Moussa Marega tem estado em grande plano na sua segunda estadia no FC Porto, com cinco golos marcados em 10 jogos disputados.
Uma boa forma que apanhou os adeptos azuis e brancos e até mesmo o ex-selecionador do Mali, Alain Giresse, de surpresa.
Em entrevista ao jornal O Jogo, o técnico revelou que não esperava que o atacante conseguisse chegar a um clube da dimensão dos dragões.
"Surpreende um pouco. Lancei-o na seleção do Mali e hoje surpreende-me que tenha conseguido chegar a um clube como o FC Porto, que é um grande europeu. Por outro lado, tem tido uma evolução lenta mas segura", afirmou o treinador.
Giresse destacou a garra e a entrega que dá durante as partidas, contudo fez alguns reparos ao jogador de 26 anos, especialmente ao nível da finalização.
"É um jogador que não se poupa a esforços durante os 90', que se entrega, que tem um grande volume de jogo e que não tem medo do esforço. Mas para que possa instalar-se no eixo do ataque, como um 9, precisa de ser mais eficaz e concretizar mais oportunidades", começou por dizer.
"Ele precisa de ser mais eficaz porque tem oportunidades, mas o coeficiente de concretização não é suficientemente elevado. Não é uma questão de complementaridade, tem mais a ver com as capacidades dele e com a capacidade que tiver de fazer aquilo que é necessário para marcar", prosseguiu.
"Se o Benfica vende os melhores, é difícil competir na Europa". Joan Capdevila considera que a fase delicada que o Benfica vive na Liga dos Campeões é facilmente explicada com a saída de várias referências de um plantel que, na época passada, se sagrou tetracampeão nacional.
De forma fria, o ex-jogador dos encarnados confessa, em entrevista à RR, o ponto de vista altamente realista.
"No Benfica, é assim. Quando há um jogador que se destaca, chega um 'grande' da Europa e leva-o. O ideal seria manter os melhores mas é muito difícil e, se se vende os melhores, é difícil competir na Europa", dispara o lateral-esquerdo que representou as águias em 2011/12.
Actualmente com 39 anos e a representar os andorrenhos do Santa Coloma, o defesa catalão, sustenta que a pesada goleada sofrida em Basileia pode bem ter aniquilado as expectativas de apuramento da equipa de Rui Vitória para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões.
No plano doméstico, Capdevila olha para a classificação da Primeira Liga, vê o Benfica no terceiro posto, a cinco pontos do líder FC Porto e a três do Sporting, segundo e acredita que o sonho do "penta" não está em causa. Nem de perto nem de longe.
"A derrota na Champions foi muito dura e penso que a situação, nessa competição, está muito difícil. Na Primeira Liga, o Benfica vai lutar até ao fim pelo título. Faltam muitas jornadas e tudo é possível. Acredito que o Benfica vai lutar pela vitória no campeonato, creio que sim", remata o antigo internacional espanhol.
Joan Capdevila realizou 12 jogos na única temporada em que alinhou de águia ao peito. Sem grande sucesso, diga-se de passagem.
Nao e so por causa disso que dificil competir na europa....o samaris...eliseu..luisao...andre almeida e mais recentemente jonas devem saber o porque !
ResponderEliminar