Nesta quinta jornada do campeonato, ocorreram cenas lamentáveis que quase tiram a vontade de se falar em jogos e em futebol. Se com o campeonato ainda no começo se verificam situações daquele género, nem é bom pensar no que poderá acontecer nas últimas jornadas.
Sporting – Rio Ave: mau jogo do Sporting perante este Rio Ave que tem sido a sua besta negra nos últimos jogos disputados entre as duas equipas. Depois do grande golo de Wilson Eduardo, marcado de um ângulo quase impossível, o Sporting perdeu ritmo e deixou-se ir no jogo do Rio Ave que conseguiu empatar com mérito graças a um bom remate de cabeça de Tarentini. Depois o Sporting tentou reagir mas já foi tarde. Numa jornada que não muito feliz para os árbitros, Carlos Xistra deu o mote, não assinalando um penalti a favor do Sporting, que a ser marcado, faria muito provavelmente com que o Sporting vencesse o jogo.
Vitória de Guimarães – SL Benfica: jogo muito disputado, o que não quer dizer bem disputado, em que o Benfica acabou por vencer com justiça um adversário difícil, que vendeu bem cara a derrota. Sem fazer grande exibição, o Benfica lá conseguiu os três pontos, graças ao incontornável Cardozo que, fora da grande área, desferiu forte remate, ressaltando a bola num jogador vimaranense. Isto aconteceu já com o Vitória reduzido a dez, devido à expulsão de Addy, que acumulou dois cartões amarelos, qualquer deles bem mostrados. O Benfica terá que começar a jogar melhor se quiser ser um candidato efectivo à vitória no campeonato.
Mesmo assim, algum destaque para Enzo e para Fejsa. O sérvio vai consolidando a sua posição no meio campo do Benfica, possibilitando a saída de Matic em Janeiro, que irá acontecer, se não ocorrerem lesões graves no meio campo. Isto é o que dizem alguns sócios bem informados lá na Catedral. O Vitória de Guimarães parece apostado em voltar a ser o principal clube do Minho. Tem boa equipa, bom treinador e joga bem. Apenas um reparo à forma violenta como jogaram nos primeiros minutos, procurando intimidar os jogadores do Benfica. A arbitragem não esteve mal, mas falhou ao não assinalar um penalti sobre Lima. Mas a culpa foi mais do fiscal de linha. Como já aqui escrevi, os fiscais de linha é que estão a dar...
Estoril – FC Porto: grande exibição do Estoril que se bateu de igual para igual com o adversário, reagindo muito bem à infelicidade de um seu jogador, que fez um autêntico passe para Licá no lance do primeiro golo portista. Não é qualquer equipa que recupera duas vezes perante a equipa do Norte. Parabéns para Marco Silva e para os seus jogadores. A arbitragem esteve infeliz ao não assinalar falta e consequente expulsão de Otamendi, eram decorridos cerca de dez minutos de jogo. Também falhou ao assinalar penalti contra o Porto pois o corte de Otamendi com o braço foi fora da área. Enfim, ao menos não errou só para um lado.
Esta jornada teve três protagonistas pela negativa: Jorge Jesus, Adelino Caldeira e Paulo Fonseca.
Jorge Jesus: já mais de que uma vez aqui escrevi que as atitudes de Jorge Jesus durante os jogos são muitas vezes uma vergonha para ele e para o Benfica. No fim do jogo com o Guimarães excedeu tudo o que tinha feito anteriormente. É verdade que foi um exagero quatro polícias caírem sobre um adepto que ia pedir uma camisola, mas suponhamos que a polícia não interceptava o indivíduo, o jogador recusava dar-lhe a camisola e por isso era agredido física ou verbalmente pelo adepto. Aí toda a gente caía em cima da polícia porque não tinha feito o seu trabalho. Ficava bem a Jorge Jesus reconhecer que tem um problema de controlo da agressividade, procurando ajuda especializada para este seu problema. Seria bom para ele e para o clube que tão bem lhe paga.
Adelino Caldeira: desta vez não se ficou só pela agressão verbal como foi o caso com o presidente do Sporting. Este é um caso diferente do treinador do Benfica. Adelino Caldeira é apenas uma face visível de um clube que domina o futebol português graças à impunidade com que vai praticando todo o tipo de acções que desvirtuam resultados e classificações. Ao contrário de Jorge Jesus, este senhor deve estar tranquilo, confiando que nada lhe acontecerá.
Paulo Fonseca: não é primeiro treinador que pela sua carreira parece ser uma pessoa séria e ponderada e quando chega ao Porto se transforma para pior. Paulo Fonseca chegou ao ridículo de criticar a arbitragem do jogo do Sporting, coisa que o próprio treinador do clube prejudicado não fez. O que se passará lá para cima para as pessoas ficarem assim?
Leia também as opiniões Onda Azul e Porta 10 A
Dizer que a suposta (porque parece que nem o presidente do Estoril viu) agressão de Adelino Caldeira é mais grave que o que se passou com Jesus é de ir às lágrimas. Aliás não li nada sobre as declarações racistas do grande presidente da Associação de Futebol de Lisboa. Na verdade acho que você devia copiar o Jorge Jesus e procurar também ajuda médica especializada!
ResponderEliminare quem fala assim não é gago, muito bem dito sr. Anónimo!
EliminarNão é gago, mas é parvo e não sabe ler. Na crónica não há nenhuma menção a um ser mais grave que o outro...
EliminarOh Mandavir, tu é que és muito inteligente! Palpita-me que deves ser o gajo que escreve a crónica.
EliminarÓ burro das 17:10, não percebes que na crónica ninguém falou na maior ou menor gravidade ? Não chegas lá?
EliminarJá o Jesus se transdformou para melhor no benfica .... PALERMA!!!
ResponderEliminaró palerma ao menos aprende a escrever... deves estar a babar-te de raiva quando escreves. Ficas cego com o Benfica
EliminarNão te preocupes que não fico cego. Gosto dum bom espectro de cores. Percebo que muitos sejam do benfica porque a cor ajuda ......
EliminarUm bom espectro de cores para ti deve ser só o azul e branco....
EliminarAte nem me importo que o campeonato acabe assim. Desde que acabe como acabou no ano passado com o Paços de Ferreira vs fcporto o penalti que é fora da area ate é bom.
EliminarÓ Mandavir, tás mesmo a pedir, mandavir um MELÃO hehehehe, incha melão, ao fim deste tempo ainda continua a INCHAR ...
EliminarÓ Gonçalo, o português ofende-te? "tás" ? "incha melão"? a inteligência está onde? no WC? uiii... parece que as minhas criticas estão a fazer muita azia...Inchem Porcos...
EliminarPodia-se viver sem este artolas semanalmente? claro que não, ele é o palhaço da semana para nos divertir, sem os comentários dele o "Fora-de-jogo" não era a mesma coisa ...
ResponderEliminarRefiro-me evidentemente ao hehehehe ... "Horizonte Vermelho" Olé ...
EliminarPara divertir existem porcos ranhosos como tu! és daqueles que "falam, falam, mas não fazem nada..."! Nem piada tens ó boi!
EliminarO mandavir fala assim pk o pintinho da bosta ainda esta vivo e encobre os assuntos todos. No fim da época andas caladinho tu e o Paulo Fonseca cabroes da merda.
ResponderEliminarQuê? Estas ou és burro?
EliminarHorizonte Vermelho? Devia ser Horizonte Anedotico!
ResponderEliminarRidicula maneira de olhar para o futebol português. Custa-me pensar na possibilidade de haver mais 6 milhões de cabeçudos com opiniões destas a viver nesta Terra.
Nao corno vos e k estais abituados a ser levados ao colo paneleiro. Doi t não doi
EliminarAh e cabeçudo é a tua prima e casou e casou e burro de merda
EliminarÓ burro, se vires as votações em todo o mundo, o maior de Portugal é o SLB! Cabeçudos são os FDP que perderam em casa o campeonato de basket e abandonaram a modalidade! os que perderam uma liga dos campeões de hoquei em casa! os que perderam campeonatos de juvenis em casa! Desculpa, esses não são apenas cabeçuos, são cabeçudos e cornudos (a tua mulher manda saudades e a tua mão está de boca cheia!)
Eliminardeixem o homem libertar a unica alegria semanal...
ResponderEliminarse podiamos passar ser este humor???? poder podiamos mas nao era a mesma coisa
Humor é serem corruptos frustados e pensarem que têm valor... Doping e corrupção forever (DECO UM ANO SUSPENSO! ACABOU A MAMA DO FCP?????)
EliminarA falta de classe que se vê de ambas as partes intriga-me. De um lado um jogo do benfica onde o golo é dado a Cardozo só para o moralizar para um futuro próximo... Num outro um jogo, independentemente de combatido a máxima força pelo Estoril Praia, houve claramente polêmica e golos que ditaram um resultado envolto em farsa, mesmo que justo pelo apresentado pelo Estoril. Assim sendo, o benfiquista não tem do que se queixar nesta jornada e o porto tem. não sou portista nem benfiquista, por isso a transparência dos meus olhos é muito mais clarividente que a vossa, e tudo aquilo que vejo são pessoas a tentar culpar X, H ou Y por erros que são claramente da falta de futebol apresentado pelas duas equipas nos respectivos jogos. O benfica tem a sorte do jogo e o porto sai prejudicado.
ResponderEliminarEm relação aos insultos de ambas as partes... Mandavir se escreves uma crónica/ artigo de opinião, sujeitas-te a criticas como é natural e ai, só tens de manter o nivel e agir em conformidade com aquilo que acreditas sem o recurso ao claro baixar de nivel que vais tendo ao longo das comentários. Portistas é opinião dele e voces respeitam. não tem que criticar, limitem-se a salvaguardar as vossas opiniões e a defende-las. não precisam de recorrer ao insulto... por mais que esta picardia vista de fora, seja encarada por mim, como uma forma de comédia.
Abraços
Seus filhos da p*ta, o Salazar que ainda tibésse a mándar nesta me**a que bocês íu toaduj maj'éra apánhar toaiju, cara***!
ResponderEliminarSó se seanta nos estádios quem é m**da!
Beijam beinh que piada fo***a bós têandes!
Juízo cara**o! Futebol é para langões!
Inde lubar com a bola nos c***ões!