22 abril 2011
Opinião:Mourinho e o Barcelona
O futebol espanhol está ao rubro, pela primeira vez os dois colossos vão-se enfrentar 5 vezes numa época.Até agora o equilíbrio é o factor dominante, e se o Barcelona tem o saldo de golos claramente a seu favor (6-2), o Real já tem um título na sua posse.
Antecipando já o futuro, com a vitória dos catalães na liga a corrida aos títulos vai ficar empatada (sabendo-se obviamente da importância da liga em relação à taça), por isso vão ser as duas eliminatórias das Champions a desempatar este empate cada vez maior.
Mourinho está a "entender" cada vez melhor cada vez melhor a máquina catalã e já percebeu que há uma táctica para jogar contra (quase) todos os adversários e uma táctica especial para jogar contra o Barcelona, pois essa é mesmo uma equipa de outro planeta.
Nos 5-0, a fatalidade foi Mourinho ter estudado o Barça como um outro adversário qualquer no qual usou a mesma táctica de sempre, mas o o problema é que o meio campo blanco foi sempre demasiado fraco para o domínio que o Barcelona exerce naquela zona, que é o coração de toda a máquina, sendo assim foi fácil para a equipa catalã instalar-se no meio campo do adversário e encontrar várias brechas para criar oportunidades e fazer 5 golos.
No 1-1 Mourinho mostrou porque é o special one, errou e tirou total partido dos erros. A colocação de Pepe no meio campo foi uma jogada de mestre, com essa região do campo muito mais forte e com Pepe a jogar solto ao lado dos outros dois médios Mourinho deu propositadamente o domínio do jogo ao Barça no seu meio campo defensivo mas cortou totalmente as linhas de passe no último terço do terreno, assim a inclusão de Pepe possibilitou sempre ter mais um homem a pressionar a bola e os catalães tiveram poucas oportunidades. Mal a recuperação era feita Ronaldo e Di Maria, aproveitando a sua rapidez, partiam logo para o contra ataque, criando muitos dissabores ao líder do campeonato.
Na partida da Taça a 1ºparte foi 100% Blanca, com a Pepe a surgir mais adiantado que os dois médios (na fase da recuperação da bola e do pressing) o Real conseguiu pressionar muito mais a frente não deixando Xavi e Iniesta ter a bola, com isso conseguiu o domínio do jogo. Na 2ºparte fruto do desgaste da 1º, do elevado tempo a jogar com menos 1 no fim de semana e obviamente porque o Barcelona é uma excelente equipa, os homens de Mourinho foram-se completamente abaixo fisicamente, e por sorte o jogo seguiu para o prolongamento.
Mourinho está a emperrar cada vez mais a máquina catalã e no jogo de 4ºfeira (que é no Barnabéu) se a equipa estiver bem fisicamente acredito que aquilo que aquilo que vimos no Mestalla possa durar bem mais tempo do que a 1ºparte.
2 comentários:
Regras dos comentários
O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.
Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.
Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:
- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.
Avisos:
- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;
Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...
Acho que o Real vai ser eliminado pelo Barcelona. Mesmo assim Mourinho é Mourinho e nada está decidido antes de se jogar.
ResponderEliminarEm termos de equipa o Barça é claramente favorito, mas penso que Mourinho está com um antidoto cada vez melhor
ResponderEliminar