Nomeação, sorteio... nomeação, sorteio! O vira o disco e toca o mesmo na escolha dos árbitros para os jogos da I e II Liga tem sido uma constante nas últimas décadas e conforme a vontade dos clubes, mas nunca obteve consenso. Agora foi a vez o Sporting apresentar uma proposta na Assembleia Geral (AG) da Liga a propor o regresso ao sorteio como critério de escolha dos juízes. Nesta altura vigora a nomeação direta, feita pelo Conselho de Arbitragem da Federação, liderado pelo antigo juiz Vítor Pereira.
Segundo o DN, o projeto leonino apanhou os clubes de surpresa, que decidiram discutir e votar o documento em nova reunião magna no dia 29. No entanto, caso passe no escrutínio, a alteração do modelo de designação dos juízes não passará imediatamente do papel para a prática. Isto porque a decisão, a acontecer, terá de ser ratificada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
No entender do clube de Alvalade a designação por sorteio público, sem quaisquer restrições ou condicionalismos, é o que melhor serve os interesses da verdade desportiva. Algumas das propostas do Sporting, diz saber o DN, passam por restringir o número de jogos dos árbitros em relação ao mesmo clube, ou seja, cada juiz só deverá apitar jogos da mesma equipa, na mesma competição, com um intervalo de três jornadas ou 15 dias após a atuação desse mesmo clube, num jogo da Taça de Portugal, Taça da Liga ou Supertaça.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Regras dos comentários
O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.
Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.
Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:
- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.
Avisos:
- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;
Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...