11 fevereiro 2015

Médios do FC Porto arrasam a concorrência nos rivais

Desmontando os números dos 33 jogos já realizados esta temporada, percebe-se que é no meio que tem estado a virtude do FC Porto: metade (!) dos golos marcados pelo FC Porto surgiram através de ações decisivas dos médios, sejam eles os três habituais titulares (Casemiro, Óliver e Herrera) ou ainda Rúben Neves, Evandro e Quintero – Campaña é o único que ainda não marcou ou assistiu para golo esta época.
No total, são 23 golos marcados e 22 assistências para golo, em todas as competições, sendo que oito deles até foram consequência de uma combinação entre jogadores do sector intermediário. Feitas as contas, os médios participaram diretamente em 37 dos 78 golos marcados pela equipa.
Este registo dos portistas ganha ainda maior dimensão se olharmos para os números dos dois principais rivais, Sporting e Benfica, escreve O Jogo.
No caso da equipa de Marco Silva, a comparação até é mais justa, isto porque os leões também apresentam habitualmente um meio-campo com três jogadores. Mesmo assim, a diferença é grande, como se pode constatar no quadro aqui apresentado, sobretudo porque no Sporting há apenas dois médios a contribuir significativamente no plano ofensivo: Adrien Silva (cinco golos e duas assistências) e João Mário (seis golos e quatro assistências).
No Benfica, a diferença é ainda mais alargada, mesmo que se inclua o nome deTalisca entre os médios utilizados por Jorge Jesus – ele que até foi a maior parte das vezes o segundo avançado da equipa. Neste caso, para além do brasileiro (dez golos e duas assistências), sobram Enzo Pérez (um golo e quatro assistências), Samaris (uma assistência), Pizzi (um golo e duas assistências) e Cristante (um golo e uma assistência).
Na época passada, os médios portistas (Fernando, Defour, Lucho, Herrera, Quintero, Josué e Carlos Eduardo) marcaram 24 golos e fizeram 33 assistências, um registo que não deverá ser muito complicado de ultrapassar nos 17 jogos que, na pior das hipóteses, os dragões ainda têm para fazer. Em 2013/14, acrescente-se, Josué foi o que melhor registo conseguiu entre os sete médios do plantel: cinco golos, todos de grande penalidade, e ainda dez assistências.

2 comentários:

  1. Deve ser por isto que ainda não ganharam a um rival este ano, em 3 oportunidades (e duas delas com derrotas em casa).

    ResponderEliminar
  2. Se calhar plano e a equipa que mais jogadores incorporou no seu 11 e nesse mesmo 11 e a mais jovem.

    Nos jogos mais rasgadinhos ixu nota se!

    Agora números são números!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...