1. Devo confesar que não sei muito bem por onde começar esta crónica, tão diversos são os pontos de interesse ao cabo de 4 jornadas da nossa Liga e perante a desorganização (para ser simpatico) reinante na Federação. Começando por aí, o caso Queirós mostra o nível a que chegou, não o nosso futebol, mas pior, o nosso país. Alguns lugares que são ocupados por incapazes que se perpectuam nos mesmos custe o que custar. Pelo meio pessoas que se arvoram em ‘meninos de coro’ mas que depois se recusam a dar toda e qualquer explicação publica. Enfim … o que tem no fundo conduzido o nosso país para a cauda (a pontinha da mesma) da Europa.
2. Falando de futebol, ou melhor continuando na palhaçada que lhe surge conectada, o Benfica veio reagir aos seus maus resultados da forma habitual: disparando em todas as direcções como se estivesse a jogar bem. A verdade entra pelos olhos dentro: por razões várias o futebol praticado pelo Benfica esta época está a anos luz do que se passava na passada. As razões no meu ponto de vista têm que ver fundamentalmente com 3 pontos: saída de jogadores importantes substituídos por vulgares (Dí Maria e Ramires); teimosia do seu treinador e dirigentes que recusam assumir os problemas internos; insegurança defnsiva que começou com Roberto mas que se estende ao jogar por favor de David Luiz e até determinada altura de Luisão. Pelo meio entenda-se que não é possível tomar duas épocas seguidas algumas qaunidades de ‘estimulantes’ ….
3. O Futebol Clube do Porto continua fortissimo e ainda bem. Não é só o ganhar, é o ganhar bem. Tem jogado, mostrado variações tácticas quando necessário e mostrado alguns dos seus jogadores em muito bom momento (ex: Hélton, Belluhi e Hulk). O jogo frente ao Braga foi um dos melhores dos últimos anos da nossa Liga. Claramente estiveram em confronto as duas melhores formações do momento e é com esta realidade que alguns têm dificuldade em conviver.
4. O Sporting continua intermitente o ultimo jogo foi disso bom exemplo. As minhas duvidas vão para a possibilidade de Paulo Sérgio poder não ter a ‘arte’ de tirar o máximo partido dum plantel que até me parece razoavelmente equilibrado. Mais duas ou três semanas dir-nos-ão muito mais sobre isso.
5. Esta semana temos clássico, e um clássico que já motivou as habituais jogadas por for a do Benfica. Na realidade a situação do Benfica é mais preocupante do que parece. Se consderarmos que perder um clássico, mesmo em casa, tem de considerar-se normal, então poderemos estar ante um cenário que é para o lado dos vermelhos absolutamente aterrador: à quinta jornada o Benfica pode ficar abaixo da linha de água. Aliás, pode mesmo ficar na última posição …. para quem queria ser campeão europeu não está mal!!
O FC Porto está a demonstrar uma qualidade superior a todas as outras equipas. Mas para mim ainda está longe do auge. Se lá chega...ui.
ResponderEliminarQuanto às desculpas do Benfica, parece já um disco riscado. A desculpa é sempre a mesma para esconder os erros acumulados, entre negócios esquisitos e incompetência directiva. No fundo tudo do mesmo...
O Porto trabalhou bem esta pré-época e merece o lugar onde está
ResponderEliminar