18 janeiro 2012

Opinião (Benfica): Horizonte Vermelho

Nesta jornada o destaque vai para o atraso porventura irreversível do Sporting na luta pelo título e para o enorme apoio que a equipa do Benfica teve no seu jogo contra o Vitória de Setúbal.

SL Benfica - Vitória de Setúbal: mais uma vitória categórica do Benfica que parece nesta fase melhorar de jogo para jogo. A dupla de avançados Cardozo – Rodrigo continua a dar cartas no ataque benfiquista e se Rodrigo não marcou neste jogo, a sua influência na qualidade e eficácia do ataque é evidente. Mesmo marcando num lance feliz, logo no princípio do jogo, o Vitória não conseguiu impedir a superioridade benfiquista e só Neca, que continua a ser um bom jogador, conseguiu ameaçar a defesa da casa, tendo para além do remate que deu golo, ainda atirou uma bola ao poste da baliza à guarda de Artur. Nolito, Cardozo e Rodrigo foram os mais influentes jogadores, bem apoiados por Maxi e Witsel. Não há dúvida, eu e as mais de cinquenta e seis mil pessoas que foram ao estádio, deram por bem empregue o seu tempo.

FC Porto – Rio Ave: também o Porto ganhou com justiça e nem a saída forçada de Hulk equilibrou, por pouco que fosse, a partida. Quando não há Hulk há James. Este menino quando só joga futebol é um espectáculo, podendo-se já considerá-lo um dos melhores jogadores do campeonato. O Rio Ave, que tem um avançado que é para mim o melhor avançado português, refiro-me a João Tomás, ainda incomodou aqui e ali a defesa portista, mas sem causar grande perigo. Aos poucos lances do Rio Ave, respondeu Helton muito bem, com sobriedade e segurança. Continua portanto o Porto bem perto do Benfica e se como benfiquista preferisse que o Glorioso tivesse maior avanço, como adepto de futebol reconheço que assim o campeonato permanece mais emotivo e interessante.

SC Braga – SC Portugal: se a semana passada escrevi que não havia ainda razão para os adeptos do Sporting deixarem de pensar no título, infelizmente agora no que diz respeito ao campeonato, só um lugar na Europa será um meta possível. O resultado final mais justo talvez fosse o empate mas o Sporting tem aquela defesa, que tão depressa parece já estar estabilizada e sincronizada, como logo a seguir falha em lances fatais. A meu ver falta um patrão na defesa do Sporting, alguém que assuma o protagonismo da coordenação desde o guarda-redes ao meio campo. Também Wolfswinskel fez muita falta no ataque já que Bojinov não parece um avançado à altura do Sporting. A nível nacional o Sporting ainda está na Taça da Liga e na Taça Nacional. Também na Liga Europeia terá uma palavra a dizer. Há portanto ainda muita coisa em jogo, esperemos que Domingos consiga manter a sua equipa moralizada e ambiciosa.

Nota final: talvez incomodado pela liderança do Benfica, houve quem agitasse o fantasma do racismo referindo-se a Javi Garcia. Estou à vontade para falar nisto porque logo que o problema surgiu, por supostos insultos a Alan, aqui escrevi que o assunto não devia ser esquecido e que se devia castigar quem insultou ou quem caluniou. Referirem-se a esta questão de uma forma tendenciosa, por puro oportunismo clubístico, não ajuda nada a combater comportamentos errados, seja de que espécies forem. O mais curioso é que quem tanto relevo dá às declarações de Alan, “esquece-se” de referir as de Sapunaru, que num jornal do seu país afirmou que nos túneis da Luz se tinha portado de uma forma imprópria para um desportista profissional. Enfim, há que ter paciência...

3 comentários:

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...