05 maio 2011

Opinião: Onda Azul (FC Porto)

1. Com a Liga Portuguesa completamente decidida e os finalistas da Taça de Portugal encontrados, todas as atenções se viram para a Liga Europa. Surpreendentemente três emblemas Portugueses (que coincidem com as equipas mais fortes do momento) continuam envolvidos e há boas perspectivas de termos uma final da Liga Europa totalmente Portuguesa. A enorme superioridade do Futebol Clube do Porto, patenteada ao longo deste ano ma Liga (21 pontos de avanço sobre o segundo classificado!!) não dá nenhumas garantias no que à competição Europeia diz respeito. Partindo do princípio que o Porto estará na final (o que ainda não é garantido mas muito provável) tudo se decidirá depois numa partida, e aí, seja qual for o adversário, tudo é possível. Trata-se duma final e como dizia um grande treinador: as finais são para se ganhar.

2. Estou convencido que, com maior ou menor dificuldade, o Porto estará na final. O outro finalista é uma incógnita maior. Qualquer dos dois tem boas probabilidades. Eu penso que o Benfica irá passar. Penso também que isso é melhor para o futebol Português e para o Futebol Clube do Porto caso seja o outro finalista. Eu explico: Se for o Braga o outro finalista teremos um jogo menos apelativo do ponto de vista das audiências (não nos esqueçamos das audiências internacionais já que se trata duma final Europeia) já que a rivalidade é muito mais forte entre Porto e Benfica do que com o Braga. Será melhor também porque dará uma melhor imagem do futebol Português. O Braga, caso seja finalista, adoptará uma táctica rigidamente defensiva e apostará tudo no contra-ataque, tornando o jogo muito menos interessante. Será também melhor para o Futebol Clube do Porto visto que o Benfica acaba por ser um adversário mais fraco numa final. Tentando jogar de igual para igual vai expor-se mais, e todos sabemos que não tem equipa à altura do Porto. Os últimos jogos revelaram que há um pânico generalizado das hostes benfiquistas em relação à superioridade azul e branca.

3. Falcao é o melhor goleador da Europa. Conseguiu um feito notável ao tornar-se no jogador de sempre com mais golos marcados numa competição Europeia. Vê-lo movimentar-se dentro e fora da área é um regalo para quem verdadeiramente gosta de futebol. A dupla com Hulk é absolutamente fantástica. Moutinho é um génio no meio campo. James cada vez mais uma confirmação. Guarín alia técnica a força duma forma pouco vulgar. A grande diferença entre o Porto e o Benfica passa um pouco por tudo isto. A verdade é que enquanto no Porto se aproveitam ao máximo as potencialidades dos atletas enquanto vestem a camisola azul e branca, no Benfica se idolatram jogadores que não triunfaram por onde passaram ou pelo menos não o fizeram de forma consistente. Os exemplos são muitos: Saviola, Aimar, Javi Garcia, Roberto (enfim … este não é muito idolatrado mas custou uma fortuna), Carlos Martins, Salvio. Num passado recente o mesmo se deu com Reyes. Será que todos estes jogadores se regeneraram quando chegaram ao Benfica ou simplesmente no Benfica se aceita o que noutros clubes não satisfaz? A verdade é que não ganham nada …. Provavelmente deveriam modificar o seu grau de exigência. No futebol ganha-se com trabalho não com conversa … vale a pena pensar nisso!

3 comentários:

  1. O que frisa no sublinhado é a verdade. Mas o erro do Benfica para além desse é os milhares que gasta nesses jogadores. Continuo achar que o Porto é quem trabalha melhor esse aspecto

    ResponderEliminar
  2. Excelente opinião. Agora vou ver o Porto. FORÇA

    ResponderEliminar
  3. Saúda-se o regresso das opiniões

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...