Numa semana com muito futebol quero desde já desejar que os jogadores Ukra, do FC Porto e João Pereira, do Sporting, recuperem rápida e completamente das suas lesões. Não pude ver o jogo do Porto mas vi o arrepiante lance que originou a lesão de João Pereira. Felizmente parece que a lesão não é tão grave como pareceu na altura e o jogador poderá voltar a jogar dentro de pouco tempo.
Outro acontecimento a assinalar é a grande vitória do Braga em Sevilha, contra uma equipa que era mais do que favorita mas que não conseguiu impor-se a um Braga matreiro e afortunado, mas que faz por merecer a sorte que tem. Esperemos agora pelo sorteio para ver quem calha ao Benfica e ao Braga.
Na Liga Europeia, o FC Porto tem praticamente assegurada a passagem à fase seguinte, enquanto Marítimo e Sporting estão quase eliminados. Há que ter esperança até ao fim mas não me parece que qualquer das duas equipas consiga dar a volta à eliminatória. Oxalá me engane.
Quanto ao campeonato nacional, enquanto o Porto se vai conseguindo impor, o Sporting e, sobretudo o Benfica, têm sido uma decepção para os seus adeptos.
O Sporting, que me parece ter o plantel mais fraco dos três grandes, ainda está a assimilar as ideias do seu novo treinador e os seus reforços ainda não se portaram como tal à excepção de Nuno Coelho, que parece ser um bom central. O Sporting tem há alguns anos contado com Liedson para disfarçar as suas fraquezas, mas este ano o grande avançado leonino ainda não começou a marcar, ressentindo-se muito o clube da falta da habitual eficácia do seu goleador.
Quanto ao SLB, a decepção é enorme. Ao vender dois dos seus mais importantes jogadores, o Benfica poderá ter ficado melhor no aspecto financeiro, mas ficou muito mais fraco em relação ao valor da sua equipa de futebol, porque não arranjou jogadores para fazer substituições directas dos que saíram, nem conseguiu ainda arranjar um modelo de jogo adequado ao actual plantel. Mas o pior é a questão dos guarda-redes. E digo no plural porque Jorge Jesus mostrou desde que chegou ao Benfica que não confiava em nenhum dos guarda-redes do clube e fez com que fosse contratado Júlio César, que apesar do seu nome grandioso, não mostrou nada de especial. Chegado ao fim da época, o treinador do Benfica não descansou até a direcção do clube lhe arranjar outro guarda-redes, comprado por um preço enorme, tendo em conta que Roberto era apenas o terceiro guarda-redes do Atlético Madrid, que o cedeu ao Saragoça onde fez uma grande época. Mas o Benfica não é o Saragoça, enquanto o clube espanhol joga para não descer de divisão o Benfica joga para ganhar em qualquer competição em que esteja envolvido. No Saragoça Roberto terá feito por jogo muitas defesas que poderiam apagar eventuais falhanços, mas no Benfica ele tem que fazer apenas umas seis ou sete por jogo, não tendo margem para falhar. Há quem lide bem com esta pressão e há quem não lide. Roberto não aguentou e em vez de valer pontos ao Benfica, como anunciava Jorge Jesus, tem valido pontos aos adversários. Veremos como lidará a direcção do clube, digo direcção e não o treinador, com este problema.
O FC Porto começou muito bem a época. Embora tenha mudado de treinador foi dos clubes que mais cedo começou a sua preparação, apresentando já uma boa ligação entre os sectores e beneficiando e muito dos regressos de Hulk e de Varela que na época passada por razões diferentes estiveram muito tempo sem poder ajudar o clube. O Porto tem um excelente ataque e se não houver lesões graves, ou se não agredirem ninguém quando um jogo lhes correr mal, o FC Porto parece ser para já o principal ao título e Silvestre Varela o seu mais promissor jogador.
Há também que contar com o Braga que soube reconstruir em parte o seu plantel e, ao contrário do Benfica, manter a equipa competitiva.
Fiquei de falar mais do defeso mas se calhar não vale a pena voltar ao passado quando o presente e o futuro próximo do nosso futebol promete ser aliciante.
Boas!!
ResponderEliminarTirando a parte das possíveis agressões de jogadores do FC Porto, de resto acho uma excelente opinião.
O Jorge Jesus perdeu a total confiança dos responsáveis da SAD encarnada no que diz respeito a aquisições para o Benfica com a escolha do Roberto. Foi a gota de água.
Não tarda começam as ajudas ao Benfica não se preocupem.
ResponderEliminar