Para que não se pense que decidi só voltar a escrever quando o Benfica perdesse, esperei pelo jogo com o Otelul para a Liga dos Campeões, em que a normalidade das vitórias do Glorioso regressou. Agora a sério, simplesmente, as sucessivas paragens no campeonato fazem com que ele perca o ritmo e também eu perco ritmo e rotina de escrever estas crónicas. Muito futebol se jogou entretanto mas nos que diz respeito ao campeonato, Benfica e Porto continuam lado a lado na liderança da prova. Nas competições europeias, a Selecção Nacional e os nossos clubes portaram-se bem e já estão apurados para a próxima fase das respectivas competições, com a excepção do Porto, que já foi arredado da Liga dos Campeões. Façamos uma vista de olhos não por jogos mas por clubes.
FC Porto: Um suposto treinador de elite em apuros. Depois de copiosamente batido pela Académica para a Taça de Portugal, os dois jogos seguintes do Porto foram uma espécie de espada suspensa sobre a cabeça do treinador. (Em sentido figurado, claro, quando muito poderia ser um bastão de basebol). No jogo com o Shakhtar Donetsk, ainda o Porto foi protegido pela sorte do jogo e após ver duas bolas baterem nos postes da sua baliza, conseguiu vencer por dois a zero, resultado enganador como tantas vezes acontece no futebol. Depois veio o Braga para o campeonato e aí o Porto esteve à altura e embora tivesse apanhado um susto nos últimos minutos de jogo, ganhou bem graças a Hulk que vem mostrando que nos tempos que correm a equipa do Porto é Hulk e mais dez. Mas o Porto voltou a falhar no jogo do tudo ou nada para a Liga dos Campeões, ao não conseguir vencer em casa o Zenit. Foi um empate injusto, pois o Porto fez mais do que suficiente para vencer o jogo, mas a sorte que o tinha favorecido no jogo contra o Shakhtiar desta vez não quis nada com os portistas que se terão de contentar com a Liga Europa. Para este falhanço na Liga dos Campeões também terá contribuído a “brilhante” ideia do técnico de elite em só inscrever um avançado na competição. Agora o Porto terá que reformular os seus objectivos e a sua política de vendas e contratações quando o mercado reabrir. Quando tem vindo a público as dificuldades que o Porto tem tido em pagar jogadores que contratou, e são cada vez maiores os rumores que os atletas das chamadas modalidades amadoras têm salários em atraso e que até no futebol os pagamentos não estarão a ser feitos com a pontualidade habitual, somos levados a pensar que o Porto terá de vender alguns jogadores já em Janeiro. A ver vamos...
SL Benfica: Os equívocos de um treinador e o adeus à Taça. Depois de ter imposto mais um empate ao Manchester United e de ter vencido o Sporting para o campeonato, o treinador do Benfica borrou a pintura ao subestimar o Marítimo no jogo para a Taça de Portugal, apresentando-se sem seis habituais titulares. Embora o plantel do Benfica seja bem melhor no seu conjunto do que o do ano passado, há jogadores como Maxi Pereira ou Artur que, não estando lesionados só têm de jogar e ponto final. Foi uma pena termos saído assim da Taça, pese embora o valor do Marítimo que fez por merecer a sorte que teve, principalmente naquele incrível primeiro golo. Mas futebol é mesmo assim e o Benfica só tem de dar os parabéns ao adversário, limpar as ideias e seguir em frente. Quer-me parecer que desde o jogo com o Manchester o Benfica tem vindo a jogar pior. Ganhou ao Sporting num jogo em que o empate teria sido o resultado mais justo, mesmo tendo em conta que jogámos uma parte do jogo só com dez jogadores, perdeu com o Marítimo e venceu o Otelul num jogo de muito fraca qualidade em que só a fraqueza do adversário e a boa actuação de Artur, permitiram que o Benfica tenha ficado em primeiro lugar. Julgo que em Janeiro o Benfica irá adquirir pelo menos mais um lateral, se possível dois, um para cada lado, para equilibrar a equipa. Espero também que Pablo Aimar renove pelo menos por mais uma época, mantendo-se no clube, aquele que é para mim o melhor jogador do Benfica.
SC Portugal: Treinador tranquilo vai levando a água ao seu moinho. O Sporting vai a pouco e pouco ocupando o lugar que lhe é devido no nosso futebol. A renovação efectuada no plantel está a dar bons resultados, as contratações parecem terem sido acertadas e até a defesa, que desde o início da época se revelou o ponto fraco da equipa, parece muito mais coesa e segura. Dos três grandes o Sporting é o único que continua envolvido em todas as competições, podendo lá mais para a frente ter de ser obrigado a fazer escolhas, opções sobre as competições em que estará mais ou menos empenhado. Mas para já, o Sporting é para mim a equipa sensação da época.
Por último, os incidentes do Benfica - Sporting. Devo desde já dizer que não gosto de ver adeptos do futebol confinados a uma área por uma rede, por mais moderna e segura que ela seja. Acrescento também que gente capaz de deitar fogo a estádio alheio também haverá infelizmente no Benfica. São marginais que se escondem entre os apoiantes dos clubes, actuando impunemente devido a nenhuma autoridade, desportiva ou política, ter ainda actuado com firmeza e decisão para acabar com este estado de coisas. Dito isto tenho de condenar a actuação dos dirigentes do Sporting em todo este infeliz acontecimento. Primeiro, um imbecil veio mentir descaradamente, dizendo que estavam dois adeptos do Sporting por lugar, coisa que posso desmentir pois estive lá e a verdade é que o espaço destinado aos adeptos do Sporting esteve com muitos lugares vagos até ao fim do jogo. Disse também que tinham recebido um tratamento pré-histórico, não se percebendo o que é que a pré-história tem a ver com um jogo de futebol. Palpita-me que o tal senhor não sabe o que é a história, quanto mais a pré-história. Infelizmente, também o presidente do Sporting, que não esteve presente ao jogo, em vez de condenar sem ambiguidades os actos dos marginais que estavam entre os apoiantes do seu clube, oferecendo-se para colaborar na sua identificação e castigo, optou por tentar criar pretensos incidentes, procurando desviar as atenções dos gravíssimos factos ocorridos. Prestou assim um mau serviço ao futebol português e ao seu próprio clube.
Gostei da opinião, parabens
ResponderEliminarvcs é que picaram o Sporting
ResponderEliminar