18 agosto 2010

Opinião: Onda Azul

1. Existem sempre imensos pontos de interesse para abordar no início duma nova época e em especial quando já se disputou uma jornada e um troféu. O ponto da situação do nosso Clube, o aparente estado dos adversários, as contratações, as saídas e tantos outros assuntos. Tentarei falar um pouco de tudo isso. Comecemos pelo defeso e nomeadamente as saídas e entradas dos três grandes:

2. Em termos de entradas e saídas e falando do Futebol Clube do Porto, destaca-se desde logo a saída de Bruno Alves, difícil de substituir, embora Maicón esteja a dar excelentes sinais. Farias também era sempre uma alternativa válida mas essa saída parece-me ter sido bem colmatada pelo Walter. A grande contratação é sem dúvida Moutinho. Já se nota bem como o meio campo do Porto é mais forte, mais pressionante na recuperação da bola e muito mais ágil no preenchimento dos espaços. As outras duas grandes contratações para a época são Hulk, a quem dificilmente farão o que fizeram na época anterior, e Varela que parece finalmente recuperado. O Ataque do Porto com estes dois jogadores pouco tem a ver com o da segunda volta do campeonato passado.
No que diz respeito ao Sporting, pouco se pode dizer ainda sobre as contratações. Nuno André Coelho parece ser melhor defesa que Polga, mas o treinador não concorda com esta afirmação … e Maniche é claramente mais fraco do que era Moutinho naquele meio-campo. Veremos a evolução. No que diz respeito ao Benfica acho que perdeu os dois jogadores que alimentavam o futebol de ataque. Di Maria e especialmente Ramirez são de difícil substituição. Dir-se-à que o Benfica precisava realizar o dinheiro, mas não parece isso quando se dá 8,5 milhões por um Guarda Redes …. como Roberto! Na verdade Roberto é o único jogador da Liga que agrada aos 16 treinadores: a Jesus que diz que ele é um dos 3 melhores do mundo (aqui se vê como os benfiquistas têm uma visão reduzida do mundo … deve estar a contar só com os 3 guarda redes do Benfica) e agrada aos outros 15 porque já perceberam como se podem fazer golos fáceis ao Benfica. O Primeiro golo da Académica começa a ser um clássico para aquele guarda redes. Bem vindo Roberto!

3. O primeiro troféu da época parecia ser uma conquista fácil para o Benfica. Vários notáveis e adeptos anónimos chegaram a apontar a goleada. A verdade é que poderia e se calhar deveria ter sido goleada … mas do Porto, tal foi a diferença de qualidade entre as equipas. Na verdade presenciámos um jogo desequilibrado, em que o Benfica se superiorizou ao Porto durante uns meros 5 minutos e foi inferior nos outros 85. O Porto dominou, criou oportunidades e marcou. O Benfica contou ainda com a complacência dum árbitro que pelos vistos é muito atento a agressões nos túneis a seguranças mas muito permissivo a agressões em campo entre jogadores. David Luiz, Cardozo, César Peixoto, Aimar …. enfim … como é possível acabarem todos sem ver o cartão vermelho …? Carlos Martins, que fez aquilo que em bom Português se chama: distribuir fruta … (sim … também se diz fruta …) acabou sem sequer ver o amarelo. Esta permissividade é má até mesmo para o Benfica. Gostaria de ver este comportamento num jogo da Champions …

4. A primeira jornada trouxe-nos jogos que foram difíceis para Porto, Benfica e Sporting. O Braga parece estar já com excelente ritmo e, de momento, num patamar de entrosamento acima destes três. O Porto acabou por ganhar com um pénalti caído do céu quase no final, mas que é pénalti. Incompetência do defesa da Naval concerteza, mas disso não tem o Porto culpa. Apesar disso, pelo que fez na segunda parte, penso que a vitória é justa. O Sporting teve uma actuação demasiado fraca para um candidato ao título e foi bem derrotado por um Paços atrevido e bem orientado. Quanto ao Benfica, não se pode dizer que mereceu perder, mas também não mereceu ganhar. Estranho é que mais uma vez David Luiz acabou o jogo sem o merecido vermelho. Uma cotevelada num adversário a dois metros do árbitro auxiliar passou novamente impune. Na segunda parte ainda se tentou a táctica habitual do ano passado: Uma falta junto ao banco do Benfica, uma indescritível pressão sobre o árbitro e metade do jogo contra dez. Nada de novo … a única coisa nova é que pelos vistos este ano isso não chega … E ainda bem … para bem do Futebol.

1 comentário:

  1. Boas!!

    O FC Porto este ano está claramente melhor do que na última época. Parece que agora sim, esperando não haver tantas lesões como o ano passado, teremos o nosso ataque a 100%.
    Penso que o Raul Meireles e talvez o Fucile ainda abandonem o FC Porto, mas se sem eles frente à "melhor" equipa do Mundo vencemos, não devem fazer assim tanta falta. Acredito na direcção do FC Porto e no GR do Benfica para que as coisas este ano sejam melhores.

    Quanto ao jogo da Supertaça cabe-me dizer que foi uma vergonha. O João fez um trabalho infeliz...ao seu nível. O FC Porto foi prejudicado por jogar frente a uma equipa que desde cedo não soube perder. Muita porrada e muitas expulsões perdoadas...um tónico para a nova época.

    Para finalizar cabe-me alertas para os primeiros 40 minutos que o Benfica jogou com elementos a mais. Estarei atento.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...