13 maio 2010

A Liga Europa em números

O UEFA.com fez uma retrospectiva da Liga Europa e destacou os factos e os números da edição inaugural da prova (a partir da fase de grupos). Veja os números:

0 Remates enquadrados com a baliza conseguidos pelo Fulham FC no jogo da primeira mão das meias-finais, no terreno do Hamburger SV.

2,66 Média de golos por jogo na UEFA Europa League: 547 remates certeiros em 205 partidas.

3 "Hat-tricks" apontados: Liedson (Sporting 3-2 SC Heerenveen), Claudio Pizarro (Werder Bremen 4-1 FC Twente) e David Villa (Werder Bremen 4-4 Valencia CF).

4 Minutos que demorou Alberto Zapater, do Genoa CFC, a marcar o primeiro golo da fase de grupos da UEFA Europa League de sempre.

5 Vitórias conseguidas pelo Club Atlético de Madrid na campanha europeia desta época, na qual perdeu quatro vezes e empatou oito.

5 Maior margem de vitória: Benfica 5-0 Everton FC, na terceira jornada da fase de grupos.

8 Países representados pelas oito equipas que, neste Inverno, se transferiram da fase de grupos da UEFA Champions League para a UEFA Europa League: Itália, Alemanha, França, Espanha, Inglaterra, Rússia, Roménia e Bélgica.

9 Golos apontados pelos melhores marcadores do certame: Óscar Cardozo (Benfica) e Claudio Pizarro (Bremen).

16 Taças dos Clubes Campeões Europeus conquistadas pelas equipas que participaram nos 16 avos-de-final: Liverpool FC 5, AFC Ajax 4, Juventus 2, Benfica 2, Olympique de Marseille 1, Hamburg 1, PSV Eindhoven 1.

18 Pontos os alcançados pelo FC Salzburg, a única equipa a terminar a fase de grupos com a pontuação máxima. Os austríacos foram depois eliminados nos 16 avos-de-final pelo R. Standard de Liège.

22,5 Segundos que bastaram para o ponta-de-lança Bobby Zamora, do Fulham, marcar no terreno do VfL Wolfsburg, então ainda campeão alemão, nos quartos-de-final.

24 Federações representadas na fase de grupos incluindo, pela primeira vez em qualquer competição de clubes da UEFA, as da República da Moldávia e Letónia.

26 Golos marcados pelo Bremen, o melhor ataque da prova apesar de ter sido eliminado nos oitavos-de-final.

34 Remates enquadrados com a baliza efectuados no empate sem golos entre o FC Twente e o FC Steaua Bucureşti, na fase de grupos. Bremen e Valência conseguiram mais quatro quando se defrontaram nos oitavos-de-final, mas houve oito golos nesse encontro.

39 Idade do guarda-redes Sander Boschker, do FC Twente, o mais velho jogador que participou na competição.

40 Cartões amarelos vistos pelos jogadores do Valência (média de um a cada 27 minutos), a equipa mais indisciplinada da prova, que também coleccionou quatro vermelhos.

53 Faltas registadas no triunfo do AC Sparta Praha, por 3-2, frente ao CFR 1907 Cluj, na quarta jornada da fase de grupos. O jogo mais faltoso do certame foi, também, aquele que mais remates teve: 34.

55 Expulsões nos 205 jogos.

116 Minuto durante o qual Diego Forlán apontou o golo decisivo do Atlético de Madrid, na final ante o Fulham.

192 Clubes que participaram na competição ganha pelo Atlético, em Hamburgo, a 12 de Maio.

286 Dias que passaram desde o triunfo do Fulham, por 3-0, na terceira pré-eliminatória frente ao FK Vėtra, na Lituânia, e a final.

1650 Minutos que Mark Schwarzer passou entre os postes durante a campanha do Fulham, mais do que qualquer outro jogador da prova.

1900 Quilómetros cumpridos por terra pelo Liverpool FC para poder defrontar o Atlético em Madrid na primeira mão das meias-finais, em virtude dos problemas causados pelas cinzas vulcânicas nas ligações aéreas na Europa.

1993 Ano em que nasceu Romelu Lukaku. Aos 16 anos e 218 dias, tornou-se no futebolista mais novo a jogar e a marcar na prova quando bisou pelo RSC Anderlecht frente ao Ajax, na sexta jornada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...