08 setembro 2015

Caso 'Casuals' no FC Porto - Sporting pode ser arquivado


O Ministério Público (MP) propôs a suspensão provisória do processo a 87 acusados de participação em rixa, na sequência de incidentes associados ao grupo «Casuals Portugal», que ocorreram antes do jogo do FC Porto-Sporting da época passada.
De acordo com fonte judicial citada pela Lusa, os arguidos têm agora 15 dias para dizer se concordam com a proposta do MP, que também terá de ser aceite pelo juiz de instrução titular do processo. Em caso afirmativo, e se os arguidos cumprirem as injunções fixadas pelo juiz, o processo é arquivado.
Num ofício enviado ao juiz de instrução, a que a Lusa teve hoje acesso, o procurador Paulo Pinto de Sousa defende que os autos devem ser suspensos por um ano e que os arguidos entreguem 250 euros a instituições de solidariedade social.
O ofício é datado de julho de 2015, mas alguns dos advogados dos arguidos só agora foram notificados desta decisão.
O MP tinha deduzido acusação contra 87 arguidos, imputando-lhes a prática de crime agravado de participação em rixa na deslocação para espetáculo desportivo, pedindo ainda a aplicação de uma pena acessória de interdição de acesso a recintos desportivos.
Os factos remontam aos incidentes verificados antes do clássico de 27 de outubro de 2013, quando 81 dos arguidos, denominados por «Casuals Portugal», desceram a Alameda das Antas, no Porto, em passo de corrida e tentaram derrubar a barreira policial no sentido de forçar a entrada no estádio do Dragão, pela porta 25, impedindo o controlo dos bilhetes e a revista a efetuar pelos assistentes.
Os ditos «Casuals Portugal», que integravam elementos de diferentes grupos organizados de adeptos do Sporting, acabaram por entrar em confronto verbal e físico com um outro grupo de adeptos, estes afetos ao FC Porto, que integrava os restantes seis arguidos acusados.

1 comentário:

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...