Antes de escrever a crónica desta semana quero apenas referir o meu erro em relação ao Portimonense. Enganei-me e peço desculpa ao clube a falha. Adiante..
O jogo contra o Portimonense tinha que ser um jogo de afirmação após o (difícil) empate em Vila do Conde. Infelizmente não pude ver o jogo sequer por me encontrar fora do país num mar de vodka no casamento de um grande amigo. Mas isso são conversas para outras paragens.
Do pouco que pude (e consegui) ler nas redes sociais de benfiquistas isentos podia concluir que algo não estaria bem com o plantel. E aparentemente a decisão do Video-Arbitro ao anular o golo dos algarvios foi mais festejado que um golo do Benfica no estádio. Não só a equipa não está bem como os adeptos estão trocados.
Vieira após aquela exibição contra a equipa algarvia exigia uma resposta digna de campeão e que nos daria moral e esperança num futuro risonho como tem sido em anos anteriores.
Rui Vitória aposta em: Varela; Grimaldo, Lisandro, Luisão e André Almeida; Filipe Augusto e Pizzi; Zivkovic Salvio; Seferovic e Jonas
Devo ser dos poucos e certamente serei criticado pelo que vou dizer agora mas, eu gostei do Filipe Augusto a jogar e sendo mais atacante que Samaris concordo que tivesse sido ele a jogar. “Em casa mandamos nós” deverá ter sido o que Rui Vitória pensou. E bem.
Mais uma vez no Benfica acontece tudo invertido. Quando se tem Pizzi demasiado recuado e Jonas desinspirado tem tudo para correr mal, e assim foi.
Não fizemos um jogo de encher o olho, longe disso, nem fizemos o pior jogo da época. Até ao 1-1 o Benfica este a jogar o suficiente para conseguir pelo menos estar a ganhar por dois mas numa Liga dos Campeões não se pode falhar as poucas oportunidades que possamos dispor. O lance do penalty não vou falar porque se marcou está marcado. Não foi pelo árbitro que perdemos. Tal como disse, apesar de não termos feito a pior exibição da época, não invalida que tenhamos que mudar. Há jogadores que já podiam ter sido substituídos para dar lugar a outros, porque pura e simplesmente não estão em forma. Por exemplo André Almeida (que marcou um golo genial, qual Messi qual quê?) que pode ser substituído por Douglas. Porque não tirar Lisandro que não se deve ter adaptado ainda (há dois anos..) e colocar outro? Porque não há um reforço para essa zona, optaram pela prata da casa correndo um risco de num jogo importante como o da Champions ter um Luisão com 36 anos em que a velocidade já não é o que era e um Lisandro desinspirado. Por aqui se viu que o Benfica decidiu brincar com o fogo neste mercado.
Durante o jogo deu para perceber que fazia falta um ponta de lança fixo na área para tentar prender os defesas centrais e dar outra opção táctica em vez de, mais uma vez, o Benfica parecer nalgumas vezes que tem que entrar com a bola dentro da baliza, mas o fixo que o Benfica tinha está em Marselha neste momento. Opções..
Algumas alterações no onze proporcionaram mesmo assim boas indicações, como por exemplo a ala esquerda com Grimaldo e Zivkovic que foram sem sombra de dúvida os melhores do Benfica hoje, pena que outros 7 não tenham jogado com a mesma intensidade destes dois.
Das poucas coisas boas que este jogo teve foi a oportunidade para eu conseguir ver Gabriel a jogar. Não é um fixo como precisariamos em certos momentos do jogo mas vejo-o quase como um Jimenez sempre a correr dum lado para o outro à procura de jogo e de fazer jogar a equipa.
Quando a equipa estava a perder nos últimos 15 minutos e quando era necessário uma transição de flanco rápida eram efectuados quatro passes dum lado ao outro. Se queres desiquilibrios não podes demorar tanto tempo. Há que ser mais rápido e directo.
Porque não foi Luisão para ponta de lança? Não é por tirar defesas “à maluca” e colocar pessoal na frente que as ideias surgem, que um fio de jogo aparece. Arriscar sim, mas com cabeça!
Porque só entrou Rafa aos 88 minutos quando estavamos em desvantagem desde os 70?
Rui Vitória que tantas vezes elogio esteve muito mal neste jogo, mas fica o repto: sem ovos nem o Jamie Oliver faz uma omelete. Com mais de 120 milhões em vendas deveria ter existido um maior movimento no mercado dado que é o ano do penta. Devíamos ter ido buscar um central que fizesse com que Lisandro fosse para o banco, já que Luisão mesmo com os seus longos 36 anos é e está melhor que o argentino. Aqui Vieira esteve e está muito mal.
Há que fazer uma introspecção e não apontar dedos. Vamos todos remar para o mesmo lado. E por favor podem parar com comunicados patetas que não levam a lado nenhum? Estivemos nestes dois últimos anos sem dar troco a quem quer que fosse e este ano ainda não pararam. Podemos focar no que realmente interessa? A equipa?
Uma última nota: o estádio da Luz estava muito despido, se calhar quer dizer alguma coisa não? Que a direcção pense nisso.
Os mais deste jogo: Salvio, Grimaldo e Zivkovic
Os neutros: Luisão, Varela, Gabriel, Pizzi e Filipe Augusto
Os menos: Lisandro, André Almeida e Jonas
E como se grita no estádio.. P’rá semana há mais! Cumprimentos gloriosos!
Bonito texto mas para um blog azul.
ResponderEliminarVai par`o caralho.
Vai tu, PORCO , porque eu já nasci com um .
EliminarTu, como és capado, é que estás a precisar de ir para esse lugar...
Palhaço mal-educado ... e capado.
Saudações Gloriosas . O Penta espera por nós .
Tenham calma. Eu escrevo aqui não é para ninguém se ofender nem é para ofender ninguém.
EliminarApenas dei a minha opinião sobre o actual momento do nosso Benfica.
O mais certo é ambos os comentários serem apagados.
Não incitem à violência. Futebol não é isso, muito menos entre dois adeptos da mesma equipa. O Sport Lisboa e Benfica é uma equipa (teoricamente) democrática onde cada um tem direito à sua opinião. É essa uma das grandezas do nosso clube.
Saudações benfiquistas
Este não recebeu a cartilha!!! Até cometeu a proeza de pensar pela própria cabeça. Entra imenso dinheiro..., não existem jogadores novos..., humm...para onde foi o guito?
ResponderEliminarOutro da cartilha dragarta. Não entraram jogadores novos, diz o macaco.
EliminarEntraram para a equipa A, Bruno Varela, Milo Svilar, Seferovic, Chrien, Kalaica, Diogo Gonçalves, Ruben Dias, Willock, Krovinovic, João Carvalho, Douglas, Gabriel Barbosa. Sò aqui conto 12 jogadores, uma equipa inteira. Para além de 10 ou mais jogadores para as equipas B e juniores.
Se o Benfica contratasse, por qualquer golpe de sorte, o Messi ou o Ronaldo de borla, isso não era investimento porque não tinham custado dinheiro! A lógica dos imbecis.
Desculpa, eu queria escrever jogadores, malta que realmente joga futebol. Malta para entrar na equipa e acrescentar. Talvez Seferovic o resto é entulho para enganar anónimos.
EliminarE quem és tu para ajuizar os jogadores que entraram? Não passas de um ignorante pretencioso cheio de soberba!
EliminarO Gabriel é da selecção do Brasil. O Seferovic titular da Suiça! o Varela titular dos sub-21 de Portugal e suplente dos A. Todos eles internacionais pelas respectivas selecções dos seus países, alguns já com títulos europeus.
Não passas de um idiota!
sai um gelado prá testa do otário anónimo.
ResponderEliminar