03 dezembro 2017

Paulo Futre arrasa VAR em Portugal. "Para eles não existe lógica e 2+2 pode ser três ou cinco"; Rui Patrício perto de fazer história

Onze anos após a estreia, a 19 de novembro de 2006, Rui Patrício prepara-se para reforçar o lugar na história do Sporting. O guarda-redes, de 29 anos, vai cumprir em Barcelona o jogo nº 433 de leão ao peito e, com isso, igualar Manuel Fernandes, símbolo vivo do clube, na terceira posição da lista dos jogadores que mais vezes vestiram a camisola verde e branca.
A subida ao pódio, para consumar terça-feira em Camp Nou e legitimar no dia 9 no Estádio do Bessa, é o prólogo de um passo de gigante há muito ‘reservado’ ao futuro de Patrício.
Depois de se distanciar de Manuel Fernandes, o que acontecerá na próxima jornada da Liga, contra o Boavista, o leiriense terá pela frente apenas dois nomes e a certeza de que, salvo enorme contratempo, acabará a época na 2ª posição da hierarquia, hoje na posse de Vítor Damas, já à espreita da 1ª, ocupada por Hilário da Conceição. O Marrazes ficará a escassos 11 jogos de Damas (444), talvez o maior ídolo da baliza do Sporting, e a 42 de Hilário (475), um defesa exemplo de dedicação. Dois ‘monstros’ cuja herança apenas realça a dimensão do feito de Patrício.
Com contrato até 2022, o capitão de equipa chegou a Alvalade em 1999/2000. Nos seniores, venceu duas Taças de Portugal (2007/08 e 2014/15) e duas Supertaças (2008 e 2015), tendo atingido o auge da carreira com a conquista do Euro’2016, na Seleção Nacional. A caminho de se tornar o futebolista com mais jogos pelo Sporting, Patrício persegue o objetivo máximo de se sagrar campeão nacional. Duas metas que até podem coincidir no tempo. ‘Basta’ que os leões garantam o título em 2017/18 e Patrício comece a nova temporada no clube de sempre.

Paulo Futre, o seu artigo de opinião no jornal Record, arrasa por completo o VAR...em Portugal. Para o antigo internacional português "estes VAR portugueses já demonstraram que tudo pode acontecer".

Pessoalmente, confiava cegamente que o VAR ia ser uma mais-valia em todos os aspetos. Mas depois de ver erros anormais e inexplicáveis praticamente em todas as jornadas desde que começou o campeonato português, a minha deceção é brutal. Deixei de acreditar nos VAR portugueses, mas não no VAR. Depois de ver o entusiasmo dos espanhóis nos últimos dias, ainda mais acredito no vídeo-árbitro. Como conheço bem a mentalidade do povo espanhol e o orgulho que têm na sua liga, juntamente com os muitos milhões de euros que entram nos clubes através da publicidade e da venda dos direitos televisivos, sei que os árbitros não podem brincar às imagens como os miúdos brincam às escondidas, fazer o ridículo e desprestigiar a melhor liga do planeta. Não acredito que um árbitro espanhol que esteja no VAR na próxima época a ver as mesmas imagens que estão a ver milhões de pessoas em todo Mundo, tenha a coragem de não avisar o juiz de campo para rever uma jogada polémica, porque corre o risco de não apitar mais. Vários jornalistas espanhóis ligaram-me depois do jogo no Mestalla para saberem a minha opinião sobre o VAR em Portugal. Não podia mentir. Na quinta-feira, escrevi estas linhas no meu espaço no diário ‘Marca’, ‘Los toques de Futre’:

"No dia 6 de agosto de 2017 arrancou o primeiro campeonato do meu país com o vídeo-árbitro e foi um dia histórico para a Liga portuguesa. Já passaram vários meses nesta primeira fase de adaptação ao VAR e houve mais coisas más do que boas. A melhor, sem dúvida alguma, foi o suspense que nasce no adepto quando o árbitro revê alguma jogada polémica por indicação do VAR. Aqueles momentos são como estar a ver os últimos segundos de um bom filme e que o final pode acabar da maneira que menos esperas. Porque estes VAR portugueses já demonstraram que tudo pode acontecer. Se na imagem que eles estão a analisar aparece 2+2, todo o país que está a ver a mesma imagem naquele momento vai dizer que são quatro. Mas para eles não existe lógica e 2+2 pode ser três ou cinco. Mas aqueles segundos de suspense são maravilhosos..."

17 comentários:

  1. Oh Futre assim não. É este tipo de opiniões que desprestigia os árbitros portugueses. Claramente não estás a contribuir para a pacíficacao do futebol português

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O futre cada vez mais decepciona, um artigo todo á volta de uma ferramenta que não passa disso, uma ferramenta.

      O problema não é o VAR, são os árbitros, têm tudo para poder decidir bem mas escolhem decidir mal, seja por pressões, rabo preso ou pura incompetência, e isso nem com imagens de satélite e sensores por todo o lado. Como é possível metade dos árbitros estarem afiliados a 1 único clube e esperar honestidade das decisões? É claro que depois só há expulsões e penaltis nesse clube nas competições europeias, cá dentro estão á vontadinha...

      O VAR apenas amplia a incompetência/parcialidade de alguns artistas que sujam o nome de todos ao decidir mal mesmo com tudo para decidir bem. É claro também pra quem quiser ver, que as contestações ao VAR não vem no sentido de haver decisões correctas, vem no sentido de validar as decisões erradas. Basta ouvir o presidente do paços a defender anulação de um golo legal ou dos comentadores da cartilha no golo mal anulado contra o braga.

      Alem disso as arbitragens não são grande coisa em espanha, os 2 grandes dessa liga são escandalosamente beneficiados, por isso também não são modelo pra ninguém excepto quem quer continuar a fazer os espectadores de parvos e ovelhas.

      Eliminar
    2. Ó anónimo das 13:44, tu não sabes ler e interpretar o que disse o Futre. Eles diz que são os árbitros do VAR e não o VAR em si mesmo!
      Há uma grande diferença, mas quando se quer atacar alguém tudo serve.

      Eliminar
  2. Pois é, ora vejam:
    http://oantitripa.blogspot.pt/2017/12/as-imagens-da-vergonha.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fdx quando tens o Eliseu que quase parte as pernas a um adversário e nem falta foi tens uma lata do car@lho

      Eliminar
    2. Ainda te das ao trabalho de responder a gajos que comem gelados com a testa??? Não adianta acredita

      Eliminar
  3. Os árbitros portugueses são uns palhaços!

    ResponderEliminar
  4. O Carlos és um anormal do caralho!!! Mete os blogs cartilheiros e bafiorentos vermelhuscos pelo teu cú a dentro. No final até gostas.

    ResponderEliminar
  5. O Carlinhos é mais um Comedor de Palha...
    Sem padres, 0 pontos e fora da Europa!
    Apaga tudo CARLINHOS

    Huguinho Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A malta que come religiosamente toda a merda que o Chiquinho defecta vem aqui queixar-se de informação obtida nos blogs dos outros Clubes.
      Qto aos zero pontos lá fora, os quartos de final e oitavos de final dos últimos dois anos são detalhes que escapam a esta gente.
      Não ter puta de vergonha na puta da cara dá nisto.

      Eliminar
  6. Não pode, não pode .

    Agora os "intocáveis" vão berrar aos sete ventos que isto assim não pode.

    Greve e já !

    ResponderEliminar
  7. Os árbitros portugueses só podem ter sido apanhados em fotos nus com o Gordo Guerra ou assim...
    Fazem merda mesmo com Var! Façam lá greve e tragam ÁRBITROs estrangeiros...

    Zé Marinheiro

    ResponderEliminar
  8. Afinal, o VAR que ia ser a salvação da pátria e o instrumento vital para a "verdade desportiva", apenas com 1/3 do campeonato decorrido, deixou de prestar.
    E isto com o Benfica ainda a 3 pontos da liderança. Quando passar para a frente do campeonato o que irão dizer do VAR?
    O que irão inventar desta vez para tentar iludir aquilo que é óbvio: o Benfica jogou melhor e foi a melhor equipa nos últimos 4 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zézinho o Var não é o problema, o Var é uma ferramenta, os árbitros, digo PADRES, é que são o problema...
      Sem PADRES, na Europa 0 pontos, o resto é treta lampiã...
      Pode apagar tudo e continuar a comer palha!

      Carlos Daniel

      Eliminar
    2. Danielzinho, na Europa o Benfica é SÓ a equipa portuguesa mais bem classificada no ranking UEFA, à frente do FCP e a 'milhas' dos lagartos.

      Eliminar
    3. HAHA HAHAHAHA HAHAHAHA HAHAHAHA
      Ranking? Que tu comes a palha toda tudo bem, agora que aches que os outros a comem, és crente!
      Há quanto tempo não cheiras nada a nível internacional? Ranking? És um lírico, este ano assistes em casa os jogos na Europa...

      Carlos Daniel

      Eliminar
    4. O Zé Manel do boifica corrupto com um presidente ladrão de camiões, confunde a merda com a marmelada.
      O Futre critica os árbitros do VAR e não o VAR que tem sido uma ferramenta muito mal utilizada.
      O que é que valerá teres uma boa ferramenta para trabalhares, se não a sabes utilizar e fazes um mau trabalho? Será por falta da ferramenta ou será falta tua?
      Vê-se mesmo que lês a cartilha enviada pelo Janela.

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...