1. Existem sempre imensos pontos de interesse para abordar no início duma nova época e em especial quando já se disputou uma jornada e um troféu. O ponto da situação do nosso Clube, o aparente estado dos adversários, as contratações, as saídas e tantos outros assuntos. Tentarei falar um pouco de tudo isso. Comecemos pelo defeso e nomeadamente as saídas e entradas dos três grandes:
2. Em termos de entradas e saídas e falando do Futebol Clube do Porto, destaca-se desde logo a saída de Bruno Alves, difícil de substituir, embora Maicón esteja a dar excelentes sinais. Farias também era sempre uma alternativa válida mas essa saída parece-me ter sido bem colmatada pelo Walter. A grande contratação é sem dúvida Moutinho. Já se nota bem como o meio campo do Porto é mais forte, mais pressionante na recuperação da bola e muito mais ágil no preenchimento dos espaços. As outras duas grandes contratações para a época são Hulk, a quem dificilmente farão o que fizeram na época anterior, e Varela que parece finalmente recuperado. O Ataque do Porto com estes dois jogadores pouco tem a ver com o da segunda volta do campeonato passado.
No que diz respeito ao Sporting, pouco se pode dizer ainda sobre as contratações. Nuno André Coelho parece ser melhor defesa que Polga, mas o treinador não concorda com esta afirmação … e Maniche é claramente mais fraco do que era Moutinho naquele meio-campo. Veremos a evolução. No que diz respeito ao Benfica acho que perdeu os dois jogadores que alimentavam o futebol de ataque. Di Maria e especialmente Ramirez são de difícil substituição. Dir-se-à que o Benfica precisava realizar o dinheiro, mas não parece isso quando se dá 8,5 milhões por um Guarda Redes …. como Roberto! Na verdade Roberto é o único jogador da Liga que agrada aos 16 treinadores: a Jesus que diz que ele é um dos 3 melhores do mundo (aqui se vê como os benfiquistas têm uma visão reduzida do mundo … deve estar a contar só com os 3 guarda redes do Benfica) e agrada aos outros 15 porque já perceberam como se podem fazer golos fáceis ao Benfica. O Primeiro golo da Académica começa a ser um clássico para aquele guarda redes. Bem vindo Roberto!
3. O primeiro troféu da época parecia ser uma conquista fácil para o Benfica. Vários notáveis e adeptos anónimos chegaram a apontar a goleada. A verdade é que poderia e se calhar deveria ter sido goleada … mas do Porto, tal foi a diferença de qualidade entre as equipas. Na verdade presenciámos um jogo desequilibrado, em que o Benfica se superiorizou ao Porto durante uns meros 5 minutos e foi inferior nos outros 85. O Porto dominou, criou oportunidades e marcou. O Benfica contou ainda com a complacência dum árbitro que pelos vistos é muito atento a agressões nos túneis a seguranças mas muito permissivo a agressões em campo entre jogadores. David Luiz, Cardozo, César Peixoto, Aimar …. enfim … como é possível acabarem todos sem ver o cartão vermelho …? Carlos Martins, que fez aquilo que em bom Português se chama: distribuir fruta … (sim … também se diz fruta …) acabou sem sequer ver o amarelo. Esta permissividade é má até mesmo para o Benfica. Gostaria de ver este comportamento num jogo da Champions …
4. A primeira jornada trouxe-nos jogos que foram difíceis para Porto, Benfica e Sporting. O Braga parece estar já com excelente ritmo e, de momento, num patamar de entrosamento acima destes três. O Porto acabou por ganhar com um pénalti caído do céu quase no final, mas que é pénalti. Incompetência do defesa da Naval concerteza, mas disso não tem o Porto culpa. Apesar disso, pelo que fez na segunda parte, penso que a vitória é justa. O Sporting teve uma actuação demasiado fraca para um candidato ao título e foi bem derrotado por um Paços atrevido e bem orientado. Quanto ao Benfica, não se pode dizer que mereceu perder, mas também não mereceu ganhar. Estranho é que mais uma vez David Luiz acabou o jogo sem o merecido vermelho. Uma cotevelada num adversário a dois metros do árbitro auxiliar passou novamente impune. Na segunda parte ainda se tentou a táctica habitual do ano passado: Uma falta junto ao banco do Benfica, uma indescritível pressão sobre o árbitro e metade do jogo contra dez. Nada de novo … a única coisa nova é que pelos vistos este ano isso não chega … E ainda bem … para bem do Futebol.
Boas!!
ResponderEliminarO FC Porto este ano está claramente melhor do que na última época. Parece que agora sim, esperando não haver tantas lesões como o ano passado, teremos o nosso ataque a 100%.
Penso que o Raul Meireles e talvez o Fucile ainda abandonem o FC Porto, mas se sem eles frente à "melhor" equipa do Mundo vencemos, não devem fazer assim tanta falta. Acredito na direcção do FC Porto e no GR do Benfica para que as coisas este ano sejam melhores.
Quanto ao jogo da Supertaça cabe-me dizer que foi uma vergonha. O João fez um trabalho infeliz...ao seu nível. O FC Porto foi prejudicado por jogar frente a uma equipa que desde cedo não soube perder. Muita porrada e muitas expulsões perdoadas...um tónico para a nova época.
Para finalizar cabe-me alertas para os primeiros 40 minutos que o Benfica jogou com elementos a mais. Estarei atento.