O argentino do Benfica lesionou-se no último jogo da época passada, frente ao Marítimo, no Estádio da Luz e, desde essa altura, tem vindo a seguir um programa com vista à sua recuperação.
Esta nova viagem até Itália permitirá encerrar o processo de reconstrução e, à RR, o ortopedista Henrique Jones, antigo elemento do "staff" médico da Selecção Nacional, explica as fases pelas quais "Toto" Salvio já passou e que ainda terá de enfrentar.
"Numa primeira fase, terá feito o preenchimento ósseo do túnel inicial da primeira plastia, eventualmente tratar algumas lesões acessórias da cartilagem ou do menisco que podem estar associadas, deixar o processo cicatrizar do ponto de vista ósseo, durante dois meses ou três e avançar com segurança para uma nova ligamentoplastia. Eventualmente ou não, uma plastia acessória de reforço interno para prever ainda mais a eventualidade de novas situações, como a que aconteceu", começa por elencar.
No entanto, apesar de acreditar no "sucesso" da intervenção, Henrique Jones sublinha que "um atleta que faz a rotura do ligamento cruzado anterior, nunca mais volta a ser, em termos dinâmicos e fisiológicos, o mesmo que com o ligamento original". Todavia, "o trabalho diário de reeducação do joelho permita índices competitivos muito próximos dos 100%", acrescenta o clínico. Só que, no caso de Salvio, "o prognóstico é um pouco mais reservado".
A recuperação do argentino será demorada - "nestes casos poderá ir aos 6,7 ou 8 meses" - e será fundamental um forte apoio psicológico. Ou seja, "quando o atleta se libertar do medo da lesão, é quando dá o passo em frente, o 'click' para voltar novamente à competição".
Sem comentários:
Enviar um comentário
Regras dos comentários
O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.
Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.
Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:
- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.
Avisos:
- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;
Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...