Inicialmente agendado para 20 de dezembro, o dérbi entre Benfica e Sporting, inerente à 16ª jornada da Liga, deverá ser remarcado para 3 de janeiro do próximo ano, segundo o jornal Record apurou junto de fonte próxima da Comissão Permanente de Competições da Liga.
A data ainda não é oficial, mas o Sporting já a dá como garantida, tendo inclusive acordo com o União da Madeira para disputar o jogo da 2ª ronda da Taça CTT, em Alvalade, na data prevista de início para o dérbi da Luz.
A mesma fonte reforça ao diário que ambas as datas carecem de oficialização. No entanto, o diário apurou fortes indícios de que o Sporting já dá como certo que terá de jogar o clássico dos clássicos a 3 de janeiro. Tanto que até já está estabelecido o horário do jogo com o União da Madeira, definido em comum acordo entre os clubes e a estação televisiva que detém os direitos de transmissão da Taça CTT: quarta-feira, 20 de dezembro, às 21h15, com transmissão na RTP 1. Ou seja, na data em que seria jogado o dérbi com o Benfica.
Na origem de todas estas alterações está uma deliberação da Liga no sentido de alterar toda a 16ª jornada do campeonato, inicialmente agendada para 20 de dezembro, uma quarta-feira, data que desencantou a maioria dos clubes quando foi anunciada.
A Liga deverá atender às pretensões dos seus associados, remarcando toda esta ronda para 3 de janeiro, embora não satisfazendo totalmente os clubes, uma vez que a jornada será igualmente jogada a uma quarta-feira.
Com esta medida, Benfica e Sporting ganham tempo para preparar o dérbi, uma vez que a Liga vai parar a 17 de dezembro, na 15ª jornada para as miniférias de Natal e Ano Novo. Isto apesar de terem de disputar a última jornada da fase de grupos a 29 ou 30 de dezembro, previsivelmente com os jogadores menos utilizados.
Fábio Coentrão enfrenta uma autêntica corrida contra o tempo para dar a Jorge Jesus garantias de que estará em condições para ser lançado no onze que o técnico vai apresentar em Turim, frente à Juventus, na próxima quarta-feira. O jornal Record escreve que o lateral ainda não concluiu o plano de revitalização muscular que iniciou há 15 dias, mas a esperança da estrutura é tê-lo na máxima força rumo a um embate importante para as contas do leão na Champions.
Do ginásio ao relvado da Academia Sporting, Coentrão foca-se sobretudo no trabalho de fortalecimento muscular, através de um programa executado por Márcio Sampaio, recuperador físico da equipa técnica liderada por JJ. Aos poucos, tem sido integrado nas sessões de treino coletivas, mas sem nunca largar por completo este processo isolado. O objetivo – e tal como Jesus vaticinou – é que Coentrão possa reencontrar a forma de outros tempos dentro de sensivelmente um mês. É uma evolução que não se resolve apenas com os treinos, mas também com minutos nas pernas; é para isso que Coentrão corre, para voltar aos relvados... de imediato e logo num palco de Champions.
A 'presença' do Sporting na Costa Rica, proporcionada pelo acordo com a Academia Wilmer López e o Carmelita, está prestes a dar frutos. Os leões têm vindo a analisar os jovens talentos daquele país e segundo anunciou o presidente da Federação, Rodolfo Villalobos, dois dos mais promissores estão prestes a ingressar na formação leonina: o extremo José Rodolfo Alfaro (Academia Wilmer López/ Carmelita), que é comparado a Luís Figo, e o guarda-redes Ricardo Montenegro (Deportivo Saprissa).
De acordo com o dirigente federativo, a dupla teria apalavrado o ingresso na Academia mal finalizasse a participação no Mundial de sub-17 na Índia. Com a Costa Rica fora de prova desde sexta-feira, a viagem para Lisboa está iminente.
Guilherme Farinha, técnico luso com longa carreira naquele país centro-americano e atualmente à frente do Carmelita, conhece ambos, mas sobretudo o extremo, que lançou na equipa principal com apenas 16 anos, sendo mesmo o responsável pela sua alcunha: “Chamo-lhe Figuito, porque tem o corte de cabelo como ele, é parecido e tem o mesmo estilo de jogo. Quem o vê pensa logo no Luís Figo, pela receção de bola, a forma de correr e de fintar... É um talento extraordinário, de grande qualidade e diferente de todos os outros talentos. Tem de ir para a Europa para crescer. O técnico André Lourenço, do Sporting, esteve cá três vezes e graças ao acordo com a Academia Wilmer López/Carmelita levou ótimas referências. O que sei é que depois do Mundial de sub-17 ele iria para o Sporting. Na estreia, com 16 anos, foi logo o melhor em campo!”, recordou, analisando também Montenegro: “Deu nas vistas neste Mundial. Tem grande projeção. Keylor Navas é a referência, a figura de proa na Costa Rica, que impulsiona e motiva. Tem categoria e talento.”

Sem comentários:
Enviar um comentário
Regras dos comentários
O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.
Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.
Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:
- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.
Avisos:
- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;
Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...