12 maio 2010

Opinião: Horizonte vermelho

Está feito, o Glorioso Sport Lisboa e Benfica é o novo campeão nacional vencendo a competição através da prática de um futebol de qualidade como há muito não se via em Portugal. Foi a equipa com mais golos marcados, com mais vinte golos do que o Sp. Braga e a que menos golos sofreu, a par do mesmo Sp. Braga. Jogou sempre um futebol positivo, aplicando várias goleadas e proporcionando espectáculos de futebol que atraíram espectadores ao seu estádio e aos estádios por onde passou em números muito superiores às de qualquer outra equipa. Mostrou ter uma equipa quase completa, misturando qualidade técnica, competitividade e humildade em doses quase perfeitas. Foi pois um campeão justo e tem um plantel que, devidamente retocado e compensado por algumas saídas de um ou outro jogador, poderá para a próxima época continuar a proporcionar espectáculo e a lutar pelos primeiros lugares em Portugal e na Europa. Os pontos fracos da equipa são na baliza, onde nenhum dos guarda-redes está à altura do nível da equipa e nas linhas laterais que necessitam de mais um jogador para cada lado pois só Maxi Pereira e Fábio Coentrão são valores seguros. Para a próxima época o Benfica já contratou um central, um médio de ataque e um avançado mas a não ser que já tenha jogadores desses sectores com saída assegurada, não é por aí, em minha opinião, que deveria reforçar a equipa.

O SL Benfica – Rio Ave foi um jogo fraquinho e nem mesmo o facto de o Benfica ter marcado cedo fez abrandar a ansiedade que a equipa demonstrou perante um adversário que se bateu muito bem, dignificando o espectáculo e tendo até várias oportunidades para empatar o jogo. A vitória do Benfica foi justa mas a actuação da equipa ficou muito longe do brilho de outros jogos. Nota positiva para os dois golos de Cardozo, que assim se sagrou o melhor marcador do campeonato e nota negativa para a expulsão do jogador do Rio Ave Wires. Como só vi o lance no estádio, não tendo conseguido vê-lo depois na televisão, tenho a opinião que o árbitro se precipitou e expulsou injustamente o jogador que embora tenha atingido Airton me pareceu que o fez de forma involuntária, pretendendo apenas chegar à bola. Já me disseram que não foi bem assim, mas para mim a dúvida permanece. Esta questão das expulsões é complexa e para a semana irei escrever mais sobre ela.

A festa que se fez em todo o país após a vitória do Benfica no campeonato demonstrou mais uma vez a grandeza do clube. Começou logo com as palavras de Luís Filipe Vieira, que na sala de imprensa fez um discurso digno e positivo, sem acicatar ninguém e dando desde logo o seu contributo para que os benfiquistas se manifestassem pacificamente. Também a festejar o Benfica foi grande e digno, um verdadeiro exemplo para os outros clubes.

Quanto aos dois clubes que mais directamente concorreram com o Benfica e que cujos dirigentes, com poucas e honrosas excepções, procuraram justificar a vitória do Glorioso com ridículos argumentos e vigílias, procurando tapar o Sol com uma peneira, nem sequer vou falar neles. Mas foi divertido ver quem achava que o título era propriedade sua e que até podia determinar quem ficaria em segundo lugar, ir buscar lã e sair tosquiado.

Há uns anos, quando o Benfica ganhou o campeonato, um ilustre benfiquista, Adriano Afonso disse que tinha sido a vitória do Bem contra o Mal. Basta ver como benfiquistas presentes nos camarotes das Antas foram grosseiramente insultados pelo presidente do FC Porto e como adeptos do Benfica foram cobardemente agredidos no Porto e em Braga quando comemoravam pacificamente a vitória do seu clube nada tendo feito a polícia dessas cidades para evitar que tal acontecesse, para vermos como actuais são as palavras de Adriano Afonso.

Carlos Queiroz divulgou a lista de convocados para o Mundial. Não vale a pena dizer se foi bem escolhida ou não. Há que apoiar a nossa selecção e esperar que, como disse Jorge Jesus, o seleccionador tenha acertado com a sua escolha.

Horizonte Vermelho: Opiniões anteriores

3 comentários:

  1. Chegou ao fim o campeonato que vai ficar marcado como tendo sido dos mais problemáticos. Tudo valeu... mas o Benfica foi o campeão.

    Não dou os parabéns ao clube logicamente, mas dou-os a alguns benfiquistas que conheço, pois conseguem ver com mais frequência mundiais e jogos olímpicos que a sua equipa campeã.

    Hoje o Atl Madrid venceu uma competição que só um treinador como o Jorge Jesus, com o embalo que a equipa levava, perdeu a oportunidade de lutar por ela. Preferência pelo campeonato? Sim, tambem o Mourinho a tinha, mas não se fez de rogado e limpou tudo. As diferenças de categoria estão à vista...


    Um abraço a todos.

    ResponderEliminar
  2. Como português tenho vergonha que um tecnico que só esta semana soube o que sao vitorias, chegar ao cumulo de falar das escolhas do selecionador. se fosse ele certamente tudo era melhor, eramos campeões do mundo de certeza com o carlos martins, ruben amorim, quim, nuno gomes, etc. grandes jogadores de nivel mundial.

    Por:MM

    ResponderEliminar
  3. Cambada de aziados.
    Esse david e MM.
    ''mais problemáticos''.
    Essa foi de rir.
    E nao queres falar das escutas do Pinto da Costa no youtube?

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...