30 agosto 2012

O Sporting ainda terá tempo?


"É preciso dar tempo e ter paciência com esta equipa (Sporting), mas isso é muito difícil quando o objectivo é a conquista do campeonato. Saibam os dirigentes resistir aos maus resultados, procurando isolar os jogadores e técnicos das pressões de adeptos mais exaltados, daqueles que existem em quase todos os clubes, só aparecendo quando as coisas correm menos bem"

Ainda vão só decorridas duas jornadas e já os adeptos do Sporting se interrogam sobre o verdadeiro valor da sua equipa de futebol. Por mim, continuo a achar que é uma equipa com muito potencial, embora muito jovem, tanto de idade como de entrosamento entre os jogadores e assimilação das ideias do treinador. Ainda há margem para fazerem um bom campeonato, que só agora começou, mas quanto à luta pelo título, o Sporting terá que ter muita atenção e melhorar a eficácia de remate, o que passará menos por aperfeiçoamento técnico e mais pelo procurar reduzir a ansiedade dos seus jovens jogadores, preparando-os para não se deixarem perturbar tanto, quando os contratempos surgem. 

FC Porto – Vitória de Guimarães: O Porto lançou o empate da última jornada para trás das costas e goleou um Guimarães que decepcionou na primeira parte, nunca conseguindo qualquer jogada de perigo, acho mesmo que durante a primeira parte, o Guimarães não fez um remate à baliza. A vitória do Porto foi mais do que justa, e até poderia ter sido mais volumosa se o árbitro tem assinalado um penalti a favor do Porto, iam decorridos pouco mais de trinta minutos de jogo. É a velha questão de ser mão na bola ou bola na mão. Mas para mim não há dúvida que foi penalti, o braço estava afastado do corpo e ocorreu um desvio da direcção que a bola levava. Ainda bem que o Porto ganhou folgadamente retirando importância a este lance, mas esta questão da mão na bola tem que ser clarificada. Boas exibições de Hulk e Lucho, que são elementos insubstituíveis nesta equipa... Quanto ao Vitória, melhorou um pouco na segunda parte, mas nem chegou a arranhar a grossa pele do dragão.

Vitória de Setúbal – SL Benfica: também o Benfica venceu e convenceu, ajudado por uma expulsão de um jogador do Setúbal, logo aos oito minutos de jogo. Não gosto que as equipas fiquem com jogadores a menos, porque prejudica o espectáculo, prejudicando portanto os espectadores. Já fiz esta sugestão e repito-a: deveria ser possível entrar um jogador para o lugar do expulso, contando como substituição, e o jogador, principalmente em caso de falta perigosa para a integridade física de um seu colega de profissão, deveria levar um mínimo de quatro jogos de suspensão. Assim o jogo continuaria a ser jogado por onze contra onze, como deveria ser sempre, os jogadores pensariam duas vezes antes de fazerem faltas violentas e os treinadores talvez optassem por colocar em campo jogadores mais correctos, praticando a pedagogia do jogo sem violência. Quanto ao jogo em si, vitória fácil do Benfica, boas exibições de vários jogadores, perante um Setúbal valoroso que se foi esgotando ao longo do jogo, perante o ataque continuado dos avançados encarnados. Fica, claro, a pergunta: como teria sido com onze contra onze?

SC Portugal – Rio Ave: pois é, não há justiça no futebol (e não me estou a referir às escutas telefónicas). Às vezes acontece assim: uma equipa passa o tempo todo a atacar e a bola não entra, quer por mérito do guarda-redes, quer por demérito dos avançados. A outra equipa faz um contra-ataque, numa grande jogada diga-se, e consegue uma vitória tão saborosa como certamente inesperada. No princípio desta crónica já escrevi um pouco sobre o Sporting. É preciso dar tempo e ter paciência com esta equipa, mas isso é muito difícil quando o objectivo é a conquista do campeonato. Saibam os dirigentes resistir aos maus resultados, procurando isolar os jogadores e técnicos das pressões de adeptos mais exaltados, daqueles que existem em quase todos os clubes, só aparecendo quando as coisas correm menos bem. A qualidade está lá. Embora não seja fácil, há que dar tempo ao tempo.

Nota final: Portugal tem três clubes na Liga dos Campeões. Parabéns Braga!

5 comentários:

  1. O Sporting está a anos luz do Benfica e FC Porto

    ResponderEliminar
  2. Um projecto recente à procura de crescer, por isso venho propor uma troca de links. Já estão na nossa blogroll, visitem e comentem.
    somosporting.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. O problema do Sporting chama-se Sá Pinto. Detesto o Jorge Jesus mas ao lado do Sá Pinto é um Mourinho

    ResponderEliminar
  4. O Benfica e as ajudas do costume

    ResponderEliminar
  5. <Boa crónica de opinião que ao contrário do adepto do Porto não precisa de falar mal dos rivais.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...