16 setembro 2017

Rui Costa ameaça demitir-se do Benfica; FC Porto ao ataque ao Benfica: "Acredito que Paulo Gonçalves teve influência em resultados". "Benfica quer que árbitros percebam o seu poder". Como os emails chegaram ao Dragão, a reaproximação ao Sporting e o fair play financeiro também são destacados

Rui Costa pode estar de saída do Benfica. Segundo o jornal O Jogo, o administrador da SAD, que também assume funções de diretor desportivo e responsável pelo departamento de prospeção, ameaça bater com a porta, tudo porque está descontente com a política desportiva que Luís Filipe Vieira tem seguido.
O dirigente encarnado está descontente por não ter uma voz ativa nas decisões que levam à construção do plantel.
Uma das coisas que deixou Rui Costa desagradado foi a forma como foi gerido o processo de substituição dos jogadores que foram vendidos este verão como Ederson, Semedo ou Lindelöf.
Além disto, mas apesar da aposta na formação não ser um dos fatores em causa, as alterações feitas na estrutura, em concreto a entrada de Pedro Mil-Homens e a saída de Nuno Gomes, seu amigo, deixaram Rui Costa desagradado.
Rui Costa é, recorde-se, administrador da SAD do Benfica e diretor desportivo das águias desde 2008.

FC Porto ao ataque. É a face mais visível da denúncia que o FC Porto tem feito no caso dos emails. Com o rival encarnado na mira, o diretor de comunicação e informação dos dragões, Francisco J. Marques, não tem dúvidas de que o futebol português precisa de expurgar aquilo que celebrizou como ‘o polvo’. O dirigente dos dragões acusa fortemente o Benfica numa entrevista ao jornal Record. Leia os temas de maior destaque.

"Muito falará em tribunal sobre os crimes que tem cometido", escreveu esta semana o Benfica sobre o FC Porto, em comunicado. Entende que está a cometer algum crime no caso dos emails?
Se eu ou o FC Porto julgássemos estar a cometer algum ilícito, não o faríamos. Isso é a fuga para a frente do Benfica, a justificação para não explicar nada. O que fica muito claro na história dos emails é que há dois Benficas: há um polido, que procura dar uma imagem de pessoa de bem; e depois há um Benfica de ‘bas-fond’ [rasteiro, baixo], que usa expedientes para retirar benefícios. E estes dois Benficas são liderados por Luís Filipe Vieira. Nós estamos a denunciar o mau, em nome da defesa do futebol.

O que pode revelar sobre o início deste processo?
Não roubámos nada, mas não quero dizer muito sobre isso…

Mas foi uma receção passiva ou foi algo que o FC Porto procurou?
Foi passiva. Enviaram-me uma cartilha por email. Quando vi aquilo fiquei perplexo e respondi a perguntar como poderia averiguar a veracidade daquilo. Passados 45 minutos recebi outro email com provas inequívocas da veracidade daquilo. Foi assim que se iniciou o contacto.


Todos os emails chegaram ao FC Porto dessa forma?

Sim, não sei se é só uma pessoa... Não conheço a identidade. A opinião pública tem o direito de conhecer estes comportamentos. Acha normal que, por exemplo, quando houve eleições na FPF, o Carlos Janela, o autor das cartilhas, tenha escrito a 24 de abril de 2016, cerca de um mês e meio antes das eleições, o seguinte: ‘Os mensageiros de FC Porto e Sporting já começaram a lançar a ideia de que a lista de Fernando Gomes, nomeadamente para arbitragem e disciplina, está dominada por elementos afetos ao Benfica. Não sendo uma verdade completa, deixem-nos passar essa ideia. Não o devemos negar ou contrariar’. E agora repare… ‘Em Portugal, a grande maioria das pessoas encosta-se ao poder. É bom que haja a perceção de que quem manda ou quem tem poder é o Benfica’. É uma confissão em que o Benfica diz que tem poder e não só quer tê-lo como quer que se perceba que o tem, por causa da influência que isso possa causar nos árbitros, nas pessoas ligadas à disciplina, etc… Isto é terrível.

Que leitura faz da providência cautelar que o Benfica interpôs? É um sinal de medo?
É claro que é uma providência cautelar de medo. O Benfica sabe o que fez e não quer que se saiba.

Esperava mais reações das pessoas implicadas nos emails?
Não sei, o que sei é que ninguém foi capaz de desmentir o que quer que seja. Luís Filipe Vieira, Paulo Gonçalves, Domingos Soares Oliveira, Pedro Guerra, Adão Mendes, Nuno Cabral, a lista de árbitros… Nenhum deles negou o que quer que seja. E este silêncio, para mim, é muito esclarecedor.

Vê as informações que tem divulgado como indícios ou como prova efetiva?
A instituição Benfica, como consequência das ações dos seus dirigentes, é culpada. Disso não tenho dúvidas. E acho que a generalidade das pessoas que conseguem olhar para isto com o mínimo de isenção têm essa noção.

Já leu todos os emails?
É impossível ler os emails todos. Precisava de não fazer mais nada durante algum tempo.

Tendo por base o que conhece dos emails, qual é a sua perceção sobre as ações das figuras de topo do Benfica?
Têm uma conduta irregular, de interferência, sobre as competições. Centra-se essencialmente na arbitragem, através de algumas pessoas que ou tinham sido árbitros, como Adão Mendes ou Nuno Cabral, ou desempenharam funções de especial relevo na arbitragem, como Ferreira Nunes, e essas pessoas tinham contacto muito direto com Paulo Gonçalves. E com isto o Benfica quis apenas e só uma coisa: obter vantagem desportiva. Foi criada aqui uma rede de contactos entre os árbitros e o Paulo Gonçalves, que o Nuno Cabral intermediava. Dizer que isto não tem relevância e não tem interferência é brincar com as pessoas. Não é estranho o presidente do Benfica pedir para baixarem uma nota [a Rui Costa]? Não é estranho nunca uma nota ter descido tanto como nesse jogo? É para mostrar poder e para servir de exemplo para todos…


Mas tanto quanto se sabe nem todos os pedidos tiveram provimento, como um relativo ao João Pinheiro…

Não posso confirmar, mas acredito que sim. Mas isso não muda nada, pois temos de juntar isto à perceção que o Benfica quer criar, que o poder está lá. Eles querem que os árbitros tenham essa perceção e nós vemos árbitros muito condicionados nos jogos do Benfica e nos jogos dos seus rivais.

Existe coação, na sua opinião?
Quando temos pessoas a enviar para o Paulo Gonçalves dados da vida íntima dos árbitros, com fotografias… Isso é o quê? Para que é que o Paulo Gonçalves quer saber com quem os árbitros A, B ou C andam? Para mandar flores no aniversário ou para fazer coisas muito feias? Nós fizemos essa promessa e vamos cumpri-la: nunca vamos divulgar isso. Mas existe e existe com fotografias. E é muito desagradável para mim, por exemplo, que já vi isso tudo, ver alguns jogos…

Pelas atuações dos árbitros envolvidos?
É muito desagradável ver alguns jogos...

Acredita que em algum momento Paulo Gonçalves teve uma influência direta na revisão de notas de árbitros ou que fez um aconselhamento sobre pedidos de árbitros?
Acredito que é pior que isso, muito pior que isso. Acredito que teve interferência absoluta e direta em resultados. Num polvo tão extenso, de coisas tão simples em que funcionários judiciais informam o Benfica de notificações… Num polvo em que Ricardo Costa, ex-presidente da Comissão de Disciplina da Liga, viu todas as suas decisões sobre o FC Porto anuladas, é o mesmo que resolve o caso do Diabo de Gaia, que agrediu um auxiliar, com uma multa. Isso não é natural. Mas agora ficamos a saber que o Ricardo Costa tem um email alternativo para falar com o Paulo Gonçalves. Mas que isenção é a desta gente? É uma coisa muito extensa, um poder muito grande, que para manter o futebol português saudável tem de ser expurgado. É preciso uma limpeza no futebol português.

Luís Filipe Vieira tem dito que a divulgação dos emails é uma distração do FC Porto. É isso que acontece?
Não, isso é a habitual fuga para a frente. Quem tem estas práticas sabe que não as devia ter. E estas práticas contribuíram de forma decisiva para este período sem títulos do FC Porto. O último campeonato é completamente falso.

Foi decidido pela arbitragem?
Foi decidido por um conjunto de vários erros de arbitragem graves, muito graves e sucessivos. Eu lembro-me de jogos em que chegaram a não ser marcados três penáltis a favor do FC Porto… Quanto a Luís Filipe Vieira, tal como as pessoas envolvidas nos emails dizem, é o primeiro-ministro. É o primeiro-ministro do clube que gosta de se fazer passar por um clube de bem, mas é também o primeiro-ministro do clube do ‘bas-fond’, das coisas feias, da adulteração da verdade desportiva. E ele é o grande cérebro disso.


Ele está ciente da rede de influência de que fala?

Claramente. Quando manda baixar uma nota é o ‘quero, posso e mando’. Ele manda e ela baixa, seguindo o circuito que se sabe. Quando o antigo responsável das classificações dos árbitros envia uma fatura de um parecer que pediu para o Benfica, o que isso quer dizer? Tentem só saber uma coisa… Estava paga a fatura? Eles vão dizer que não estava paga.

Surpreendeu-o que Luís Filipe Vieira desconheça a existência de claques no seu clube?
Não. Foi mais uma mentira, mente tantas vezes... Foi mais uma e ele sabe que está a mentir.

Porque é que o tema das claques é uma frente de batalha tão clara do FC Porto perante o seu rival?
É uma questão de segurança. Ninguém está livre de ter problemas com claques… O sector mais radical de adeptos do FC Porto, no sentido do apoio fervoroso até, cumpre com a lei e sofre consequências se eventualmente ultrapassar os limites. É muito bonito ir para a televisão dizer umas coisas que se leram na cartilha, mas, em Portugal, qual foi a claque que teve sérios problemas de tráfico de droga e tráfico de armas, com condenações? Qual é a claque cujos líderes recusam ser conhecidos? No caso do adepto italiano afeto ao Sporting que morreu nas imediações da Luz, o alegado autor está a ser defendido por um dos advogados mais caros do país. Quem paga? É a claque? Ou será que é o clube que suporta a claque? É de uma enorme perplexidade ver como as pessoas se comportam perante isto.


E qual o papel que vê desempenhado por elementos como Adão Mendes e Nuno Cabral?

São os operacionais, que não eram conhecidos dos adeptos. O senhor Nuno Cabral ia para os cursos de arbitragem saber de que clube é que eram os árbitros…

Está certo da utilização dos pseudónimos Eva Mendes por Nuno Cabral e de Franck Vargas por Ferreira Nunes?
Não tenho dúvidas… Poucos dias antes da nossa divulgação, o Franck Vargas tinha enviado um email para o Conselho de Arbitragem e para todos os árbitros… Portanto eles continuam aí, eles continuam a agir, a reagir e a fazer o seu trabalho a favor do Benfica.

Em entrevista a Record, Luís Bernardo identificou Pinto da Costa e Bruno de Carvalho como responsáveis por um clima de coação sobre os árbitros. Que comentário lhe merece?
Naturalmente falo apenas no que ao FC Porto diz respeito. Nós não fazemos coação sobre árbitro nenhum. Jamais o FC Porto se pronuncia sobre um árbitro antes de um jogo. Desde o momento em que ele é nomeado, nós nunca mais falamos dele.


Referiu-se também ao FC Porto como um clube "de ameaças"...

O Luís Bernardo está a fazer uma enorme confusão. Neste século, o único árbitro que foi agredido foi o Pedro Proença, no centro comercial Colombo, por um adepto do Benfica. O único caso de ameaças reiteradas e repetidas, em que houve condenações, foi a perseguição de adeptos do Benfica ao Jorge Sousa. Luís Bernardo sabe que a culpa está na casa dele.

Reaproximação ao Sporting passou pelo facto de o Benfica ser neste momento o alvo comum a abater?
O FC Porto nunca corta relações com ninguém. O Sporting contactou-nos, disposto a ultrapassar o que se tinha passado. Houve um encontro, as coisas foram conversadas e avançaram. Não se iludam quanto a alianças e essas coisas.

Mantém contacto com Nuno Saraiva?
A nossa comunicação foi uma cedência de sinal de transmissão de modalidades, camadas jovens, foi isso...

Já comparou a sua atual visão do Benfica e dos emails com a entrada de Vale e Azevedo no clube. Acha mesmo que faz sentido?
O futebol é um meio de emoções e nesse sentido não é fácil racionalizar algumas coisas. Os adeptos do Benfica, ou alguns deles pelo menos, estão em negação em relação aos emails. Mas eles são verdadeiros, tal como aconteceu com Vale e Azevedo, em que toda a gente via que algo não batia certo, mas aqueles adeptos estavam em negação. Neste momento passa-se muito isso, estão em negação... Mas mais tarde ou mais cedo vão ter um choque com a realidade.


Como é que os adeptos do FC Porto devem digerir o facto de o seu clube ter feito um acordo para o fair play financeiro e só ter contratado um jogador neste defeso?
Convém separar as coisas. O FC Porto fez uma proposta de acordo que a UEFA aceitou e que está a cumprir escrupulosamente. Não foi por isso que o FC Porto só contratou um jogador… Se nas transferências se fizerem 10 milhões, podem gastar-se 10 milhões; se se fizerem 50 milhões, podem…

É esse um dos princípios do acordo feito com a UEFA?
O FC Porto está a fazer o ajustamento necessário por coisas que aconteceram, transferências que não correram tão bem. O que não significa que o FC Porto não tenha contratado jogadores porque não pôde. Não. O FC Porto não contratou jogadores porque tem um plantel forte, com qualidade, como tem sido demonstrado neste campeonato e está a apostar nisso, confia muito na qualidade dos seus jogadores.

O atual plantel tem qualidade para cumprir todos os objetivos?
Obviamente que tem, tal como o Sérgio Conceição o tem dito e como o grupo o tem demonstrado. Nesse aspeto estamos muito contentes com o treinador e o plantel.

Os clubes nacionais, incluindo o FC Porto, privilegiam cada vez mais os veículos de comunicação próprios. Não há margem para uma maior abertura aos média tradicionais?
O FC Porto sente-se muito atingido pela generalidade dos média. É uma coisa histórica, que se tem acentuado nos últimos anos. O centralismo tem sido terrível nos média. Por outro lado, o FC Porto tem o Porto Canal, foi de alguma forma inovador na criação do Dragões Diário... Mas isso não invalida que os outros órgãos mereçam respeito da nossa parte… Nós pedimos é que nos tratem com isenção.

12 comentários:

  1. Eu odeio o carnide, mas quando forem jogar para a segunda liga, fica aqui prometido que vou ao Seixal assistir a um carnide-Sporting B.

    #enterradosateaopescoço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu, como adepto do Carnide, tenho a impressão de sempre jogar com o Spitting B na última década.

      Eliminar
    2. Tb eu...mas agora apaga tudo

      Eliminar
  2. Depois desta entrevista fiquei descansado.
    argumentaçao pifia e duas morais, uma para eles
    e outra para os outros

    Tudo o que ele aqui diz
    arranja-se mil coisas piores
    feitas pelos dragartos corruptos do norte

    isto nao passa tudo de suposições

    ele só supõe coisas

    tambem se pode supor que ele é maricas

    o que é preciso é provar

    por isso melhor seria deixar-se dessa conversa da treta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Negação, negação e negação!!!

      Por muito que te custe, não vais ouvir o despertador tocar e ver que tudo não passou de um sonho!!!

      É lidar, mas até lá.. negação, negação e negação, dói menos é verdade, mas depois...booom!!

      Eliminar
  3. VENFIQUE venfique venfique venfique!! Somos nós contra o mundo!! Tráfico de droga na luz... mentira!! Lavandaria do Mendes... mentira!! Vouchers.... mentira!! E-mails... mentira!! Dívida ao BES... mentira!! LVF apanhado em escutas a escolher árbitros... mentira!! Telemóvel do presidente da FPF sobe escuta... mentira
    Venfique venfique venfique..!!!!

    Rumo ao peta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó lamçpião Encornado, És tão estúpido que nem sabes distinguir entre um direito conquistado e um convite para o Clube que na altura era o que tinha mais campeonatos conquistados neste País.

      Mas que tristeza lampião! De cada vez que vens aqui vomitar a merda que fizeram engolir antes, demonstras que és mais um ENCARTILHADO pago pelo Orelhas, ladrão de camiões e negociante de cocaína dentro do galinheiro da Luz, mais o seu comparsa Zé do Benfica, já na jaula

      Eliminar
  4. MÉÉÉÉÉÉ´

    na segundona deviam andar vocês dragartos corruptos do sul

    mééééé

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imitas bem!

      És o resultado duma clonagem entre uma galinhola e um lampião.

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro. Como esquecer o famoso golo do Vata de 1993 que eliminou o Marselha da Taça dos Clubes Campeões Europeus... no ano em que o Marselha ganhou a competição contra o Milão. Como esquecer a tua estupidez?

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...