12 maio 2010

Opinião: Onda Azul


1. Chegou ao fim mais uma Liga Portuguesa e não houve surpresas a registar. Talvez a excepção a isso tenha sido a vitória do Marítimo que em Guimarães ‘roubou’ aos locais o último lugar Europeu que estava em jogo. No que ao título diz respeito tudo terminou como estava há muito programado. O Benfica foi campeão e, apesar de tudo, parabéns aos vencedores. Digo apesar de tudo porque, como ainda se pôde ver este domingo, tudo se fez para abrir caminho a esta vitória. Outra vez …. aos 10 minutos de jogo o Benfica já só jogava contra 10. Estou convencido que mesmo os benfiquistas reconhecerão que não é normal a frequência com que isto se verificou. Mas já lá voltaremos.

2. O Futebol Clube do Porto terminou a época com uma vitória normal e merecida mas que já de nada servia para a classificação final. O terceiro lugar é claramente um mau resultado e não há como disfarçá-lo. No próximo ano jogaremos a segunda divisão da Europa e o que nos resta fazer é ganhar a Taça. O Porto foi muito prejudicado esta época. O Castigo de Hulk e Sapunaru, já aqui muito discutido, marcará de forma decisiva o que se passou este ano. Ficou claramente provado que o Porto rende muito mais com Hulk e que teria por certo discutido o título até ao final. Não estou a dizer que o ganharia, mas sem dúvida que Ricardo Costa foi o mais valoroso ‘jogador’ do Benfica durante esta época. O que se passou foi uma vergonha, não pode ser esquecido. Não adianta virem os ‘empalados’ do costume querer disfarçar isto com o que se passou noutros anos ou com aquilo que querem fazer parecer que se passou. Este é um facto indesmentível: o Benfica esta época foi indevidamente ajudado por ver jogadores influentes dos clubes rivais a serem injustamente castigados ( Hulk, Sapunaru e Vandinho).

3. Um dado objectivo e que no mínimo terá de ser considerado estranho é que o Benfica, ao longo de 30 jornadas, teve 11 jogos em que jogou contra menos de 11 jogadores. As expulsões foram mais que muitas. Basta olhar para os últimos 3 jogos. Expulsões sucessivas no início das partidas não são uma coisa normal. Dos 11 jogos em que os adversários se viram privados de jogar com 11 … aconteceu que em 5 dessas partidas os adversários jogaram períodos mais ou menos largos com 9 jogadores. Isto não é normal! Isto são factos! Ou as equipas só eram agressivas a jogar contra o Benfica ou então tivemos uma clara dualidade de critérios. Claramente vou pela segunda hipótese. Retira isto o brilho à vitória do Benfica? Retira sempre … o sentimento que existe em todos é que houve demasiados acontecimentos estranhos, dentro e fora dos relvados. Os benfiquistas tentam minimizá-los, compreende-se, mas existem. Não deixa de ser estranho que o maior clube Português, que diz ter a melhor equipa dos últimos 30 anos, precise de tudo isto para ganhar um título na última jornada.

Onda Azul: Opiniões anteriores

Leiam também as opiniões:
Sou um SportinguistaHorizonte Vermelho

5 comentários:

  1. Só não vê quem não quer. Aqueles que se queixavam durante anos que o FC Porto ganhava títulos nos bastidores, devem estar bem envergonhados. As coisas foram tão claras que até acredito, já, que o Ricardo Costa vai entrar na estrutura do Benfica 2010/2011.

    Para o FC Porto o objectivo imediato é vencer a Taça e começar a próxima época em beleza e sem Ricardos Costas.

    ResponderEliminar
  2. Jogar um terço do campeonato com jogadores à mais diz tudo. O Benfica houve-se justiça teria sim de jogar era quase sempre com jogadores a menos.
    Mas deixem lá os homens festejarem à vontade. eheheh

    ResponderEliminar
  3. Completamente perfeito.

    ResponderEliminar
  4. Então oh MM e o teu Sporting?
    4º lugar...
    Deves ter ficado feliz!
    Podia ter sido pior.
    27 pontos! HAHAHAH
    E a culpa foi do Benfica ter jogado com mais 1.
    Se comentaxes mais as noticias do teu clube que não anda nada bem em vez de tares sempre a arranjar desculpas, ficava-te melhor é por isso que o teu clube nao avança com adeptos como tu

    ResponderEliminar
  5. LIMPINHO!

    Sem 'fruta', sem envelopes, sem viagens ao Brasil e sem conselhos matrimoniais!

    Ahh, sim!

    Aí dou-vos razão...sem o "SEM milhões", o "sem miolos"!

    Mas foi a Lei que os clubes das risquinhas alteraram que o suspendeu - um 'tiro' nos pés!

    E que o "papa" continue a acertar nas promessas ao 'Além' e no vosso adversário directo...

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...