O homem que enviou na passada terça-feira um email enigmático para todos os árbitros e assistentes das categorias 1 e 2 contactou o jornal Record para esclarecer que nunca pretendeu ameaçar nenhum deles. Identificou-se como César, de 27 anos, morador nos arredores de Lisboa, e garantiu que apenas tentou mostrar descontentamento por todas as situações recentes. "Foi só uma brincadeira de mau gosto", reconhece.
Só na sexta-feira, três dias depois de ter enviado os emails, é que se apercebeu da dimensão que o tema tinha tomado, com notícias em vários órgãos de comunicação social. Por isso, fez questão de enviar novo email a todos os árbitros para garantir que nunca quis fazer "qualquer incentivo à violência ou ameaça, apenas um pedido de verdade em relação à palhaçada que vivemos atualmente no futebol". "Sou apenas um jovem adepto de futebol", identificou-se.
Certo é que nenhum árbitro lhe respondeu, nem foi contactado pelas autoridades, para quem todos os juízes enviaram as mensagens. Ao Record, explicou que obteve os endereços de emails dos árbitros através do site Pastebin e também através dos emails de Pedro Guerra, entretanto divulgados em vários sites. "Admito que houve algumas expressões que podiam indiciar ameaças, mas não era a minha intenção", reforçou, confessando-se "arrependido" e desejando que tudo fique por aqui.
O Sporting e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) continuam de costas voltadas quanto ao número de títulos pertencentes aos leões, não obstante o facto de o organismo liderado por Fernando Gomes ter criado uma comissão técnica independente para estudar a categorização das competições internas. É esta uma das conclusões a retirar da recente troca de correspondência entre a FPF e o clube de Alvalade, a que o jornal Record teve acesso e dá hoje a conhecer.
A instauração da referida comissão foi dada a conhecer aos leões na passada quinta-feira, 14 de dezembro. Num primeiro instante, a FPF recusou aceitar as pretensões do Sporting, que quer ver reconhecidos 22 títulos nacionais ao invés de 18. "É nossa firme convicção que a leitura dos factos apresentada pelo Sporting [...] não coincidirá com o que a história das competições revela", pode ler-se, numa missiva assinada pelo secretário geral, Paulo Lourenço.
Porém, a direção do organismo votou em unanimidade a criação da comissão independente, por não pretender "ser dona de uma verdade inquestionável".
Lamentável "desprezo"
O Sporting deu o ‘troco’ à FPF, através de Bruno de Carvalho, lamentando que a resposta apenas tenha surgido "22 meses depois" após o primeiro contacto com Tiago Craveiro, diretor geral da FPF, e "9 meses" desde a exposição apresentada, num assunto que BdC considera ter sido tratado com "desprezo" pela FPF. "Porque é que os jornais [de 1921/22 a 1937/38] noticiavam os vencedores dos Campeonatos de Portugal como Campeões Nacionais?", questionou o líder, ressalvando o "comportamento duvidoso" da FPF. A terminar, os leões avisam, ainda, que não acatarão nada mais que a "reposição da verdade".
Na resposta enviada à FPF, Bruno de Carvalho não esquece o facto de o organismo estar prestes a celebrar os 100 anos de campeonato nacionais, efeméride que o presidente verde e branco considera tratar-se de uma "fraude".
"É revelador da verdadeira intenção da sua carta e da vontade quase nula, para não dizer mesmo nula, de repor a verdade histórica, que V. Exa. esteja disposto a celebrar os 100 anos de campeonatos nacionais sem reconhecer a existência destes 17 títulos [...] Ou seja, aquilo que V. Exas. se preparam para fazer é a celebração de uma fraude [...] Um centenário não pode ser assinalado amputando 17 anos da sua história", atirou Bruno de Carvalho que, recorde-se, havia sido castigado, em setembro, por três meses pelo Conselho de Disciplina da FPF. Na publicação, escrita no seu Facebook a 16 de dezembro de 2016, o líder denunciou a "incompetência e cobardia" dos dirigentes do organismo, que na sua opinião "tudo defendem menos a verdade desportiva e o futebol". O castigo, frise-se, terminou no passado dia 30 de novembro.
Não entendo esta atitude da FPF.
ResponderEliminarÉ suposto fazer desaparecer aqueles anos de prova?
não entendes porque te falta ler as actas da FPF daquele tempo
Eliminarse leres as actas percebes logo que aquilo que o sporting pede é uma impossibilidade
o resto é só fumaça
Tu das 14:20 tens as actas?
EliminarSe tens então mostras-as. Senão não as tens cala-te.
A acta afirma que naquele período de tempo, em que o vencedor era coroado campeão de Portugal......afinal é o quê?
EliminarTenho curiosidade em ler isso, realmente. Uma acta após estes anos a mencionar outra coisa, é?
Realmente muita curiosidade!
A História baseia-se em documentos e factos reais e objectivos e não em teorias mirabolantes e fantasiosas. A História é o que é e não se altera só porque uns quantos milhões de burros o pretendem.
ResponderEliminarNeste caso da natureza das competições de futebol, existem documentos oficiais que comprovam o que os órgãos competentes da Federação decidiram em 1938. E o que esses órgãos decidiram foi que o "Campeonato de Portugal", disputado entre 1921 e 1938, continuava a partir daí a disputar-se com a designação "Taça de Portugal". E decidiram também que a nova competição, criada em 1934 em modo experimental, continuava a disputar-se com a designação: Campeonato Nacional.
Será, pois, justo que os títulos conquistados no Campeonato de Portugal sejam somados aos títulos da Taça de Portugal, mas nunca ao Campeonato Nacional, competição de natureza diferente CONFORME FOI DECIDIDO por quem tinha competência para o decidir NA ÉPOCA.
Tenho pena que o Sporting esteja entregue a um grupo de gaiatos mimados, arrogantes e... ignorantes. Gente que tinha a obrigação de conhecer os factos históricos, ou pelo menos ter capacidade para ouvir quem os conhece, e não embarcar nesta onda populista e revisionista da História do futebol. É certo que os populismos acabam sempre por ser varridos para o caixote do lixo da história, mas enquanto sobrevivem conseguem provocar estragos de monta que demoram décadas as reparar. Esperemos que desta vez estas ideias idotas sejam rapidamente metida no local onde devem estar: o caixote do lixo.
Se os sapos do albalixo "transformam" derrotas em "bitórias"....não é de admirar que :
Eliminar1º - Não saibam nada de história
2º - Tentem reescrever a história (que nem sequer conhecem)...
3º - Até metem pena
Viva o Benfica!
Zé Manel, acho muito simples perceber que se na altura só havia uma competição em Portugal denominada Campeonato de Portugal, à época (e como os jornais demonstram) esta definia o Campeão Português. Parece-me muito simples entender isto. Se o Pimenta64 tem cérebro de galinhola tonta, não me espanta, mas aposto que festeja o 36º Campeonato em 2016/2017, mas em 1992/1993 festejou o 27º. Isto para dizer que a verdade para o vosso lado é mutável, mas a vossa mutável verdade não pode ser a história e guia para os outros clubes.
EliminarSL
Pyrus
Viva o Basileia! Pimenta no cu.
Eliminarolhe que arranjo jornais com a capa a dizer 30º titulo...em 93/94...so estranho que o trofeu dos campeonatos de portugal seja igual ao da taça de portugal...mt estranho..
EliminarÓ pimenta lampiurso!
EliminarQuem tenta reescrever a história é o teu clubeco.
Quem é que diz que ganhou 36 campeonatos dos quais 3 duma prova experimental,que nem sequer foi aprovada como tal (nesses anos era disputada logo a seguir ao campeonato de Portugal) que não tem troféus e que comprou o madail em 2006 para os incluir?
Antes de vomitares, vê bem aquilo que o Orelhas tem feito mais os seus cartilheiros
Jose Manuel = Pedro Guerra
EliminarSe agora a fpf inventasse um campeonato novo para atribuir o titulo de campeão e se o campeonato actual passasse a secundário com outro nome, isso não tiraria os títulos de campeão a quem ganhou no campeonato antigo, pois não? É igual!
EliminarQuanto a reescrever historia, deve estar esquecido que durante cerca de 60 anos essa Liga experimental nunca valeu um real chavelho, nunca entrou para contas nenhumas, até ao dia em que SLB e Madail (recordo lhe que qualquer decisão importante na liga tem que ser tomada em conselho, mas três títulos de CAMPEÃO (coisa pouca) foram decididos no gabinete do presidente) decidiram refazer contas.
O facto histórico não é o que foi decidido de forma errada em 1938 por quem quis reescrever a história e que para o lampião José Manuel se tornou um dogma inquestionável. Factos são os ocorreram nos anos em que se disputou aquela prova e que não pode ser ignorados. Pela lógica destes lampiões o actual Campeonato nacional não tem antecessor porque querem pela força transformar uma prova que se chamava Campeonato de Portugal, era a unica disputada a nivel nacional e decidia o campeão, num antecessor da Taça de Portugal. Todos sabemos o que os move. O Benfica iria ficar com o mesmo numero de títulos porque venceu três Campeonatos de Portugal, o problema é os outros somarem mais aos que têm e é isso que os lampiões não permitem, nem que seja necessário reescrever a História.
ResponderEliminarem q938..altura que a lagartada mandava me tudo..eram todos totos...devia ser dos emails e vouchers....ou nao houvesse a pistola do goes...
EliminarQuem decidiu em 1938, com as competências que lhes estavam atribuídas, não estava REESCREVER a História, estava a FAZER a História. A Assembleia Geral da Federação (na altura designado Congresso Nacional do Futebol) decidiu que o Campeonato de Portugal continuaria a disputar-se com o nome de Taça de Portugal. Não há ninguém que, em 2017, possa alterar uma decisão tomada pelo órgão competente para a tomar. Alterar tal decisão é que seria REVER e ADULTERAR a História. Será assim tão difícil de entender?
EliminarZé Manel isso é muito simples de entender. Então diz-me lá antes de 1938 que competição definia o Campeão Nacional? Que argumento vais usar para que esqueçámos que desde 1921 havia um Campeão Nacional definido pelo CP? Que acrescente-se era o vencedor de uma prova a eliminar!
EliminarNinguém aqui está a alterar nada, antes de 1938 havia uma prova a eliminar desde 1921, os vencedores dessa prova tinham o título de Campeão Nacional. São esses títulos que estão para ser reconhecidos.
Pyrus
SL
A pistola do goes nunca ninguém o provou mas o CALABOTE esse sim!
EliminarE foi irradiado!...
A história é tão certeira em factos que o Benfica desde 1998 até 2005 saltou de 27 campeonatos para 31, só tendo ganho 1.
ResponderEliminarTanto assim que quero ver daqui a 100 anos atribuírem 1 título de campeão ao Moreirense só porque nessa altura acham que esse é que defendia o campeão nacional. O campeonato de Portugal que começou muito antes da liga experimental era o que defendia o campeão nacional, basta ver os jornais da época. De tal forma que o Sporting na altura que as ligas experimentais aconteciam dava mais importância ao campeonato de Portugal tendo apostado muito mais nesse apresentando equipas de recurso sem os melhores jogadores nessa liga experimental.a realidade o erro é terem somado essas ligas experimentais a soma dos títulos nacionais, pois o correcto era o Benfica e o Porto terem neste momento menos 3 títulos chamados de campeões nacionais e mais 3 chamados de liga experimental, ou seja ou se assume o que existia na época e os campeões nacionais eram aqueles que ganhavam o campeonato de Portugal ou se contabilizam separados. Para mim o mais correcto. Senao o que aconteceu de 1918 a 1937? Não existiu nada?
prove la essa das equipas de recurso....eram as reservas?
EliminarJosé Manuel
ResponderEliminarMas o Benfica somou os campeonatos experimentais no tempo do senhor Madaíl. Isso já é justo então?
ja era vivo em 1938 o madail????as tantas...
EliminarFerreira, não venhas com isso. O Benfica em 93 festejou o 27° Campeonato. No tempo do Madaíl vieram com a história qur a Liga Experimental também definiu o Campeão Nacional, quando à época era mentira. O Campeonato Nacional é que definia o Campeão entre 1921 e 1938.
EliminarO ferreira lampião é estúpido!
EliminarO Orelhas comprou ao madail os 3 campeonatos em 2006.
O vosso 27º titulo foi ganho no final da época 1993/94, como prova o comentário da altura, na RTP, pelo paulo catarro.Vê aqui e tapa a buzina:
https://www.youtube.com/watch?v=I2zOgeoGgqU&t=10s
É pá não acabem lagartixas!
ResponderEliminarSporting Comédia Portugal!
Tentam td para ganhar títulos, mas fora do campo, pq dentro nunca conseguem!
Já tem metade dos títulos campeão nacional do Benfica...este ano com o Penta ficam com menos de metade...
O resto é palha para a turminha do trinca bolotas...a carneirada acéfala..
O que? Vocês ainda estão rumo ao 34° galinhola burra.
EliminarCome mais um PC de palha, ou vai à escola e chegas lá oh acéfalo!
EliminarRumo ao 34°! Compraram 3 títulos ao Madaíl, galinhola sem dentes. Deves ser taxista. #Asqueroso
EliminarClaro...ao menos não sou puta como a tua mãe! #perdedornato
EliminarUiiii... O taxista a chamar puta, uiiiii, sinto-me super ofendido xD! Desculpa infantilóide se o magoei, não chore mais bebé.
EliminarÉs um triste, ridículo e desdentado galináceo. Quando te levantares para o teu trabalho duro de tostões, peço-te que não chores mais quando te olhas ao espelho. Sabes o mais triste? És um ínfimo número que não conta para nada, nem nas contas desse teu clubito corrupto, mas será engraçado ver-te chorar quando o LFV sair pela porta 18 e ficar o buraco financeiro à vista.
#PeaceOut e #FelizNatal
"xD" em 2017.
EliminarVirjão borbulhento detetado.
Virjão?! Zuca Alert!!!������
EliminarOs rabolhos andam todos raivosos porque já se cheiram na segunda liga a defrontar o Sporting B. Nunca acabem rabolhos nunca pensaram serem sodomizados pelo Bruno de Carvalho.
ResponderEliminarComo caralho uma equipa campeã em todos os mandatos do líder dos lunáticos anda por ele a ser sodomizado?
EliminarQue riso. Eu bem percebo essa tentativa de menorizar o Sport Lisboa e Benfica, vem do facto de vocês serem a nossa puta não conseguirem lidar com isso, mas tentem arranjar argumentos e não tentar mandar o barro à parede para ver se cola, porque no final de contas vocês são mesmo isso: a nossa puta. É lidar.
"A restruturação das provas nacionais...
ResponderEliminarEm 1938, na comemoração dos Cinquenta Anos do primeiro jogo de futebol em Portugal, o Congresso da Federação Portuguesa de Futebol aprova o quadro de provas que passa a ser o seguinte:
- Campeonato Nacional da I Divisão, que substitui o Campeonato de Portugal.
(Em 1995/96, passou a ser organizado pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional)
- Campeonato Nacional da II Divisão - em 1990/91 passou a designar-se II Divisão “B” - dividido por grupos geográficos)
- Taça de Portugal (limitada aos clubes da I Divisão e alguns da II; mais tarde alargada a todos os participantes nos Campeonatos Nacionais e apurados dos Distritais).
- Campeonato Nacional de Juniores (campeões distritais).
Mais tarde surgem: o Campeonato Nacional da III Divisão (1947/48); a Taça Nacional de Principiantes (1962/63), hoje Juvenis ou Juniores B; Taça Nacional de Iniciados(1974/75), hoje de Juniores C; Taça Nacional de Infantis (1987/88), já extinta; Supertaça “Cândido de Oliveira” (1980/81) e Campeonato Nacional da II Divisão de Honra (1990/91).
Etiquetas: futebol, história, portugal
http://recordesdabola.blogspot.pt/2006/12/sintese-histrica-do-futebol-portugus-o.html
http://www.campeoesdofutebol.com.br/portugal.html"
CHAMO A ATENÇÃO A LAMPIONAGEM PARA ESTE PARÁGRAFO, QUE DIZ MUITO:
- Campeonato Nacional da I Divisão, que substitui o Campeonato de Portugal.
«AS COMPETIÇÕES NACIONAIS DO FUTEBOL
ResponderEliminarActualmente, as duas grandes competições nacionais de futebol são o torneio das Ligas e o campeonato de Portugal, que devem passar, respectivamente, a campeonato nacional e Taça de Portugal. »
(página 6 do fasciculo da comunicação do delegado da FPF do Algarve, aprovada no Congresso da FPF de 1938)
Esta aprovação da assembleia da FPF foi incluída em Relatório da Federação, da época 1938/39, com o seguinte texto:
«Por virtude da reforma a que se procedeu no Estatuto e Regulamento da Federação os Campeonatos das Ligas e de Portugal passaram a designar-se, respectivamente, Campeonatos Nacionais e Taça de Portugal.
O Campeonato da 1. Liga passou a ser Campeonato Nacional da 1. Divisão, e o Campeonato da 2. Liga obteve a designação de Campeonato Nacional da 2. Divisão»
Estes são os factos, facilmente comprováveis nas publicações existentes. Factos e documentos que durante décadas foram considerados pelos diversos intervenientes do futebol português. O resto são falsificações baratas de gente ignorante e ressabiada que tenta a todo o custo rever a história para satisfazer populismos bacocos.
Até 1934, havia em Portugal em única competição de âmbito nacional: o "Campeonato de Portugal", disputado por eliminatórias, após apuramento das equipas nas diversas competições distritais.
ResponderEliminarEm 1934 foi criada uma segunda competição, disputada por pontos, onde jogam todos contra todos, chamada "Liga" ou "Campeonato da Liga". Por haver dúvidas quanto à viabilidade económica da iniciativa, esta foi lançada a título experimental.
Entre 1934 e 1938, disputaram-se em simultâneo duas competições de âmbito Nacional: o "Campeonato de Portugal" e o "Campeonato da Liga".
Face ao sucesso da Liga, o Congresso da FPF, de 1938, decidiu que a Liga deveria deixar de ser experimental, passando a chamar-se "Campeonato Nacional" e decidiu também que o Campeonato de Portugal que se disputava desde 1921, passaria a chamar-se Taça de Portugal (provavelmente para evitar confusões na designação das duas competições).
Ou seja: o Campeonato de Portugal, iniciado em 1921, é o antecedente da Taça de Portugal e o Campeonato da Liga, iniciado em 1934, é o antecedente do Campeonato Nacional. Os títulos do Campeonato de Portugal devem somar-se aos títulos da Taça de Portugal e os títulos do campeonato da Liga devem somar-se aos títulos do Campeonato Nacional. Não se devem é somar alhos com bugalhos.
Ó Zé, tu és chato. A única pergunta que rebenta com qualquer argumento teu: Antes de 1938, que prova definia o Campeão Nacional?
EliminarSL
@17:19
ResponderEliminarEssa pergunta está respondida no Manual para Burros, que um certo lunático escreveu para os seus consócios. A questão não é de semântica nem de títulos de jornais. A questão é de saber qual a natureza das competições disputadas e como se desenvolveram e denominaram ao longo dos anos.
Obviamente não se podem somar títulos de competições diferentes. Para se somarem títulos é indiferente saber como se chamavam os vencedores do Campeonato de Portugal. O que se sabe de fonte segura é que o Campeonato de Portugal é a prova antecessora da Taça de Portugal.
Se o Campeonato de Portugal é a prova antecessora da Taça de Portugal José Manuel, diz lá então qual o nome da prova antecessora do atual Campeonato?
EliminarPronto Zé Manel, não há mais nada que possa dizer. Não respondeu, chutou para canto, porque a resposta não lhe convém.
EliminarE a pergunta é muito simples e nada está relacionado com o formato da competição: Que prova definia o Campeão Nacional antes de 1938?
Vou-lhe dar factos:
- O Campeonato de Portugal começou em 1921, funcionava por eliminatórias e como única prova nacional o seu vencedor era o Campeão Nacional;
- A Liga Experimental apareceu em 1934, decorrendo ao mesmo tempo que o Campeonato de Portugal (O CP continuava a definir o Campeão Nacional);
- A Liga começou a definir o Campeão Nacional em 1938 e a partir desse ano, o Campeonato Nacional perdeu importância e a Taça de Portugal sucedeu-lhe no formato, mas não no título de Campeão Nacional.
Não me vai dizer que entre 1921 e 1934 não existiram Campeões Nacionais.
SL
Pyrus
Arre que está dificil.
EliminarNinguém quer saber no que se transformou a competicao depois , que nome lhe foi dado ou se o seu formato mudou ou até se passou para jogo do berlinde.
É o que a prova representava na época que importa aqui e se ela definia o campeão ou não.