07 abril 2016

BdC esteve no DCIAP a falar sobre "ofertas" do Benfica aos árbitros. Dois defesas do Sporting podem sair já este mês

De acordo com informações recolhidas pelo jornal Record junto de fonte próxima do processo, o presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, esteve ontem no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), para prestar esclarecimentos suplementares ao Ministério Público (MP) a propósito do caso dos ‘vouchers’ alegadamente oferecidos pelo Benfica a árbitros, delegados e observadores, antes dos encontros disputados pela equipa principal e pela formação secundária.
Bruno de Carvalho, de 43 anos, denunciou esta suposta ilegalidade a 6 de outubro de 2015, durante o programa ‘Prolongamento’, da TVI 24, e desde então tem-se batido para que este caso não caia no ‘esquecimento’. No entanto, a 27 de janeiro deste ano, a Liga de Clubes anunciou o arquivamento do processo relativo ao caso dos ‘vouchers’, por parte da Comissão de Instrução e Inquéritos. Como seria de esperar, o Sporting recorreu.
O processo seguiu para o MP, para ser avaliado pela justiça cível, algo que Bruno de Carvalho preferiu evitar numa fase preliminar. "Existem regulamentos. Um regula as leis desportivas, outro regula a atividade ‘social’, dita normal. Não vejo interesse nenhum, nesta fase, de o processo estar no MP sem antes perceber se é ou não normal ser oferecida uma caixa, quatro jantares por cada árbitro, delegado e observador, dá 1.120 jantares por ano", referiu BdC, numa entrevista à Sporting TV.
Cortesia que vai dos 200 aos... 300
Na base do arquivamento deste caso por parte da Comissão de Instrução e Inquéritos (CII) da Liga de Clubes esteve uma exaustiva análise às queixas apresentadas pelo Sporting. De acordo com o comunicado divulgado pela CII, o ‘kit’ oferecido pelo Benfica teria um "cariz de símbolo, de lembrança" e o valor máximo de 200 francos por oferta (uma das coisas mais vezes apontadas por Bruno de Carvalho) perdeu validade desde 2014, altura em que este valor passou para 300 euros.

Os defesas-centrais brasileiros Ewerton e Naldo podem deixar o Sporting antes do final do presente mês. Segundo o jornal O Jogo, em cima da mesa da SAD está a possibilidade de cedência por empréstimo dos dois atletas que têm vindo a perder espaço nas opções de Jorge Jesus, que além da dupla de centrais possui ainda quatro elementos – no caso os titulares Rúben Semedo e Coates, além de Paulo Oliveira e Tobias Figueiredo – para o centro do sector mais recuado. À sociedade gerida por Bruno de Carvalho chegaram demonstrações de interesse e ofertas informais, através de intermediários, de emblemas brasileiros, isto no sentido de assegurar o empréstimo, já que financeiramente uma transferência a título definitivo está descartada face aos valores pedidos pelo Sporting.
Se o Santos esteve e está entre os interessados na cedência por empréstimo de Ewerton, aproveitando o facto da janela de transferências no Brasil encerrar no próximo dia 20 de abril, outros emblemas têm tentado aquilatar qual a disponibilidade da SAD para libertar Naldo. Desagradado com o rendimento deste, depois do investimento de três milhões de euros feito no último defeso, o Sporting respondeu a quem o procurou com uma recusa de empréstimo, deixando apenas alguma abertura para a transferência em definitivo por valores na ordem dos cinco milhões de euros, montante ligeiramente acima do que foi pedido ao Santos por Ewerton, apesar do custo da sua transferência ter rondado os 1,5 milhões de euros.
Têm surgido do Brasil os principais focos de interesse nos dois jogadores, ainda que outros mercados, como o argentino ou mexicano, admitam a inscrição de novos atletas, à semelhança do que acontece com países do Médio Oriente. Recorde-se que Ewerton tem um contrato com o Sporting válido até julho de 2019 e uma cláusula de rescisão fixada nos 45 milhões de euros, isto depois de ter rubricado vínculo na sequência da cedência por empréstimo dos russos do Anzhi. Naldo tem igualmente um contrato válido até 2019 e a mesma cláusula de rescisão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...