb teria mais 2+2 pontos
    e o fcp menos 1 ponto
    e os calimeros menos 1 ponto

    se soares dias
    voltar a pintar o fcp ou o slb
    fontelas está claramente a
    colaborar com a FRAUDE

    este campeonato está a ser UMA FRAUDE

    AINDA ONTEM HOUVE FRAUDE NA LUZ
    O TIPO ENTROU COM A ENCOMENDA FEITA
    PARA SOMAR À ENCOMENDA QUE TEVE
    COMO VERDEOARBITRO
    NO SLB(roubado em tres penaltis) X SCP

    só não vê quem não quer""

    QUANTO AO ""DITADOR DO PENICO""
    O DITADOR ESTÁ A TRANSFORMAR AQUILO
    EM COREIA DE PARTIDO ÚNICO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com verdade desportiva, o Porto já estava lançado para vencer o campeonato.
      Benfica? Expulsão?
      Estás a falar do pênalti não marcado e expulsão do Luisão que não aconteceu? Ou do golo mal anulado no fora de jogo inexistente?
      E do pênalti sobre o danilo contra o aves que não é marcado?
      Ou o pênalti sobre o Felipe, que afinal também leva cacetada, em Moreira de cônegos?
      E toda já uma quantidade de pênaltis não assinalados e erros que não foram assinalados?
      Eu sei é mais fácil ver os erros dos outros, e admito já que Felipe podia levar mais amarelos e ser expulso, assim como há um pênalti a marcar contra o Porto no belenenses, mas comparado com o resto? Bem é só analisar com olhos de ver...

      Eliminar
    2. Nem você acredita nisso...

      Eliminar
  3. Grande Kim Jon-Bruno/Bruno Trump acabou de ter uma vitória e já deu cabo dela! É por isto que tanto benfiquistas como portistas estavam a rezar para que ele continua-se no zmerding, perceberam, agora, lagartos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o que os Sportinguistas já perceberam e demonstraram-no ontem é que acabou a "mansidão" com tudo o que mexe contra o Sporting.
      Temos pena.
      Gozaram durante anos, fizeram tudo para que só 2 clubes pudessem ganhar neste país, agora preparem-se para colher o que andaram a semear.
      Este país não respeita nem se dá ao respeito. Sejam politicos, jornalistas, dirigentes federativos ou de orgaos da liga. Portanto, respeito por todos vocês, zero!
      No tempo dos Godinhos é que a festa era boa. Faziam o que queriam com o Sporting e ninguem da direcção do clube fazia nada.
      Agora ficaram todos assanhados porque estão mais perto de comer no lombo ou de perder audiencias e irem onde lhes dói mais que é no bolso?
      Temos pena!
      Habituem-se. E preparem-se para o pior, que é começarem a levar na boca, como outros já levaram no relvado das Antas (em directo) ou a correrem o risco de vos entrar um very-light pelo focinho.
      Chegou a hora pela qual muitos Sportinguistas ansiavam há muito.
      Ir-vos ao bolso e aos cornos. A ditadura bipolar slb/fcp tem finalmente alguem que lhes faz frente, como nunca ninguem fez no Sporting.
      Isso é que os Sportinguistas perceberam, percebeste, boneco?

      Eliminar
    2. É isto.
      O tempo do clube simpático, dos frouxos, dos coitados e do quase está a acabar.
      Um clube que não se dava ao respeito e faziam tudo o que queriam com ele. Agora não têm desculpa por continuarem a hostilizar os adeptos e o clube com noticias falsas, com insinuações caluniosas, com falta de brio profissional. Agora e se levarem nas trombas não podem dizer que não foram avisados. Jornalista não serve para perseguir e meus amigos, continuem a atiçar o leão, continuem a pensar que é um gatinho, que quando eles vos arrancar um braço não vão faltar carpideiras na CS...
      Esse dia está mais próximo do que vocês imaginam.
      Os assuntos sérios e que merecem investigação vocês não se metem, fazem uma espécie de investigação superficial pouco duradoura no tempo pois comem de lá. Agora arranjaram uma guerra e pode ser que aprendam da pior forma...
      É um apelo e não um aviso.

      Eliminar
  4. Deixai de ser carneiros, estais mesmo ceguinhos pelo Bruninho, ele que já vos deu tantas vitorias com equipas de milhões, gastando dinheiro como nunca e Perdendo como semoee, siga a festa!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e eu a pensar que carneiros eram aqueles que compravam jornais onde escrevem aziados avençados pelo teu clube, ou aqueles que papam programas com gosmas da silva, calados, delgados ou anafados guerra...
      estamos ceguinhos por quem vos mete o dedo no buraco traseiro até ao pescoço, mas tu estás de olho bem aberto para um escroque da sociedade que andou a festejar titulos de outro clube na tribuna dajantas?
      siga mesmo, mémé!!!

      Eliminar
  5. este campeonato está a ser uma fraude sim!
    como os anteriores foram...
    mas este mais ainda, porque o teu clube, perante a fraude dos campeonatos anteriores, nem devia lá andar.
    tal como outro que há uns anos devia ter descido, como vcs diziam (e com razão).
    pergunta inocente: o khadafi era coreano?

    ResponderEliminar
  6. Pois o sindicato dos jornalista que façam um histórico a ver onde na realidade os jornalistas levaram e bem no lombo.
    Não precisam de ir muitos atrás para verificar onde aconteceu.

    Pois o sindicato dos jornalistas que digam aos jornalistas para o serem em vez de serem uns avençados e na maioria dos casos anti Sporting primários.

    Quanto ao Presidente do Sporting ser um bispo de uma qualquer igreja, bem, a memória é selectiva e curta pois o Presidente do Sporting ainda não começou a dar conselhos matrimoniais nem tão pouco começou a ordenar padres.

    Será que esta gentinha nunca ouviu ou leu aquelas celebres frases do eu quero ver lisboa a arder??
    Será?
    Será que nunca ouviram ou leram uma treta qualquer do ou nos respeitam ou não há gente nos estádios??
    Será?

    Será que nunca viram simbolos de um clube adulterados e mesmo apagados como por exemplo da touca de um atleta do Sporting ?

    Nunca ouviram falar da cartilha ??

    Será que o sindicato não se preocupa quando os tais ditos jornalistas são apanhados a mentir ou a inventar factos sobre o Sporting??

    Não se chateam quando semana sim, semana sim o código deontologigo é atropelado por esses tais jornalistas.

    Andam distraidos ou são coniventes com tudo o que se anda a passar?

    Estão como os outros que ameaçam greve mas fazer só a fizeram por duas vezes ao SPorting.

    E isto nem um quinto é do esses "jornalistas" fizeram e andam a fazer ao SPorting Clube de Portugal.

    ResponderEliminar
  7. https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1333283030105617&id=779182182182374

    Ontem durante o Benfica - Boavista, os adeptos do Benfica começaram a imitar o BdC, começaram logo a agredir jornalistas!! Copiam em tudo!!!

    ResponderEliminar
  8. Sportinguistas a abrir o terceiro olho e o Bruno a entrar em força

    ResponderEliminar
  9. esse jornal da controlo investe tem uma coluna não assinada onde já escreveu que o presidente do sporting é paneleiro e ladrão.

    ResponderEliminar
  10. Força Bruno estamos contigo...
    RUMO AO PENTA!

    ResponderEliminar
  11. Avençados, paus mandados e Hipócritas .

    Pinto da Costa não gosta d pergunta e empurra jornalista !!
    https://www.youtube.com/watch?v=-dxsnYtjaoc

    Agressões de adeptos do Benfica a um jornalista
    https://www.youtube.com/watch?v=MQTvZAO82Jc

    E bastaria pesquisar ou seguir os links para serem carradas de videos.

    Hipócritas e cobardes !

    ResponderEliminar
  12. O Sindicato de jornalistas fala em liberdade, será que eu não posso livremente optar por não comprar jornais onde opiniões são confundidas com factos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confundir opiniões com factos é o hobby favorito do BdC, mas nesse caso não há problema. Não sei o que fazem aqui estes lagartos, a desobedecer ao ditador que lá puseram. Só podem ver Sporting tv e ler os blogues brunistas (não confundir com sportinguistas, esses são do inimigo).

      Eliminar
    2. Que jornal costumas comprar só para minha informação?

      Eliminar
    3. Eu sou livre de comprar aqueles que me apetecer. Não sou sportinguista.

      Eliminar
  13. Os jornalistas podem ser livres e dizer o que lhes apetece.....ja os outros nao podm ser livres e dizer o que lhes apetece...

    Basta este exemplo simples...

    O bruno inflama...a imprensa nao inflama nada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És burro como uma porta. Nem escrever sabes, isso é algum exemplo? Contorce-te para aí a tentar justificar este espécime que faz do teu clube uma piada.

      Eliminar
    2. Deves trabalhar na imprensa....ou entao es um tentaculo do polvo...
      Claro que defendes a imprensa,porque sera?!
      Mete vaselina que doi menos

      Eliminar
    3. Eu defendo a imprensa, porque será? Será que é porque sou inteligente, e, como tal, considero que a imprensa deve ser livre? Quem não defende a imprensa é anti-democrático. Você é fascista?

      Eliminar
  14. Carrega Bruninho, contra os jornais marchar marchar.

    ResponderEliminar
  15. O proletariado venceu a nobreza.

    ResponderEliminar
  16. O pasquim o jogo contra o clube aliado
    Ou o princípio do fim de uma conveniente amizade.

    ResponderEliminar
  17. o jogo que lembre os seus leitores quem e o especialista em aconselhamento matrimonial e quem é que ordena padres e manda rezar missas.
    o fruteiro nem adversários permite ter. tem uma pocilga a boiar em democracia à cubana onde nem candidatos há. fazem eleições há 35 anos para fazer de conta, porque já se sabe que ninguem ousa concorrer contra o padrinho.
    O padrinho 2, esse, muda estatutos para se eternizar no poder.
    Mas esses nao sao Khadafis nem Hitlers. Lá agora. Só matam dirigentes nas instalações do clube (Mesquita Alves) ou protegem assassinos condenados por ou aguardar julgamento por homicidio (NeNucos).

    Agora admirem-se as prostitutas do Jogo de começarem a levar na boca por cada noticia provocatoria e insultuosa destas.
    É que só estão a pedir. E claro que vão ter mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui que ele é tão mau atrás do teclado. Cresce e aparece, garoto.

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...