06 junho 2016

Soares Dias é o árbitro do ano (Capela o 2º melhor). Cosme Machado desce

Artur Soares Dias é o melhor árbitro português da temporada de 2015/16. O Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) divulgou as classificações de todos os escalões do sector, esta segunda-feira, após o último plenário dirigido por Vítor Pereira, que amanhã passará o testemunho ao novo presidente do órgão, José Fontelas Gomes.
O juiz da AF Porto, natural de Vila Nova de Gaia, vê premiada a época intensa que protagonizou e na qual dirigiu quatro embates entre os “grandes” e ainda a final da Taça de Portugal. Ao todo, dirigiu 39 desafios, contabilizando todas as competições em que actuou.
O empresário nortenho, de 36 anos, terminou a temporada com uma média final de 3.419 pontos. João Capela, da AF Lisboa, foi segundo (3.395), à frente do algarvio Nuno Almeida, que completa o pódio, com média de 3.383. 
Soares Dias, um dos mais credenciados internacionais da arbitragem lusa, sucede a Jorge Sousa, outro juiz filiado à AF Porto que, contudo, registou uma temporada atípica e marcada por problemas físicos. Por esse motivo, Jorge Sousa não recebeu sequer classificação, por número insuficiente de jogos, mas esse facto não significa que desça de escalão.
Nesse capítulo de despromoções, o grande destaque vai para Cosme Machado. O árbitro bracarense, que esta temporada esteve envolvido em alguns jogos polémicos, estava há vários anos na Primeira Categoria.
Sérgio Piscarreta, o árbitro algarvio que, este ano, foi promovido à categoria de internacional, surge também como um dos piores três árbitros da primeira categoria. André Moreira também foi despromovido. 
Se Soares Dias foi o melhor árbitro, outro juiz da AF Porto foi também considerado o melhor assistente do ano.
Trata-se de Rui Licínio, um dos valores do sector, que sucede a Bertino Miranda, um dos mais experientes auxiliares que esta época encerrou a carreira para passar a dirigente do Conselho de Arbitragem.

4 comentários:

  1. Capela 2° melhor?!?!?!?
    Já não se pode esperar nenhuma surpresa do "isento" conselho de arbitragem....

    ResponderEliminar
  2. Capela como 2º melhor garante, desde já, a final da Taça da Liga. Isto é que é planeamento antecipado. A "estrutura" não brinca!!

    ResponderEliminar
  3. FDS e o bronco do BRUNO PAIXÃO. Ainda vamos levar com esta lenda viva mais uma época ????
    O Arbitro mais incompetente que alguma vez vi.
    De 20 jogos que o mesmo arbitra 19 são polémicos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mais polémico foi aquele na Madeira. Golo ilegal!

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...