1. Mais uma semana da nossa Liga que trouxe mais do mesmo e deixou o Porto à mesma distância do segundo classificado. O Porto fez um jogo muito seguro em Olhão, ganhou onde ainda nenhuma outra equipa o havia feito e reforçou a sua candidatura ao título. A avaliar pelo que se passou na Luz no dia seguinte é só mesmo uma candidatura e com poucas possibilidades, mas já lá iremos. Um grande golo de Belushi e o regresso de Falcao aos golos foram os pontos de destaque da partida. Boa réplica dos homens de Olhão mas o Porto está forte, ao contrário do que alguns dizem. Foi um normal jogo de futebol, apesar de alguns não acharem que o futebol deva ser uma coisa normal.
O Sporting voltou a perder. Já é penoso ver aquela equipa a jogar. Nem a noite de nevoeiro trouxe um D. Sebastião que mude alguma coisa. O novo candidato a D. Sebastião até estava no banco mas como delegado. Até isso é meio estranho no Sporting destes dias. Couceiro entrou para um lugar acima de Costinha, para fazer sair o Costinha e agora acaba a treinador e será o próximo a sair. Veremos se a sua jogada foi inteligente ou suicida. Eu vou pela segunda.
Pela segunda … Circular houve mais uma vitória do tão propalado melhor futebol do país (desculpem … da Europa porque já o vi comparado ao do Barça). O Benfica ganhou no último segundo do jogo. Esclareça-se uma coisa: eu acho que a vitória foi justa. Por uma vez, e numa coisa, estou de acordo com o Jorge Jesus: ganhou, podia ter perdido, empatado ou goleado. Isso é verdade. Tudo o resto do que disse no final do jogo foi um chorrilho de disparates. Nomeadamente quando continuou a afirmar que o golo anulado ao Luisão foi mal anulado porque o Cardozo não fez falta nenhuma. Uma mentira repetida muitas vezes por vezes parece verdade, mas acho que naquele já nem os vermelhos acreditam.
2. Por falar em Jorge Jesus não pode deixar de se comentar as cenas tristes, habituais e condenáveis do final do jogo. Na Luz vive-se cada vez mais um clima de terror para os adversários quando o jogo corre mal. Jorge Jesus e Rui Costa mostraram mais uma vez a sua falta de nível, de educação e de carácter. Já começam a ser repetitivas as cenas de ameaças, empurrões, estaladas, ofensas e outras coisas a jogadores e dirigentes contrários. Aqueles túneis já viram agressões, jogadores castigados por serem provocados por pseudo-seguranças, até o treinador da águia Vitória ali foi agredido. Agora as agressões passaram para dentro do relvado. E depois vêm com ar de santos dizer que não se passou nada. A desculpa de quem não quer ver a gravidade dos acontecimentos é sempre a mesma: no Porto é pior. A verdade é que incidentes destes já não se passam com o Porto há bastante tempo. E quando se passam são logo amplificados na sua escala como convém a certa comunicação social. Além disso, se tanto condenavam o Porto pelo que dizem ser semelhante, porque o imitam agora em muito maior escala. O Benfica parece seguir o exemplo daqueles revolucionários que, para acabarem com uma ditadura opressiva criam outra muito pior e mais devastadora.
3. Por falar em ditaduras, parece que causou muita preocupação a muitos distintos leitores o facto de se ter afirmado aqui uma coisa simples na passada semana: o Benfica era a equipa do regime.
Não vejo onde esteja a dúvida mas respeito opiniões. Embora algumas sejam dispensáveis, nomeadamente aquelas que ameaçam outros participantes do Blog. A violência benfiquista já chega aos comentários dos blogues e segue as boas regras de educação de Vieira, Jesus e Costa. Mas voltando aos factos. Foi-se ao ponto de tentar apresentar dados de antes e depois de 1974. Pois vamos a factos: O primeiro campeonato, como o conhecemos, foi na época de 1934-1935, já durante o regime Salazarista. Entre esse ano e o ano de 1974 o Benfica foi campeão 20 vezes, o Porto 5 e o Sporting 14. Desde 1974 até a última época (menos anos) o Benfica foi campeão 12 vezes, o Porto 19 e o Sporting 4. Há alguma dúvida do que mudou com o fim do regime? Se atribuíssemos 3 pontos por cada primeiro lugar, 2 por cada segundo e 1 por cada terceiro, teríamos:
Antes de 1974: Benfica – 90; Porto – 45; Sporting – 72
Depois de 1974: Benfica – 69; Porto – 85; Sporting – 44
Percentualmente, o Porto foi campeão durante o antigo regime 12,8% das vezes e em democracia foi campeão 54,3 % das vezes.
Isto são números …. Por muita palhaçada que façam!
75% do post a falar do benfica!
ResponderEliminarIsto é uma tristeza!!!
Mas será que não dá para falar na belissima época que o porto está a fazer!
Grande campeonato....e optima liga europa!!!
Epá, este sentimento de inferioridade já cansa!
Porque é onda azul se só se fala de vermelho!
continua assim a carregar nos lampioes. Eles ficam nervosos
ResponderEliminarBoas!!!
ResponderEliminarMais uma semana passada, mais nervos à flor da pele e os mesmos pontos a separar os actuais campeões dos futuros.
Os nervos são tantos que qualquer dia que o Benfica perca pontos veremos o JJ agredir um árbitro. Sim porque de resto ele pode agredir à vontade que nada lhe acontece.
Diz um anónimo que o post fala 75% do Benfica. É capaz de ter razão, mas se não forem os "rivais" a acusar e a desmascarar o que os encarnados fazem (e onde passam impunes), quem será?
As coisas estão à vista de todos, mas uns preferem fazer que não as estão a ver.
Um abraço
Muito bom Fernandes.
ResponderEliminarDá- lhes forte e feio e não tenhas receio dos infiéis ;-)
TRSM86
Já para não falar no estúpido do Coentrão que fez o ue lhe apeteceu, preparem-se pois vão todos seguir os passos do treinador.
ResponderEliminarConcordo com todos menos com o Anónimo. Se fosse o seu clube na posição do Porto (admitindo que você não é portista) como se sentiria?
Campeonatos Conquistados
ResponderEliminarUltimamente têm surgido alguns mitos criados pela 'nomemklatura' e seguida por muitos adeptos do F. C. Porto, denegrindo a imagem do S. L. BENFICA, e tentando iludir e camuflar, qual o verdadeiro motivo das suas (deles) conquistas.
Para tais mentes o Benfica, apenas ganhava porque era o clube da ditadura.
A falta desse apoio levou a que o Porto passasse a dominar o futebol português.
Nada mais falso, como irei demonstrar.
Para desmistificar vários mitos nada melhor do que os números, porque esses ao menos não iludem, não mentem e muito menos manipulam a verdade.
-- Campeonatos Conquistados --
1934/74 - SLB 50% – SCP 35% – FCP 12,5% - FCB 2,5% (Ditadura)----- 40 anos
1974/94 - SLB 50% – FCP 40% – SCP 10% ---------(Pós Ditadura)------- 20 anos
1994/10 – FCP 68,75% – SCP 12,5 % – SLB 12,5 % - BFC 6,25 % (Entrada em vigor do novo Regime Jurídico das Federações, que o POLVO quer manter!!!) ----------(Domínio absoluto do Polvo após a tomada da FPF em 1993) --- 16 anos
Conclusões
- É falso que o Benfica só tenha vencido por causa da Ditadura. Entre 1934 e 1974 o Benfica venceu 50% dos títulos, e nos 20 anos a seguir à ditadura (1974 a 1994) também venceu 50% dos títulos. Se existiu algum clube da ditadura esse foi certamente o Sporting como se comprova pelos números.
- Na fase da Ditadura e na Era Pós-Ditadura existiram sempre 2 clubes que dominavam o Futebol Português (Na 1ª fase o Benfica e o Sporting, e na 2ª fase o Benfica e o Porto)
- O Porto apenas começou a dominar o futebol português desde à 14 anos, e não desde à 34 anos como querem fazer crer. Desde 1974 a 1994 o Benfica continuou a ser o clube que mais venceu e nessa altura Salazar e Caetano, já eram.
- A partir de 1994, verificou-se uma mudança profunda no futebol português surgindo o Porto como único clube dominador, algo que nunca tinha acontecido na história (existiam sempre 2 clubes dominadores), e o mais surpreendente é o facto de o Benfica (clube mais dominador) só ter alcançado um único título, que ainda por cima é considerado como não tendo sido merecido por parte de alguns adeptos do FC Porto.
E agora importa perguntar: Qual foi o motivo que levou a que a partir de 1994 o Porto fosse o único clube dominador, e o Benfica passasse de 50% de títulos conquistados, ao longo de 60 anos - sessenta, e não os 50 de que fala o meu amigo! - de história do futebol português, para apenas 7%?
Dá que pensar, ou será que não...?
Isto são números … Por muitas palhaçadas que tentes fazer ...!
p.s. -
O clube do regime não era certamente aquele que não podia ser referido como 'vermelhos', pela conotação política da cor odiada por Salazar,
O clube do regime não era certamente aquele que inaugurava estádios a 5 de Outubro e a 1 de Dezembro, enquanto o teu clube o fazia a 28 de Maio, a data da revolução que levou o marechal Carmona (que o inaugurou) e Salazar ao poder
"Não vejo onde esteja a dúvida mas respeito opiniões."
ResponderEliminarMeu caro CF
Também não vejo onde está a dúvida que o FCP foi fundado em 1906, mas não consigo respeitar a opinião do 'topo giggio' ...!